Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

Os 10 melhores cursos técnicos em 2020

* Texto escrito pelo colaborador Lucas Bicudo

Cursos técnicos são uma ótima solução para quem quer entrar no mercado de trabalho. Mas muita gente fica confusa: trata-se da mesma coisa que uma graduação, uma faculdade? Não, os cursos técnicos não são a mesma coisa que uma faculdade. São uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro.

ranking cursos técnicos
Os 10 melhores cursos técnicos em 2020

Mas afinal, o que são os cursos técnicos?

Ao contrário de um curso de graduação, que dá uma visão ampla de conhecimento da valência escolhida para a formação, o objetivo dos cursos técnicos é formar pessoas diretamente para o mercado de trabalho. Basicamente, eles são muito mais focados na prática.

Tem também a questão de que os cursos técnicos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. Eles podem inclusive ser feitos após o Ensino Médio ou substituir essa etapa, integrando as disciplinas práticas com as matérias do ensino médio em um só curso.

Essas diferenciações colocam os cursos técnicos em 3 categorias básicas:

- Curso Técnico Integrado: substitui parcialmente o Ensino Médio e pode ser iniciado logo após o aluno finalizar o Ensino Fundamental. Ao concluir um curso técnico integrado, o estudante recebe o certificado de conclusão do ensino médio e o certificado de conclusão do curso técnico escolhido.

- Curso Técnico Externo: acontece separado do Ensino Médio, feito em paralelo. Para iniciá-lo, o primeiro ano do Ensino Médio deve estar concluído.

- Curso Técnico Profissionalizante: é uma opção para quem já fez todo o Ensino Médio e mesmo assim ainda quer fazer um curso técnico.

Leia também:
7 melhores cursos técnicos para fazer na área da saúde
Curso técnico EaD: tudo o que você precisa saber (e mais um pouco)

Áreas profissionalizantes pelos cursos técnicos

No Brasil, os cursos técnicos estão divididos em 13 áreas, ou os chamados “Eixos Tecnológicos”: 

  1. Ambiente e Saúde

  2. Controle e Processos Industriais

  3. Desenvolvimento Educacional e Social

  4. Gestão e Negócios

  5. Informação e Comunicação

  6. Infraestrutura

  7. Militar

  8. Produção Alimentícia

  9. Produção Cultural e Design

  10. Produção Industrial

  11. Recursos Naturais

  12. Segurança

  13. Turismo, Hospitalidade e Lazer

Como escolher um curso técnico?

Nem todas as pessoas têm certeza do que desejam fazer pelo resto da vida, principalmente no momento em que a discussão dos cursos técnicos ou da graduação entra em questão.

Primeiro de tudo, fazer uma avaliação das suas habilidades e interesses é uma boa maneira de acertar na hora da escolha dos melhores cursos técnicos. Estar atento às oportunidades que o mercado oferece também é de suma importância, por isso, procure saber se o curso que você quer tem empregabilidade.

gif bebê lendo
Pesquise muito bem antes de decidir qual curso técnico fazer

Não deixe de pesquisar sobre as tendências do mercado e como você pode se encaixar nelas. Porém, não adianta escolher o curso ideal, com um amplo mercado, se a instituição de ensino não é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

Por fim, analisar a melhor relação custo-benefício de um curso técnico exige alguns cuidados. É fundamental estar atento às instalações do curso, oferta de aulas práticas e duração.

Leia também:
Saiba quais são os 5 cursos técnicos que mais empregam
5 motivos convincentes para fazer um curso técnico

Os 10 melhores cursos técnicos em 2020

Um relatório apresentado no Fórum Econômico Mundial faz uma lista com os melhores cursos técnicos para ficar de olho em 2020. Entre os destaques, separamos:

1. Técnico em Administração

O Técnico em Administração executa atividades administrativas relacionadas aos processos de gestão de pessoas, operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, marketing, vendas e finanças.

Atua em organizações públicas e privadas de segmentos variados, tais como das áreas de comércio, serviços, indústria, consultoria, ensino e pesquisa, relacionando-se com equipes de diversos setores, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

2. Técnico em Análises Clínicas

O curso técnico em Análises Clínicas forma profissionais capacitados a diagnosticar doenças por meio de análises realizadas em laboratórios. O profissional segue especificações para que possam ser realizados os exames seguindo todas as exigências legais necessárias.

O técnico em análises clínicas faz exames laboratoriais e emite um parecer sobre eles. Ele deve saber operar os equipamentos necessários e também lidar com pacientes.

3. Técnico em Comércio

O curso técnico em Comércio permite que o profissional trabalhe em empresas varejistas, atacadistas ou de prestação de serviço, indústrias, escolas, organização empresarial ou de forma autônoma. Ele é responsável pela análise do mercado, para diagnosticar problemas, soluções ou alternativas que diminuam o impacto de decisões.

