Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Ouvir ou não os pais na hora de escolher uma profissão?

por Maria Fernanda Alves em 14/06/18 3,2 mil visualizações

Só quem está na fase de escolher uma profissão sabe o quanto esse momento é delicado e cheio de angústias. Se você está nessa fase, este texto vai te ajudar a lidar um pouco melhor com esse processo e com as pessoas que estão envolvidas nele.

As pressões vêm de vários lados, da escola, dos pais, dos primos que já se decidiram, etc. Muitas vezes a pressão vem camuflada em forma de solução, como as sugestões a seguir que você, certamente, já ouviu de forma parecida: "acho que você deveria fazer Engenharia, dá dinheiro", "Direito super combina com você!", "já pensou, o primeiro médico da família?!". Mesmo que essas sugestões partam de pessoas que você ama e te conhecem bem, são bem perigosas, pois podem te levar a uma escolha que não te satisfará por completo.   


Ouvir ou não os pais?

Seus pais podem até te conhecer muito bem, mas não melhor que você mesmo. Entretanto isso não significa que você deva ignorá-los, pelo contrário, aproveite o interesse deles por sua escolha profissional e dialogue bastante a respeito. Com certeza eles poderão contribuir muito, afinal têm toda a experiência de vida deles repleta de acertos e erros.

Esteja aberto, mas entenda e deixe claro (de uma forma não agressiva) que ninguém pode escolher a profissão por você. Diga a eles que você aceita ajuda, mas que fica mais difícil tomar uma decisão com imposições por parte deles. 

Eles precisam estar no mesmo time que você

Não transforme seus pais em inimigos, mesmo que eles sejam difíceis de lidar, faça um esforço para que te compreendam. Seus pais precisam estar ao seu lado nesse momento, ser agressivo com eles e impedir que eles participem da sua escolha pode trazer uma dor de cabeça ainda maior. 

Faça com que seus pais confiem em você

Muitas vezes os pais são impositivos porque acreditam que estão fazendo o melhor para os filhos, que, na cabeça deles, ainda são imaturos para fazer uma escolha tão grandiosa. Eles são mais experientes que você sim, e isso não muda, mas você pode mostrar a eles que precisa ser o autor dessa escolha e que tem plenas condições de vivenciar esse processo sem a interferência direta deles. 

Mostre a seus pais as pesquisas que você faz sobre as profissões que você já considerou, converse sobre o mercado de trabalho e faculdades disponíveis. Permita que eles vejam que, apesar de não ter se decidido ainda, você tem o pé no chão.

É importante ressaltar que toda ajuda deve ser bem-vinda, mas nunca se esqueça de que a decisão de escolher a profissão é exclusivamente sua, afinal você que lidará com essa escolha pelos próximos anos.

Sugestões de leituras rápidas para quem está escolhendo a profissão:

Orientação Vocacional: Como decidir minha profissão?
Teste vocacional gratuito: descubra sua profissão ideal
O que fazer depois do Teste Vocacional

Deixe nos comentários sua opinião sobre o texto. :) O espaço também está aberto para sugestões de temas que você gostaria que fossem abordados.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54