Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

O que fazer se "der um branco" no Enem?

por Maria Fernanda Alves em 31/10/19 250 visualizações

Imagine a cena: você está fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e chega em uma questão que estudou durante meses sobre o assunto e tem certeza de que sabe a resposta certa mas não consegue se lembrar de jeito algum. Pode ser o famoso branco!


O médico neurologista Ivan Izquierdo, em seu livro "Memória", nos ensina que "são chamadas de "branco" as falhas repentinas e inesperadas da evocação [de memórias] que ocorrem em momentos de ansiedade ou estresse." Ele ainda explica, de uma forma mais técnica, como é o processo desse "branco" no nosso cérebro. Segundo ele, essas pequenas falhas de memória ocorrem por conta de "uma descarga de corticoides [um tipo de hormônio] da suprarrenal [glândula] (...) que agem diretamente sobre os receptores próprios no hipocampo [uma estrutura no cérebro]".

O que fazer se eu tiver um branco no Enem?

Bom, vimos que "ter um branco" é muito comum em situações de estresse e ansiedade e é considerado normal por especialistas. Mas o que fazer se você tiver um branco durante a prova do Enem? A resposta é simples: controlar a ansiedade e o estresse.

Controlar a ansiedade e o estresse favorecerá a regulação das descargas dos corticoides para os níveis considerados normais e, consequentemente, possibilitará a evocação de suas memórias sobre os temas estudados, ou seja, poderá te livrar do branco.

Respirar, respirar e respirar

Para controlar a ansiedade e o estresse em uma sala com muita gente, sem muito tempo para "dar uma espairecida" para acalmar o corpo e a mente, os exercícios de respiração podem ser uma excelente saída.

Na matéria escrita pela jornalista Isabela Giordan para a Revista Quero você encontra 3 exercícios de respiração para fazer durante o Enem ou em vestibulares que te ajudarão a melhorar a oxigenação do cérebro, o que é crucial nesse momento.

Aproveite se tiver 5 minutinhos para sair da sala

Se você estiver com tempo, é interessante sair para tomar uma água ou ir ao banheiro. Essa ação fará com que você mude um pouco o foco já que é muito fácil entrar em um loop de nervosismo se ficar insistindo em tentar lembrar, perceber que está "tendo um branco" e se desesperar.

Tente acalmar os pensamentos

Os nossos pensamentos causam diversas respostas físicas, sendo elas positivas ou negativas. Caso você identifique pensamentos ansiosos, tente dominá-los para que eles não aumentem o seu nível de estresse e ansiedade. Na matéria Enfrentando a ansiedade durante o Enem você encontrará dicas super práticas de como encarar os pensamentos ansiosos. 

Resumindo

Se você "tiver um branco no Enem" é importante buscar acalmar o seu corpo e a sua cabeça para regular os níveis de estresse e ansiedade que ocasionam essa pequena falhas de evocação de memória.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54