Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
075758b1d1edbc92dd5cc325fc457fbab160803f 68bdd13e30df3f22974b87c740687b37b37e6558
Profissões

O que é Marketing Digital?

por Adriana Nakamura em 24/08/16 1,8 mil visualizações

Você já ouviu falar em marketing digital? Não? Calma, a gente vai te contar e talvez, quando você terminar de ler este post, estará decidido a trabalhar com isso. Vamos apresentar o que é marketing digital, as oportunidades de carreira desse segmento e como você deve direcionar seus estudos para conseguir uma oportunidade na área.   

O que é Marketing Digital?

Simplificadamente, marketing digital refere-se a atividades do marketing tradicional, mas em plataformas digitais, o que envolve o desenvolvimento de estratégias específicas para esses meios, além de uma comunicação mais direta com o público-alvo. E é exatamente essa a característica que Diego Gomes, fundador e CMO (diretor de Marketing) da Rock Content, empresa de marketing de conteúdo, destaca como uma das principais vantagens que o marketing digital pode trazer para uma empresa. “O que eu acho mais legal do marketing digital é que a empresa recebe muito mais feedback do consumidor do que no marketing tradicional. Quando você cria estratégias digitais interessantes, o cliente participa mais e, como profissional de marketing, é gratificante ter esse feedback instantâneo”, conta Gomes. 

Para o CMO, outro ponto importante é que no marketing digital as métricas dos resultados são mais fáceis de acompanhar, agilizando a verificação daquilo que dá certo e o aprendizado com os erros. “No marketing tradicional também é possível mensurar o retorno das ações, mas é bem mais complicado e lento”, observa. Na opinião de Gomes, o ideal é integrar o marketing digital ao tradicional em campanhas que mesclem online e offline. “Muitas marcas legais fazem isso de maneira eficiente. Um exemplo muito legal é a Resultados Digitais. Eles têm um megaesforço de marketing digital e trazem isso para o offline no congresso deles, o RDSummit ”, relata.  

Oportunidades de carreira em Marketing Digital

Como a internet não para de crescer, o mercado de trabalho para os profissionais especializados em marketing digital também aumenta a cada dia. Com cada vez mais aplicativos, softwares e gadgets, sempre há espaço para novas ideias e formas inovadoras de usar essas ferramentas para elaborar estratégias a fim de promover uma marca, um produto e/ou um serviço. Segundo o CMO da Rock Content, Diego Gomes, o mercado está MUITO aquecido para os profissionais de marketing digital. Em um ano, a empresa passou de 70 para 150 funcionários e ainda há mais de 20 vagas abertas. 

Os profissionais de marketing digital podem trabalhar em agências de marketing e comunicação e em pequenas, médias e grades empresas que valorizem as estratégias de marketing para agregação de valor à sua marca e ao seu produto ou serviço no meio digital. Há também espaço para freelas e trabalhos temporários em projetos específicos. “O difícil é escolher aonde ir dentro da carreira: marketing de conteúdo, SEO, automação de marketing, mídias pagas... Existem tantas especialidades e todas são tão legais, que pode gerar dúvida na hora de decidir”, diz. Na opinião de Gomes, o maior desafio do profissional de marketing digital é estar sempre atualizado em um mercado em que todo dia surge um novo canal, uma nova rede social e um novo formato de anúncios. Mas a profissão recompensa: “as maiores vantagens são o feedback imediato do consumidor, a facilidade de experimentar e tentar coisas novas e a infinidade de possibilidades. É tanta coisa, que não tem como se entediar em marketing digital!”, conta.  

Segmentações dentro do Marketing Digital

Mesmo dentro da segmentação digital do Marketing, ainda é possível especializar-se mais. Existe então, por exemplo, o marketing digital educacional, no qual empresas como a Quero Educação são especializadas.

O marketing digital educacional é focado em estratégias de marketing educacional que ampliem a presença online, com o objetivo de aumentar os índices de captação de novos alunos.

De acordo com artigo publicado pela empresa, "ao contrário do marketing offline, no marketing digital, quase tudo pode ser medido. Torna-se mais simples compreender padrões, tendências, e ter o processo decisório mais bem iluminado".

Quanto ganha um profissional do Marketing Digital?

De acordo com levantamento do site de classificados de empregos Catho, a média salarial de um analista de Marketing Digital no Brasil é de R$ 2.191,64. Passando para o cargo de gerente de Marketing Digital, a média sobre para R$ 4.669,92.  

O que estudar para trabalhar na área de Marketing Digital?

Como já falamos no início deste artigo, o marketing digital nada mais é do que uma extensão do marketing convencional. É o desenvolvimento de estratégias para um meio diferente, mas com os mesmos objetivos. Assim, a primeira formação acadêmica na qual os interessados em trabalhar com marketing digital devem focar é uma graduação em Marketing. 

Existem várias opções de graduação em Marketing em todo o Brasil e com muitas ofertas de bolsas de estudo. Por isso, antes de fechar sua matrícula, vale a pena dar uma olhadinha no site do Quero Bolsa para conseguir os melhores preços. Depois de concluir a graduação, você já tem grandes chances de entrar na área de marketing digital. Principalmente se você conseguir fazer algum estágio nesse segmento durante a faculdade. Mas caso você já esteja cursando uma outra faculdade e queira ingressar na área, o CMO da Rock Content tem uma boa notícia! De acordo com Diego Gomes, para ingressar na área na empresa dele, a graduação em Marketing não é o principal pré-requisito. "Para ser um bom profissional de marketing digital, as características mais importantes são: ser analítico, motivado, organizado e viciado em aprender, além de ter uma boa comunicação. O profissional de marketing moderno é focado em números e gosta de metas", declara. 

A prova de que a área de graduação não é o fator mais importante para Gomes é que ele já contratou profissionais de Marketing , Psicologia , Letras , Administração e Economia. "O importante é focar em desenvolver suas habilidades analíticas, aprender um pouco da parte técnica e mergulhar de cabeça em cursos livres também", aconselha. Existem ótimas opções de bem-conceituados cursos online gratuitos de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo (produção de conteúdo para meios digitais usando estratégias de marketing) e Inbound Marketing (Marketing Digital mais focado em estratégias de mercado), como o da própria Rock Content e também da Hubspot . Depois, você ainda pode complementar seu currículo com uma pós-graduação ou MBA em Marketing Digital. Segundo o site de empregos Catho, 25% dos analistas de Marketing Digital têm uma pós-graduação. Já entre os gerentes de Marketing Digital, a porcentagem dos profissionais que cursaram um MBA chega a 31%. Bons Estudos e Sucesso!!    

075758b1d1edbc92dd5cc325fc457fbab160803f 68bdd13e30df3f22974b87c740687b37b37e6558

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54