logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Pedagoga formada pela Unopar fala sobre sua trajetória na área da educação

por Anathely Ribeiro em 29/07/19 200 visualizações

Você sabia que o curso de Pedagogia está entre os 15 cursos mais procurados do Brasil?

pedagoga unopar

Pensando nisso, a Revista Quero entrevistou a professora Mariléia Figueiras, formada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), pós-graduada em Psicopedagogia e professora do Ensino Fundamental, com ênfase no ciclo de alfabetização. Além disso, Mariléia possui mais de 26 anos de experiência na área da educação.

Veja também:
Teste: Você tem perfil para cursar Pedagogia?
50 melhores faculdades de Pedagogia, segundo o MEC

Saiba como foi sua escolha pelo curso de Pedagogia, os desafios enfrentados pela pedagoga e de que forma a graduação impactou sua vida pessoal e profissional.

Revista Quero: Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória escolar e quais foram as principais dificuldades que você encontrou para concluir o seu processo de escolarização.
Mariléia Figueiras: Devido às dificuldades da época, minha mãe precisou colocar eu e meus irmãos em lares de famílias conhecidas, apesar de distintas, para que pudéssemos ter condições básicas de sobrevivência. Fui acolhida aos seis anos por uma família muito querida, na qual eu ajudava a cuidar de duas crianças. Sempre fui muito curiosa e gostava de folhear livros e revistas, e, com 11 anos, iniciei meus estudos.

As duas principais dificuldades que posso elencar foi o meu início tardio na escola e o fato de, depois de casada, morar longe da escola onde estudava, pois o transporte escolar chegava muito cedo e nos trazia muito tarde. Mesmo assim, não abaixei a cabeça e continuei a lutar por dias melhores.

RQB: Por que você decidiu cursar Pedagogia?
MF: Minha carreira na área da educação teve início em uma creche. Meu esposo também já lecionava, mas quando nos casamos ele era cortador de cana. Rapidamente me apaixonei pela área, e, juntos, decidimos cursar Pedagogia. Não foi fácil! Eu já era mãe de três filhos e as duas mais novas eram bem pequenas. Mais tarde, fui efetivada por meio de um concurso público municipal e logo depois fiz minha pós-graduação.

RQB: De que forma o curso de Pedagogia contribuiu para sua vida pessoal e profissional?
MF: Na minha vida pessoal foram várias conquistas: passei num concurso público, tirei carteira de habilitação, construí e mobiliei minha casa e posso dar mais dignidade para os meus filhos estudarem, dentre outras independências que o trabalho proporciona à mulher.

No âmbito profissional aprendi teorias e técnicas para aperfeiçoar minha prática docente. O curso de Pedagogia dá subsídios ao professor para atuar de maneira reflexiva e lúdica, de modo a envolver cada vez mais o aluno nos processos de ensino e aprendizagem. 

RQB: Deixe uma frase de encorajamento para os alunos e futuros estudantes do curso de Pedagogia.
MF: O professor necessita de mais políticas de valorização ao seu trabalho e de constante formação continuada. Mas, ainda assim, é uma profissão muito nobre, pois está em suas mãos a formação da sociedade e não há nada mais gratificante do que ver os olhinhos dos seus alunos brilharem com os seus novos aprendizados e aquisições.

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54