Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Por que a final da Libertadores em Madri é um erro, segundo a História?

por Mathias Sallit em 07/12/18 5,1 mil visualizações

Saiba quem são os libertadores da América, figuras recorrentes nos vestibulares, e entenda por que uma final na Espanha não faz sentido

Já imaginou se, após ter feito o primeiro dia do Enem, ao chegar na escola para realizar o segundo dia de prova, você se depara com vândalos na frente dos portões do colégio atrapalhando a entrada dos estudantes? A confusão suspende o Enem e, depois de muitas reuniões, fica decretado que a parte do exame acontecerá em uma escola a 10 mil quilômetros distante da primeira.


Absurdo, não? Pois foi mais ou menos isso que aconteceu na final da Copa Libertadores da América de 2018*, no superclássico argentino entre River Plate e Boca Juniors. Depois das confusões em Buenos Aires, o jogo que decidiu o campeão da América do Sul aconteceu em Madri, na Espanha.

Mas o que isso tem a ver com o Enem?

A principal competição de futebol do continente american foi batizada em homenagem aos sul-americanos que lutaram pela independência de seus países frente aos colonizadores europeus. E esse tema é muito recorrente nas questões de História do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O jogo decisivo da Libertadores ter acontecido na cidade onde vive a família real espanhola há séculos mostra que os dirigentes do futebol não estão preparados para a prova!

E você? Sabe quem são os "Libertadores da América"?


O navegador Cristóvão Colombo chegou à América em 1492. A partir daí, o continente passou a ser dominado pelas grandes potências europeias na época. Após quase trezentos anos de colonização, movimentos surgiram ao longo do século XIX para emancipar as nações americanas.

Na Europa, o iluminismo causava agitação política e a decadência do período napoleônico desestabilizava o continente. Os problemas na metrópole estremeciam a relação com as colônias e logo os criollos (filhos de espanhóis que nasceram na América) agitaram as lutas independentistas.

As Guerras de Independência foram marcantes para o violento processo de Independência da América Espanhola. Os principais personagens dessas batalhas foram Simon Bolívar, que ajudou na libertação da Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador, e José de San Martínque lutou pelo rompimento de Argentina, Chile e Peru com a Espanha.


Muitos outros libertadores da América se envolveram com a emancipação das colônias, como Bernardo O'Higgins, no Chile, José Artigas, no Uruguai, Gaspar Francia, no Paraguai, Andrés de Santa Cruz, na Bolívia, Túpac Amaru, no Peru, e, na Venezuela, José Antônio Anzoátegui.

A figura da Independência do Brasil é Dom Pedro I, apesar do processo de libertação do país em relação a Portugal não ter ocorrido da mesma forma sangrenta que nas nações hispânicas.

E aí, concorda que esse jogo entre River e Boca não deveria ter acontecido em Madri?

*A partida aconteceu no dia 9 de dezembro de 2018 e o River Plate sagrou-se campeão da América, ao vencer o Boca Juniors por 3 a 1.

Gostou? Quer fazer ainda mais bonito na próxima prova? O Manual do Enem está cheio de detalhes e dicas de todas as disciplinas para você estudar!

Quem são os libertadores da América - Revista Quero
(Foto: Reprodução/Conmebol)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54