Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

O incêndio na Catedral de Notre-Dame: como esse assunto pode cair no Enem

por Giovana Murça em 23/04/19 1,7 mil visualizações

No último dia 15, o mundo assistiu triste ao incêndio que destruiu parte da Catedral de Notre-Dame em Paris. O monumento estava em reforma e a polícia acredita que o fogo tenha começado de forma acidental.

(Foto: Lorabarra/Fotolia)

A igreja começou a ser construída em 1163 e seus mais de 800 anos de história também contam a história da França. Não é à toa que milhões de reais já foram doados por pessoas do mundo todo para sua reconstrução.

Essa tragédia da atualidade traz à tona muita história e vários outros temas que podem cair no Enem e em outros vestibulares. Para te ajudar, a Revista Quero conversou com a professora, jornalista e youtuber Tatiana Rezende, a Tat, do canal de história Historizando.

"O incêndio pode ser abordado de várias maneiras. O Enem é uma prova que trabalha muito bem a contextualização, sempre colocando um texto com referências para que o aluno se localize no tempo e espaço e entenda o que a prova pede”, comenta Tat.

História de 800 anos

Em oito séculos, muita coisa aconteceu no monumento que bem antes deu lugar a um templo pagão e uma igreja romana. A catedral foi palco das coroações do Rei Henrique VI, do Imperador Napoleão Bonaparte e da beatificação de Joana D’Arc, padroeira da França.


Em 1789, em plena Revolução Francesa, os seguidores do Iluminismo e adeptos ao anticlericalismo transformaram a catedral em Templo da Razão e destruíram muitos dos símbolos religiosos.

Uma das várias reconstruções aconteceu em 1852, quando o prefeito Barão de Haussmann reformou a cidade inteira, a transformando na Paris que vemos hoje. Mais destruições e reconstruções aconteceram após a Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

A catedral ainda foi retratada no famoso romance “O Corcunda de Notre-Dame”, publicado em 1831 pelo escritor francês Victor Hugo. A obra foi escrita como forma de conscientizar sobre a necessidade de se conservar a igreja.


Como pode cair na prova

A professora Tat elencou alguns conteúdos relacionados à Catedral que podem ser cobrados no Enem e outros vestibulares.

  • Patrimônio histórico-cultural

  • Estilos arquitetônicos, já que o monumento tem estilo gótico

  • Idade média, período em que a catedral foi construída

A importância do patrimônio histórico-cultural

A catedral é uma das mais antigas do país e considerada patrimônio da humanidade. Os patrimônios históricos e sua preservação são importantes não só para a história, mas para a nação. “Reconhecer e entender a história do próprio país nos faz compreender os dias de hoje e até mesmo tomar atitudes sobre problemáticas que o país vive historicamente”, explica Tat.

(Foto: Laurent6494/Fotolia)

A preservação de construções como essa mantém vivas as memórias, histórias, cultura e identidade de um povo. Além de servir de fonte para historiadores, antropólogos e arqueólogos. “Através do patrimônio histórico podemos conhecer a arte, a história, as tradições, a cultura e os os costumes de uma sociedade”, complementa a professora.

Assunto recorrente no Enem

Num levantamento feito pelo Sistema Ari de Sá (SAS), o tema “patrimônio histórico-cultural e memória” esteve presente em 6,1% das provas entre 2009 e 2017. A professora Tat aposta em questões sobre a preservação do patrimônio e sua importância.

“A prova também pode fazer comparações ou associações, como por exemplo, com o incêndio que aconteceu no Museu Nacional do Rio de Janeiro em setembro do ano passado”, alerta Tat. Nossa tragédia nacional ainda aflora outras questões como o descaso do poder público com a preservação de patrimônios e da memória nacional.

(Foto: Felipe Milanez/Wikimedia Commons)

Dica da Tat do Historizando

“A dica inicial é não pirar!”, avisa a professora. Nem todos eventos da atualidade podem cair no Enem. “A prova não necessariamente acompanha a todas as questões do noticiário, até mesmo porque, o Enem fica pronto antes do meio do ano”, explica. Mas, é importante sempre ficar atento a temas recorrentes na mídia.

Manual do Enem

Quer estudar para o Enem e outros vestibulares sem sair de casa e de graça? Então acessa a plataforma Manual do Enem! Lá temos os conteúdos mais cobrados nos vestibulares, de todas as disciplinas e com vários exercícios.


Gostou das dicas? Então compartilhe com os amigos e boa sorte nos estudos!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54