Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Onda fitness aumenta interesse por profissionais de Nutrição; conheça o curso

por Brida Rodrigues em 02/07/18 1,2 mil visualizações

O Brasil é um dos maiores mercados de beleza do mundo. Isso inclui cabelo, cuidados com a pele, cirurgias plásticas e, atualmente, o universo fitness ganhou destaque.

Com a influência das rede sociais, figuras como Gabriela Pugliesi, Bella Falconi, entre outros influenciadores digitais, se tornaram sinônimo da beleza fitness, geração saúde. Esse tipo de personalidade não só influencia as pessoas a mudarem o estilo de vida como também divulga lojas, mercadorias, ensina receitas e mostra sua rotina de alimentação saudável e exercícios físicos.  



Junto com o interesse da população nessa temática, nota-se que o número de interessados pelo curso de Nutrição também cresceu. De acordo com dados do Quero Bolsa, site que oferece bolsas de estudo para o Ensino Superior, no primeiro semestre de 2018, houve um aumento de 40% no número de matriculados em faculdades de Nutrição, em relação ao mesmo período de 2017.

Para entender qual a importância e como é a profissionalização da área, conversamos com Franciele Pereira, que está no último ano do curso de Nutrição na Univap.

Confira o relato da estudante e saiba um pouco mais sobre a área.

Nutrição: a escolha do curso

A área é relativamente nova, se comparada com profissões milenares. O curso de nutrição iniciou no Brasil na década de 1940 e passou a ganhar notoriedade e relevância com o “boom” fitness, junto com a ascensão das mídias sociais.  

Franciele, que está na reta final do curso, conta que descobriu sua paixão pela área ao observar seu próprio estilo de vida saudável e que poderia ajudar as pessoas por meio da alimentação. Seu prazer em mexer com a terra, o amor pela comida saudável e a prática frequente de esportes aproximava-a do curso e de uma vida ainda mais equilibrada.

Como o campo de atuação estava crescendo e cada vez mais ganhando destaque, a curiosidade da estudante foi despertada. Depois de pesquisar sobre a grade do curso, ela decidiu aliar a paixão à profissão.

Nutrição: a faculdade

Ao chegar à faculdade, como muitos estudantes, Franciele achou que iria aprender, logo de início, sobre dieta e alimentos. No entanto, ela se deparou com disciplinas como fisiologia, anatomia, química orgânica, histologia e imunologia.

A ansiedade era para que começassem as aulas práticas e direcionadas. Mas foi só no segundo ano que ela percebeu o quanto essas matérias do início do curso são importantes para a formação do profissional de Nutrição.

O curso vem passando por atualizações constantes desde a sua criação. Franciele teve a oportunidade de ter matérias como nutrigenética, nutrigenômica e fitoterapia na faculdade, disciplinas que não existiam nas grades curriculares de muitas universidades até poucos anos atrás.

Prestes a se formar, ela afirma que a área da Ciência da Nutrição vai muito além da nutrição em si; ela capacita o estudante, futuro profissional, a enxergar o indivíduo como um todo, tenha ele alguma patologia ou esteja saudável.

“O curso foi muito além das minhas expectativas do começo”, afirma Franciele.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Influenciadores digitais do universo fitness

Sem formação acadêmica, muitas vezes, influenciadores digitais invadem o espaço de profissionais que passaram anos se especializando, o que tem se tornado cada vez mais comum.

Franciele, que ainda está no processo de formação, sabe como é importante a profissionalização, por isso defende que o Conselho Regional de Nutrição (CRN), em casos como esses, faça a devida fiscalização e proteja a categoria.

Ela ressalta que é importante tomar um certo cuidado com as pessoas que seguimos nas redes sociais. Muitos blogueiros indicam dietas milagrosas e afirmam coisas sobre alguns alimentos sem ter conhecimento profundo.

É importante entender que o que é bom para um pode não ser para o outro. Muitas pessoas querem fazer exatamente o que a outra pessoa faz, porém cada um tem uma rotina, uma necessidade e, às vezes, um problema de saúde que demanda outros tipos de cuidados.

Consciente disso, sem entrar em particularidades nem receitas “milagrosas” para emagrecer, Franciele mantém um perfil no Instagram (@nutricitaria) para contar um pouco sobre sua rotina de atividades físicas e alimentação, aplicando o que aprendeu até agora na faculdade. Sob o slogan “Somos nutridos de alimentos e sentimentos, alimente o corpo e a alma”, a estudante já conquistou mais de 6 mil seguidores.


“Nas minhas redes sociais eu deixo bem claro que sou estudante universitária. O que busco fazer é inspirar as pessoas a mudarem o estilo de vida e serem mais saudáveis. Dou dicas de receitas, falo de alimentos que podem ser consumidos por qualquer pessoa”, conta a estudante.

“Não existe uma única dica, é um conjunto de estratégias e hábitos saudáveis. Só assim as pessoas alcançam seus objetivos”. Franciele

O mesmo acontece com o profissional da Educação Física. Não adianta imitar os exercícios, séries e repetições de um influenciador, pois cada pessoa, com sua estrutura e objetivo, precisa ser estimulada de uma maneira particular. Por isso, é imprescindível procurar um profissional.

Padrão de beleza e o profissional de Nutrição

Para evitar a busca intensa por um padrão de beleza, o nutricionista busca escutar o paciente e entender seus objetivos. Depois, junto com o paciente, ele trabalha dentro do que é saudável e possível ser atingido.

Algumas pessoas seguem personalidades do mundo fitness e passam a tê-las como inspiração e referência. No entanto, é preciso ter cuidado. A obsessão por atingir o mesmo padrão pode não ser saudável e, muitas vezes, ainda pode ser frustrante, pois como cada pessoa tem características únicas, o profissional terá que trabalhar e incentivar o paciente alcançar a melhor versão de si.

E aí, gostou da profissão? Conta para a gente nos comentários como você usa suas redes sociais para influenciar outras pessoas, de forma positiva.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54