logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Passo a passo da Redação do Encceja

por Giovana Murça em 07/08/19 3,6 mil visualizações

Atualizado em 03/08/2023

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é composto por cadernos de prova divididos em quatro áreas e uma redação.

Guia completo para ser aprovado no Encceja
Encontre bolsas de estudo de até 80%

Diferente das questões de múltipla escolha, a redação é o momento no qual o candidato deve expor suas ideias num texto de até 30 linhas. Para ser aprovado é preciso pontuar, no mínimo, 5 pontos, num total de 10. 

Passo a passo da Redação do Encceja

Essa exposição de ideias e o formato de texto exigido pelo exame deixa muito candidatos confusos e nervosos. Para acabar com todas as dúvidas, a Revista Quero conversou com o professor Tiago Dias, diretor dos projetos Ensino Médio Fácil e Termine Seus Estudos. Abaixo, você confere o passo a passo da redação do Encceja!

Leia mais: Encceja 2023: onde vai ser a prova? Confira!
1 mês para o Encceja 2023: 8 coisas que ainda dão tempo de fazer

Estilo dissertativo-argumentativo

O primeiro ponto que você precisa se atentar antes de começar a estruturar seu texto é saber como ele deve ser estruturado. O Encceja exige o estilo dissertativo-argumentativo e sempre apresentará um tema com algum problema que afeta boa parte da sociedade:

“Nesse estilo, o candidato deve ser capaz de apresentar o tema ao leitor, expor seu ponto de vista, defendê-lo e criar uma proposta de intervenção, no último parágrafo”, explica Tiago Dias.

Também é preciso ter em mente que seu texto será avaliado nos mesmos critérios de avaliação do Enem, que basicamente são: “domínio da norma padrão, domínio da estrutura do texto, argumentação, coesão e proposta de intervenção”, esclarece Tiago.

Veja: Encceja 2023: 5 temas que podem cair na redação
Calendário Encceja 2023: veja datas de inscrição, provas e resultado

Sua redação do Encceja em 3 passos

A redação dissertativa-argumentativa deve conter três itens: introdução, desenvolvimento e conclusão. Veja o que escrever em cada uma dessas partes.

1. Introdução

Você deve introduzir o tema com algum dado relevante sobre o problema ou contextualizar com algum fato histórico, frase de um filósofo, cena de algum filme ou até mesmo trecho de uma música. Na sequência, você deve apresentar sua tese sobre aquele tema, ou seja, seu ponto de vista sobre problema.

Veja também: Veja os temas de redação do Encceja dos anos anteriores

Veja um exemplo de introdução de redação do Manual de Redação do Enem 2018, que segue a mesma estrutura do Encceja, com o tema “Desafios para a formação educacional de surdos o Brasil”:

A contextualização está grifada em azul e a tese é o trecho grifado em vermelho (Reprodução/Inep)

Saiba mais: 9 citações sobre redes sociais para usar na redação
Confira 6 escritores contemporâneos para usar na redação
Como fazer uma redação dissertativa-argumentativa?

2. Desenvolvimento

Esse é o momento de você defender seu ponto de vista (tese) com argumentos baseados em fatos e dados reais, que você pode extrair dos textos de apoio. A orientação do professor Tiago é fazer isso em dois parágrafos. 

No exemplo da redação acima, o autor deve esclarecer e justificar com provas o porquê “preconceito ainda existente na sociedade” e a  “falta de atenção do Estado” colaboram para que os surdos tenham dificuldades no acesso à educação.

3. Conclusão

Para concluir seu texto, é necessário apresentar uma proposta de intervenção com possíveis soluções para o problema apresentado, de forma detalhada e respeitando os direitos humanos.  

Sua proposta deve resolver os fatores do problema apresentados por você. Ainda no caso do exemplo de redação acima, o autor deve apresentar um solução para a combater a preconceito contra os surdos e para a falta de atenção do Estado.  

Confira: Qual prova escolher no Encceja 2023?
Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?
5 faculdades que oferecem bolsa para quem fez Encceja

Dicas importantes

  • Para não zerar na redação você não deve fugir do tema ou do estilo de redação exigido, escrever menos de quatro linhas ou fazer desenhos ou rasuras na folha de redação;
  • Além de ler atualidades, familiarize-se com o estilo de redação. “Pegue boas redações dissertativas e as copie umas três vezes. Depois, comece a modificar as palavras dessa redação e, por fim, treinar vários temas”, aconselha Tiago;
  • Se sua rotina está corrida, aposte em vídeos em canais educativos, como os canais Termine Seus Estudos e Português Fácil.

Guia do Encceja 2023

Para te ajudar a ficar por dentro de todas as informações sobre a prova, a Revista Quero produziu o Guia do Encceja! Totalmente gratuito, você tem tudo o que é preciso para ir bem no Encceja sem desembolsar um real. Ficou interessado? Só clicar no link abaixo: 

Baixe o Guia do Encceja

Ah, e quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o Encceja, Enem e outros vestibulares? Só acessar a Revista Quero.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54