Você já deve ter ouvido por aí alguma coisa sobre vagas remanescentes do Fies (Financiamento Estudantil), não é mesmo?
Se ainda não ouviu, não tem problema, porque a ideia aqui é explicar melhor o que elas são e quem pode se candidatar a elas.
Mas, afinal, o que são as vagas remanescentes do Fies?
As vagas remanescentes do Fies são aquelas vagas que não foram preenchidas no processo seletivo regular do Fies, um programa do governo de financiamento para as pessoas que não têm condições de arcar com os custos de uma faculdade e buscam uma forma de tornar isso possível.
Elas podem não ter sido preenchidas por alguns motivos como não formou turma, o candidato não conseguiu financiamento e podem ser ocupadas por pessoas que ainda não terminaram a faculdade ou até aquelas que estão querendo uma outra graduação.
Quem pode se inscrever às vagas remanescentes do Fies
- aqueles que participaram do Enem a partir da edição de 2010 e conseguiram média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação maior que zero;
- aqueles que possuem renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.
Quem ainda não se matriculou em uma instituição privada de educação superior pode se inscrever a uma vaga remanescente do Fies e quem já está matriculado também pode fazer sua inscrição.
Cronograma de inscrições
O período de inscrição para as vagas remanescentes do Fies varia de acordo com o perfil do candidato. Você pode consultar as condições para o primeiro semestre de 2018.
As instituições e cursos com vagas remanescentes do Fies podem ser consultadas no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br.
Quem não pode se inscrever para as vagas remanescentes do Fies
- quem não quitou o financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo – CREDUC e que se encontra em período de utilização do financiamento;
-
quem foi pré-selecionado no processo seletivo regular do Fies do primeiro semestre de 2018, enquanto tiver alguma pendência nas fases de inscrição no SisFies, de validação de suas informações pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – (CPSA) ou de validação de suas informações pelo agente financeiro.
Quem é bolsista parcial ou total do Prouni pode concorrer a uma vaga remanescente do Fies, mas não pode ter ao mesmo tempo a bolsa concedida pelo Prouni e o financiamento do Fies em cursos ou instituições de ensino diferentes.
É importante lembrar que a realização da inscrição no FiesSeleção e sua conclusão no SisFies dão apenas a expectativa de direito à vaga remanescente. A contratação do financiamento está ligada ao cumprimento de mais regras.