Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Palestra na UnB: a responsabilidade do administrador na prevenção e resolução de conflitos

por Hans Moura em 09/01/18 120 visualizações

No dia 7 de novembro de 2017, a Universidade de Brasília (UnB) recebeu o administrador Eduardo Vieira, do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA/DF), para uma palestra sobre o papel desse profissional na prevenção e resolução de conflitos nas organizações.

Se você é estudante de Administração e tem interesse em saber mais sobre o assunto, confira os principais pontos dessa conversa.

Ponto de partida

A palestra foi no Auditório Azul da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) da UnB. Eduardo é diretor de Administração Financeira do CRA/DF e comentou sobre o papel do órgão para os profissionais que atuam na área.

Entre os pontos destacados em sua fala inicial estão a importância da lei que dispõe sobre o exercício da profissão (Lei n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965) e as suas prerrogativas. “O egresso do curso de Administração só se torna administrador se estiver registrado em seu conselho de classe. Se não, ele é somente Bacharel em Administração”, afirma Eduardo.

O papel do administrador na prevenção e resolução de conflitos

O palestrante apresentou também dados interessantes sobre a área. Cerca de 40 % dos processos trabalhistas que estão no Poder Judiciário poderiam ser resolvidos e apaziguados dentro de uma organização com a resolução de conflitos. “Precisa-se reconhecer as diferenças e satisfazer as necessidades”, reforçou Eduardo.

Ele ainda diferenciou os tipos de conflitos e mostrou as suas definições. O conflito externo compreende os fornecedores, clientes e, até mesmo, os sócios em um terceiro empreendimento. Já o conflito interno envolve os colaboradores da organização, os departamentos, conselho de administração, entre outros.

O palestrante em uma de suas discussões sobre o tema

As formas de lidar com os conflitos também foram expostas. São elas: por competição, acomodação, afastamento e colaboração. Há ainda os modelos mais formais. Eles podem ser classificados em: negociação, conciliação e mediação, arbitragem e Poder Judiciário, com a ajuda de um juiz do Trabalho.

Ponto-chave para o profissional de Administração

O papel da arbitragem na profissão do administrador também foi lembrado em várias ocasiões. Ela acaba sendo um dos instrumentos para a resolução de conflitos nas organizações. Ocorre por meio de um árbitro, totalmente imparcial e de confiança, elegido pelas partes interessadas nos direitos patrimoniais e disponíveis. Seu papel será facilitar a resolução dos conflitos nas organizações, para que assim seja tomada a melhor decisão para ambas as partes.

A arbitragem está legalmente amparada no próprio estatuto da profissão do administrador.

O artigo 2º, item a), da Lei n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965, diz: “A atividade profissional de Administrador será exercida, como profissão liberal ou não, mediante: a) pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior.”

De acordo com Eduardo, há um grande campo de atuação para o administrador nessa área.

O que aprendi com tudo isso

Participar desses eventos, no ambiente acadêmico, valoriza demais o nosso currículo e o nosso conhecimento. A UnB não deixa de trazer grandes personalidades do mundo acadêmico e profissional para conversar com seus alunos. Posso dizer que estou pronto para participar de muitas iniciativas como essa que ainda estão por vir.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

 



Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54