Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

O que faz um gestor de RH?

Até aqui falamos de uma forma geral sobre o que é um gestor de RH, agora vamos ver quais são as principais frentes que ele atua. 

Leia mais: Conheça a rotina do profissional de RH

gestor rh
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Principais Atividades do Gestor de RH 

Como vimos, o gestor de RH deve ser um profissional capaz de atuar em diversas áreas da empresa. Por isso, podemos dizer que ele tem como suas principais responsabilidades:

  • Fortalecer a cultura organizacional; 

  • Fazer uma gestão estratégica;

  • Cuidar da gestão de pessoas;

  • Fazer a gestão dos processos do RH. 

Vamos entender mais a seguir. 

Fortalecer a cultura organizacional 

A cultura organizacional é o elo principal entre a empresa e os seus funcionários, suas práticas são  o que definem o bem estar e a qualidade de vida desses colaboradores dentro da organização. 

Ela é o que perpetua seus valores e sua missão a todos os colaboradores e faz com que eles estejam engajados com os objetivos da companhia. 

Por isso, o gestor de RH precisa estar sempre empenhado em disseminar e fortalecer a cultura organizacional em todos os colaboradores, ele pode conseguir isso através de práticas que estão sob responsabilidade do RH. 

Um bom exemplo são as ações que promovem a qualidade de vida, treinamentos e desenvolvimento, ferramentas tecnológicas que proporcionam uma melhora no trabalho de todos e principalmente garantir que os valores da empresa estejam sendo perpetuados. 

Gestão estratégica

Uma outra atividade essencial ao gestor de RH é a gestão estratégica. Afinal, ele precisa estar sempre olhando para o futuro e garantir que a organização tenha os melhores processos, as melhores ferramentas e as melhores políticas empresariais. 

E com isso, é importante ressaltar que ele precisa ser estratégico, não apenas olhando para dentro do RH. Precisa pensar o processo por todas as áreas da organização, porque é lá que se definem estratégias de gestão de benefícios, planos de carreira, remuneração e todas as outras questões que envolvem todos os colaboradores. 

Gestão de pessoas

Você acredita que uma boa gestão de pessoas é um reflexo do gestor de RH? Essa é a mais pura verdade, se ele não faz uma administração eficiente dos recursos humanos da organização, a gestão de pessoas está comprometida.

Isso envolve estar em contato com todas as áreas, identificar problemas e atuar com cada setor para corrigi-los antes que se tornem algo prejudicial. 

Além disso, o gestor de RH deve estar atento ao clima organizacional da empresa, aos índices de absenteísmo, aos principais indicadores de RH, e tudo que possa trazer dados estratégicos sobre aquela organização. Tudo isso, para garantir que está fazendo uma boa gestão de pessoas. 

Áreas de RH em alta para 2021: veja quais são as tendências de recrutamento 

Gestão dos processos do RH

Por fim, saindo do ambiente macro da empresa, vamos olhar para dentro do setor de RH e todas as atribuições desse profissional, entendendo como ele pode fazer uma boa gestão de sua área. 

O RH é o setor que lida com todas as burocracias e questões que envolvem o colaborador. Por conta disso, seus processos precisam ser bem definidos para que toda a organização funcione como um ciclo. 

Contudo, não podemos tratar o setor de RH como uma grande área responsável por toda empresa sem divisões. O RH atua em diversas frentes e possui suas divisões dentro dele. 

Podemos citar como principais as divisões de: departamento pessoal, remuneração e benefícios, controle de jornada, recrutamento e seleção entre outras que variam de empresa para empresa. 

Vamos comentar um pouco mais sobre esses processos. 

Controle de jornada e registro de ponto

O controle de jornada é uma das principais atuações do RH. É através do registro de ponto que a empresa consegue saber os níveis de absenteísmo e assiduidade dos colaboradores, identificar possíveis gargalos e ainda estar em dia com a legislação. 

Por isso, é papel do gestor de RH fazer com que seu sistema funcione de forma eficiente. E, para isso, ele precisa ter o melhor da tecnologia, como por exemplo um ponto online

Através de um aplicativo de ponto eletrônico, é possível que o gestor consiga ter controle de todos os pontos registrados por seus colaboradores,  utilizando apenas um smartphone, tablet ou computador.

Além disso, um sistema de ponto online otimiza todo o processo operacional de controle de jornada, uma vez que realiza cálculos automáticos conforme as regras da sua empresa. 

Retenção de talentos

Quando as empresas possuem uma taxa de turnover muito alta, significa que elas estão enfrentando um problema de retenção de talentos. Isso quer dizer que, por algum motivo, a empresa deixa os talentos irem embora.

Mas, se isso diz respeito à empresa toda, porque é uma das atribuições do gestor de RH?

Bom, se a retenção de talentos é um desafio para a empresa significa que existe algo de errado e, por isso, tudo deve ser analisado desde as práticas de cada líder, benefícios oferecidos pela empresa, problemas na cultura organizacional. 

Cabe ao gestor de RH  fazer essa investigação e descobrir as possíveis causas para esse problema, além de atuar em favor da retenção, com práticas que favoreçam a retenção de talentos. 

Processo seletivo

Assim como a retenção de talentos faz parte das preocupações de um gestor de RH, os processos seletivos da empresa também. Ele deve estruturar junto aos responsáveis por recrutamento e seleção, um processo eficiente que traga os melhores talentos para a organização. 

Além de planejar todas as contratações com as demais áreas, desta forma, poupando recursos e tendo mais acerto em suas contratações.

Leia mais: Quais habilidades devo desenvolver para atuar no RH?

Indicadores de RH

Por fim, os indicadores de RH também fazem parte das atividades desse gestor. Como falamos acima, é necessário que ele seja uma pessoa estratégica, e saiba usar os dados a seu favor. 

Os indicadores trazidos pelo controle de ponto, por pesquisas internas ou por outros meios como a inteligência artificial, dizem muito sobre a organização, e é papel do gestor de RH organizar esses dados, interpretá-los e promover ações para melhorar onde existem D

Lembre-se, é cada vez mais importante contar com esse profissional de maneira estratégica dentro de uma organização, por isso, esteja sempre atento às tendências de RH. 

Colaboração: PontoTel

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54