Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

Ensino Básico

Olimpíada de Língua Portuguesa: estão abertas as inscrições para a 7º edição do concurso

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Professores das redes públicas estaduais, municipais e federais podem se inscrever até o dia 30 de abril pelo site Escrevendo o Futuro.

Promovida pelo Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação, o concurso contará com um novo formato neste ano. A proposta consiste em acompanhar e reconhecer os relatos de prática, com os registros dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados pelos professores e estudantes durante o trabalho de produção coletiva de um dos gêneros propostos. As categorias são:

  •  Poema - 5º ano do Ensino Fundamental
  • Memórias literárias - 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
  •  Crônica8º e 9º anos do Ensino Fundamental;
  •  Documentário - 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;
  • Artigo de opinião - 3ª série do Ensino Médio.

    Serão realizadas oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O tema deste ano é "O lugar onde vivo", um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. 
“Apesar de um cenário com tantas incertezas na educação, optamos pela continuidade da Olimpíada, convocando professores de todo o país para que juntos possamos redescobrir os caminhos possíveis para fortalecer o ensino e a escrita como percursos essenciais para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, tendo em vista que a língua é utilizada em todas as etapas da vida. Acreditamos que a educação deve continuar”, destaca a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.

Os relatos de prática devem conter as estratégias, soluções, alternativas e inovações encontradas pelos professores para realizar as atividades em meio à pandemia com suas turmas, garantindo assim a continuidade do processo de aprendizagem com os alunos.

Para acompanhar o relato, é incentivada a multiplicidade de formatos de mídia que exemplificam essa relação professor-aluno, como: fotografias, vídeos, áudios e produções textuais desenvolvidas pelos estudantes e os resultados obtidos.

“Para além de um concurso, a Olimpíada de Língua Portuguesa é uma metodologia para mobilizar gestores, professores, estudantes e famílias e promover ações formativas e troca de experiências. As mudanças nesta edição reforçam esse compromisso com uma perspectiva coletiva, inclusiva e diversa – tal como nossa língua – no ensino e aprendizagem de leitura, escrita e oralidade”, avalia a presidente e diretora-executiva do CENPEC, Anna Helena Altenfelder.


Um dos objetivos do concurso é proporcionar maior atenção à equidade entre as escolas. Para isso, a partir das etapas semifinais desta edição, 50% das vagas serão reservadas para as unidades consideradas mais vulneráveis, conforme os indicadores de desempenho educacional e de nível socioeconômico das escolas. 

Desde a última edição, o programa homenageia autores da literatura brasileira. Neste ano, a homenageada é a escritora e poetisa Geni Guimarães, cuja obra viabiliza o debate em torno da literatura negra. Entre suas principais obras estão “Leite do peito”, “Balé das emoções” e “A cor da ternura”.

Seleção e premiação

O processo de seleção terá cinco etapas ao total: escolar, municipal, estadual, semifinal e final. Dos os 80 finalistas, 20 serão escolhidos como vencedores.

Entre as premiações estão notebooks e assinatura de periódicos para os docentes, além de certificado e leitor de livro digital para as respectivas turmas. As escolas dos vencedores receberão como prêmio acervo para biblioteca.



Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54