logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

O que colocar no objetivo do currículo

por Maria Fernanda Alves em 13/02/17 190 mil visualizações

Atualizado em 19/12/2019

Montar e atualizar o currículo profissional é uma atividade que acompanhará a maioria de nós por muito tempo, independentemente de estarmos à procura do primeiro emprego ou de recolocação profissional.

Ter um bom currículo não depende apenas das experiências e do grau acadêmico. Saber como organizar as ideias faz toda a diferença e essa habilidade pode chamar a atenção do selecionador.

objetivo do currículo

Quando buscamos um trabalho, é muito comum surgir o questionamento: "O que colocar no objetivo do currículo?". Pois é, se você acertar nesse tópico, suas chances de garantir um emprego podem aumentar. Aí vão as dicas profissionais de hoje!

O que colocar no objetivo do currículo?

Antes de preencher o tópico do objetivo no currículo, você precisa entender o que o recrutador espera encontrar. Ao ler o objetivo, ele tem em mente três pontos-chave que podem ser respondidos:

  1. o cargo que o candidato quer ocupar;
  2. com o que o candidato espera trabalhar;
  3. onde a empresa pode aproveitá-lo melhor.

Essas questões são essenciais para que o recrutador identifique se o candidato tem o perfil da empresa e/ou da vaga. E é com base nessas três perguntas que você vai aprender de vez como preencher o tópico de objetivo profissional no currículo.

Dicas do que colocar no objetivo do currículo

Foco na vaga

Se você identificou uma oportunidade específica em uma empresa, ou seja, se você já sabe a qual cargo vai concorrer, demonstre que seu currículo é direcionado àquela vaga e àquela empresa. Seja bem objetivo.

Podemos usar os seguintes modelos:


a) Ocupar o cargo de auxiliar administrativo ou cargos correlatos no Quero Bolsa;
b) Atuar como auxiliar administrativo no Quero Bolsa;
c) Exercer as atividades de auxiliar administrativo.

Foco na empresa

É comum saber que uma empresa está contratando, mas não saber exatamente quais vagas estão disponíveis. Para ser objetivo nesse cargo, é preciso pesquisar sobre a empresa e conhecer qual o segmento dela, assim você pode ter uma ideia de quais setores existem na empresa.

Podemos usar os seguintes modelos:

a) Ocupar cargos de base na área comercial ou administrativa do Quero Bolsa;
b) Atuar como apoio a áreas como Administrativa, Marketing e Recursos Humanos;
c) Exercer atividades relacionadas à Engenharia.

Foco na carreira

Quando a gente se inscreve em plataformas de agências de Recursos Humanos, não se sabe quais empresas acessarão os currículos, então é praticamente impossível focar na vaga e empresa na hora de preencher o objetivo, portanto é preciso ser genérico, mas isso não significa ser clichê.

Nesse caso, você precisa avaliar o que tem de melhor no seu currículo e pensar quais empresas têm mais chances de visualizá-lo. Vamos supor que você tenha trabalhado alguns anos como assistente de Marketing, mas também tenha interesse em novas áreas (afinal, precisa de um emprego!).

Podemos usar os seguintes modelos:

a) Ocupar vaga em setores de Comunicação, mas com disponibilidade para atuar em áreas correlatas;
b) Atuar com Comunicação, Marketing, Vendas e também interessado em conhecer novas áreas;
c) Exercer atividades que possam aumentar a visibilidade da empresa e atrair novos clientes.

Se você seguir essas dicas, pode aumentar suas chances de ter seu currículo selecionado por recrutadores, mas é importante que o objetivo seja compatível com todo o conteúdo do seu currículo. Portanto, atente-se a todos os tópicos do currículo! 

Ah, e você percebeu que todos os modelos de objetivo são curtos, né? O ideal é que não passe de uma linha.

Dicas coringas: Erros ortográficos e ausência de coesão e coerência fazem com que muitos currículos não sejam lidos até o fim!

Bem, espero ter ajudado! Se você está buscando trabalho e só tem encontrado dificuldades, não desista! Invista mais em você e desponte na frente dos outros candidatos. O Quero Bolsa pode ajudar, acesse o nosso site e conheça nossas bolsas de estudo em todo o País.

Um abraço!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54