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Especiais

Opinião: Não é culpa do EaD

por Rui Gonçalves em 13/12/18 320 visualizações

Recentemente, fomos convidados a opinar sobre a inclusão da Educação a Distância (EaD) no currículo das escolas de Ensino Médio. Quando o pedido chegou, vindo de uma emissora de televisão, pensei, “lá vem polêmica pela frente”.

De cara, adiantei ao produtor que a Quero Educação é uma empresa de tecnologia com foco em educação e que poderíamos falar sobre aspectos técnicos do EaD, deixando para educadores discutir a forma e o conteúdo do que virá a ser oferecido.

Tecnologia transformadora

Por que tanto cuidado? Porque entendemos que a tecnologia é transformadora e deve ser aplicada para ampliar o alcance e o benefício da educação. Negar isso seria remar contra a maré do contínuo processo de evolução tecnológica inerente ao desenvolvimento humano.

Além disso, pare e pense no que você já aprendeu a distância. Quantos pratos deliciosos são feitos nas casas do mundo inteiro graças aos livros de receita, aos programas de tv e, claro, à internet. Ninguém se matriculou em um curso presencial de gastronomia para aprender a cozinhar.

Este é um exemplo simplista, mas foi dado para dizer que as pessoas vivem hoje um misto de interações presenciais e a distância, o que faz com que, mais cedo ou mais tarde, essa seja também a realidade nas salas de aula.


Ensino Híbrido

Já fala-se em ensino híbrido, em que parte do conteúdo de disciplinas presenciais é oferecida com a mediação da tecnologia utilizada no EaD. Não necessariamente o aluno estará apartado do convívio acadêmico, mas fará mais uso da internet e dos conteúdos on-line em seu processo de aprendizado.

Protagonizar o próprio aprendizado é essencial para o cidadão em todas as suas interações sociais, desde as relações humanas até as profissionais. Proatividade já é uma característica exigida por empregadores, então porque não desenvolver a proatividade no processo de construção do conhecimento dos estudantes?

Essa é a oportunidade gerada pelo ingresso da tecnologia nas salas de aula do ensino médio. Começar cedo a ambientar o estudante nas tarefas em busca de conhecimento, no protagonismo do próprio aprendizado e na construção do senso crítico que permita ao estudante selecionar informações, avaliá-las e categorizá-las entre confiáveis e não confiáveis.

Sim, o combate à desinformação e às fake news também passa pela mediação tecnológica que o EaD pode proporcionar aos alunos do ensino médio brasileiro. Sem contar a ampliação do horizonte de possibilidades de cursos e conhecimentos que podem chegar às comunidades mais carentes do país, onde, certamente, não haveria gente capacitada e em quantidade para ministrar as aulas.  

Ensino Médio a distância?

Veja que a intenção não é oferecer o Ensino Médio exclusivamente a distância, como já ocorre em vários cursos do ensino superior. De acordo com o que foi aprovado pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), a mediação tecnológica se dará em até 30% da carga horária e, preferencialmente, nas disciplinas optativas.

Também é obrigatório que a orientação dos alunos seja feita por um professor, não por um tutor como também ocorre nas graduações e pós-graduações a distância. Deste modo, o aluno fará seu acesso aos conteúdo dentro do ambiente escolar, preservando a interação com os colegas e educadores e garantindo que ele tenha ao seu alcance computadores e conexão de internet em banda larga. 


Acredito que o foco do debate não deve ser ministrar ou não conteúdo a distância aos alunos do Ensino Médio brasileiro, mas sim qual será a política educacional que levará a tecnologia com maior intensidade às salas. Simplesmente largar o aluno ao ‘Deus dará’ sem garantir bons conteúdos e capacitação dos professores que vão tutorar os estudantes nesse processo de aprendizado levará o projeto ao fracasso, mas não será culpa da tecnologia de Educação a Distância.

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