O Técnico em Comércio também cuida do planejamento de ações, auxilia no gerenciamento de organizações, cuida do controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede à sua armazenagem no estabelecimento comercial, além de operacionalizar os planos de marketing e comunicação.

4. Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

O mercado de softwares cria possibilidades de atuação em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que demandem sistemas computacionais como indústria, bancos, comércio e hospitais.

Além disso, o técnico em Desenvolvimento de Sistemas tem ótimas oportunidades para se tornar um empreendedor.

Usando as várias plataformas de computação de maneira integrada, concebe, projeta, escreve e atualiza programas e sistemas, aplicando métodos ágeis de análise, projeto e programação, modelagem e acesso a bancos de dados, redes, bem como técnicas de design para web, técnicas de projeto de sites, desenvolvimento de aplicações distribuídas e para dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos digitais e desenvolvimento de aplicações da Internet das Coisas (IoT).

5. Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

O objetivo desse curso técnico é atender demandas da instalação, configuração e manutenção de sistemas computacionais, periféricos e fontes chaveadas, bem como a configuração de dispositivos móveis e implementação de redes locais, seguindo normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

6. Técnico em Marketing

A ideia desse curso técnico é capacitar alunos com conhecimentos teóricos e práticos em diversos setores do marketing, como marketing digital, operacional, cultural, esportivo, político, social, antropológico. O profissional é preparado para atuar em diferentes rotinas, colaborando na elaboração de planos de marketing de empresas, bem como na implementação de ações de marketing pontuais.

7. Técnico em Sistemas de Computação

A chave desse curso técnico é a gerência de processos computacionais – como a implantação e a gestão de softwares. Forma o especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados.

8. Técnico em Vendas

É dirigido a profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos na área comercial e a pessoas que buscam formação inicial para ingresso na área de vendas. Esse curso técnico propõe o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a comunicação pessoal, a análise e a solução de problemas nas áreas de negócios e vendas.

9. Técnico em Recursos Humanos

As empresas não necessitam apenas captar novos talentos e, sim, criar métodos para desenvolver e manter o seu quadro de funcionários. O Técnico em Recursos Humanos, profissional que atua em organizações de pequeno, médio e grande porte, sejam públicas, privadas ou do terceiro setor, trabalha em atividades de apoio e processo de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, cargos, remuneração, avaliação de desempenho e ambiente organizacional.

10. Técnico em Automação Industrial

O técnico em automação industrial é o profissional que atua na elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais.

Além disso, realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação. Atua em segmentos como indústrias siderúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, alimentícias, de energia, celulose, naval, aeronáutica, metalúrgica e do setor eletrônico; em laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa; e em empresas integradoras e prestadoras de serviços.

Por que optar por cursos técnicos?

gif em dúvida curso técnico
Afinal, por que fazer um curso técnico?

Com uma qualificação técnica é provável que o estudante comece a trabalhar mais cedo. Os cursos técnicos são uma alternativa mais fácil, rápida e barata, que proporciona as habilidades práticas e os conhecimentos específicos necessários para crescer profissionalmente, independentemente da área de atuação escolhida.

Apesar da curta duração, o ensino técnico inclui grande variedade de experiências práticas, sem deixar de lado o conhecimento teórico. A capacidade de simular o que ocorre na rotina de trabalho permite que o profissional esteja mais preparado para desenvolver sua carreira dentro de uma organização.

Leia também:
9 cursos técnicos que têm os maiores salários
Como incluir o curso técnico em seu currículo?

Esse tipo de certificação fornece não apenas o “quê” e o “como”, mas também o “porquê” das coisas. É esse “porquê” que ajuda o aluno a obter informações imprescindíveis sobre o raciocínio por trás da atuação profissional.

O certificado técnico e um emprego promissor podem fornecer a motivação necessária para o aluno reservar o tempo e a energia para futuramente dar continuidade aos estudos por meio de uma graduação.

A modalidade pode ser a chave para abrir novas perspectivas de emprego, promoções ou novos empreendimentos de carreira. 

Como fazer um curso técnico?

Para encontrar um curso técnico e dar o primeiro passo rumo à profissão dos seus sonhos, acesse o Quero Bolsa e procure pela área que mais combina com você. Aproveite também as bolsas de estudo de até 80% de desconto durante todo o curso, que estão disponíveis na plataforma.

Aí, é só fazer a matrícula e começar os estudos! Confira as oportunidades abaixo:

Bolsas para cursos técnicos


Onde fazer seu curso técnico?

Sabemos que existem diversas escolas que oferecem cursos técnicos - inclusive em parceria com o  Quero BolsaPor isso, separamos abaixo algumas das mais buscadas. Veja:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54