Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

O que você precisa saber antes de começar um MBA

por Caroline Sassatelli em 05/06/19 770 visualizações

Muitas pessoas desejam seguir por uma carreira corporativa, alcançar um cargo de gestão ou de liderança. Na hora de escolher uma pós-graduação, elas acabam optando por um MBA (Master in Business Administration). Porém, antes de começar o curso é necessário se atentar a alguns detalhes.

Isso porque o MBA é bem diferente da pós-graduação comum, apesar de ambos serem considerados como lato sensu. A especialização é voltada para quem tem vontade de complementar seu conhecimento em áreas específicas. Já o MBA é mais indicado para profissionais que procuram por cargos de gestão ou executivo em uma empresa ou querem iniciar seu próprio negócio.

O que você precisa saber antes de começar um MBA
O que você precisa saber antes de começar um MBA

Leia também:
Qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
5 dicas para escolher o seu MBA

Confira abaixo algumas dicas preciosas do que você precisa levar em consideração antes de escolher o seu curso de MBA:

1. Analise como o MBA será vantajoso à sua carreira

Giovanna Sutto, 22 anos, é jornalista e estudante do curso de MBA em Investimentos e Private Banking, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). Ela escolheu a matéria justamente por estar relacionada ao seu trabalho e suas perspectivas para seu futuro.

“Como eu trabalho com jornalismo econômico, fazer um MBA em investimentos está bem alinhado com o que faço agora. As aulas me ajudam a aprofundar meus conhecimentos sobre todos os tipos de investimentos do mercado”, comenta a jovem.

Ela também fala sobre a importância do MBA para seu futuro, afirmando que pretende continuar na área em que trabalha hoje e construir uma carreira sólida nesse segmento. “Então, na minha visão, tudo o que eu fizer hoje que agregue à minha carreira faz sentido.”

É importante analisar como o curso escolhido poderá ser vantajoso à sua carreira, porém, ter em mente que o profissional bem-sucedido é aquele que não deixa de estudar e buscar sempre estar à frente dos demais. Isso porque a educação continuada é garantia de postos mais altos nas empresas, de maiores salários, de maior disposição e conhecimento para investir em um negócio próprio ou, até mesmo, dar um novo rumo ao caminho profissional. 

2. Tenha tempo disponível

Não adianta apenas se matricular no curso. É preciso também ter tempo disponível para assistir as aulas, fazer as atividades extras e estudar para as provas. E se o aluno não conseguir se organizar direitinho, ele pode se prejudicar no MBA e acabar jogando dinheiro fora.

O curso escolhido por Giovanna é feito a distância e tem 1 ano de duração. Ele pode ser estendido por igual período, caso ela opte por entregar o trabalho de conclusão de curso. 

Segundo ela, na prática as aulas funcionam da seguinte forma: a cada três meses, um módulo de aula é liberado. Dentro de cada um deles existem três grandes temas. O aluno possui um tempo determinado para assistir todas as aulas gravadas e acompanhar as que são ao vivo. Ao fim desse período, ele realiza uma prova objetiva. Ao final, após completar os três temas e fazer as três provas, o estudante faz uma prova final que inclui o conteúdo de todo o módulo. Nessa fase é necessário responder a uma questão dissertativa e outras alternativas.

"É bastante coisa e, por isso, preciso estudar muito durante a semana para dar conta de completar os temas dentro do tempo", diz Giovanna. 

Leia também:
Qual a diferença entre uma pós-graduação presencial, semipresencial e EaD
Como é fazer uma pós-graduação EaD?

3. Não deixe de estudar

É comum que algumas pessoas se dediquem muito à faculdade e depois não encare com a mesma seriedade um curso de pós-graduação. Nessa situação, o aluno não estuda o suficiente e acaba tendo o seu aprendizado prejudicado.

Por isso, se dedique ao seu curso de MBA. Separe um tempo diário para se dedicar aos estudos, rever os conceitos aprendidos e separar as dúvidas para tirar na próxima aula. 

Encare o MBA como uma oportunidade de ganhar destaque em sua carreira. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de carreira Produtive com mais de 400 executivos brasileiros, 68% desses profissionais contavam com uma ou mais pós-graduações. Isso mostra uma valorização pelas empresas de quem mantém seus estudos e almeja um desenvolvimento prático e intelectual. 


4. Seja organizado

Para Giovanna, o mais complicado é conseguir organizar os estudos em uma rotina cheia de obrigações com o trabalho. Mas, mesmo na correria, ela dá um jeitinho. "Como moro longe do meu emprego, tento estudar onde dá. Ando com o meu caderno e com o aplicativo de aulas gravadas do MBA."

Para a estudante, manter essa rotina é essencial, pois, conforme conta, ela tem mania de procrastinas as coisas - inclusive nos estudos. Ou seja, se não se forçar a manter os estudos em dia, acaba adiando e deixando sempre as aulas para uma outra hora, o que pode ser bastante prejudicial para seus estudos.

"Acho que a principal dica para fazer um MBA online é entender que o curso não é mais fácil por não ter que ir à aula. É necessário usar, por exemplo, uma agenda para se organizar para não deixar nada passar - e mesmo assim, seguir esse cronograma é bem difícil", sugere a aluna. 

5. Tenha noção (mesmo que básica) sobre o assunto

Um curso de MBA normalmente é destinado para quem já possui certa experiência no mercado de trabalho naquela área que está sendo estudada. Isso porque o curso não trará noções básicas, mas irá considerar que o aluno já tenha conhecimento sobre aquilo. 

Giovanna conta que no curso que ela faz, por exemplo, aquela pessoa que nunca ouviu falar sobre investimentos provavelmente não conseguirá fazê-lo. 

"Um MBA exige um background, ter visto algumas coisas antes. O que a gente aprende ali é o passo dois e é necessário já saber o básico", diz a entrevistada.

Esse é um ponto primordial na hora de escolher qual curso fazer. Dê preferência para aqueles que você tenha uma melhor noções sobre o assunto abordado, trabalhe com aquilo ou já tenha tido algum contato prévio. Depois é só correr para o abraço certificado!

Quer começar a fazer o seu MBA?

Então chegou a hora de começar a fazer um MBA ou outra pós-graduação. Para isso, nada melhor do que estudar em uma instituição reconhecida e pagar uma mensalidade que cabe no seu bolso, não é mesmo?

Então está na hora de conhecer o Quero Bolsa, o site onde você pode garantir uma bolsa de estudo de até 75% para fazer o curso dos seus sonhos - seja presencial, a distância, intensivo ou com uma duração maior. Dê uma olhada!

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54