Se você faz parte do meio acadêmico ou já precisou pesquisar informações de alguém dessa área, provavelmente ouviu falar sobre o currículo lattes. Mas você sabe exatamente o que é isso ou para o que ele serve?
Esse currículo está inserido na plataforma lattes, que é um canal de integração de dados acadêmicos de pessoas desse meio, grupos de pesquisadores e instituições. Ele é mantido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e surgiu em 1999 para compilar as informações profissionais dos pesquisadores brasileiros.
Leia também:
+ Currículo ou Curriculum? Veja qual termo usar
+ Currículo Sem Experiência: Como Iniciar uma Carreira
O currículo é hoje o padrão nacional de registro da vida acadêmica de estudantes e pesquisadores no país. Nele estão informações sobre formação acadêmica, idiomas de conhecimento, áreas de produção científica, instituições em que já tenha atuado, artigos científicos publicados, Iniciação Científica e participações em eventos.
O Lattes pode ser visualizado por qualquer pessoa que esteja interessada. Basta acessar o site oficial do CNPq.
Por que ter um?
O currículo lattes tem uma importância muito grande na análise da trajetória acadêmica, principalmente em casos de financiamentos na área de ciência e tecnologia. Com ele é possível concorrer a bolsas de estudos em pesquisa, além de ser um meio confiável para checar informações e projetos de pesquisadores .
Ele também é indispensável para progredir da carreira acadêmica, principalmente se você fizer alguma pós-graduação Lato Sensu, mestrado ou doutorado. Graças às informações ali contidas os avaliadores poderão analisar a trajetória profissional e acadêmica do aluno, bem como conhecer suas habilidades e produções.
Leia também:
+ 5 curiosidades sobre pós-graduação
+ Site oferece mais de 110 mil bolsas de estudo para pós-graduação