Se você acompanha meus textos na Revista QB, certamente deve ter notado que minha trajetória acadêmica é marcada por algumas indecisões, mas sempre consciente de que o estudo é o melhor caminho para mudar de vida.
Minha mais nova experiência está relacionada ao curso de Direito no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), por isso resolvi mostrar os motivos que me levaram a tomar essa decisão.
Um pouco sobre a minha história
Tenho 25 anos e nasci em Alto Parnaíba (MA). Atualmente, moro em Brasília (DF), onde cheguei aos 16 anos. Desde março de 2017, participo do projeto de Jornalismo Colaborativo da Revista Quero chamado Guia da Faculdade, um programa que ajuda muitos estudantes com o pagamento de mensalidades em troca do envio de textos sobre as universidades brasileiras.
Estudar sempre foi o meu objetivo de vida, mas eu sempre tive muitas incertezas no meu caminho. Tentei fazer diversos cursos, presenciais e a distância, em instituições públicas e privadas, de nível técnico, tecnólogo e até mesmo bacharelado. Porém, a maioria deles não se encaixou no meu perfil.
Hoje, sou formado em Técnico em Meio Ambiente e em Tecnologia em Gestão Ambiental, mas quero ir além.
A decisão pelo Direito
A ideia de estudar Direito veio da vontade de entender como as leis funcionam na sociedade, em seus diferentes campos de atuação e de como elas são praticadas no dia a dia dos cidadãos. Seus ensinamentos estão presentes em todos os aspectos das nossas vidas e, por isso, quero saber o que posso e não posso fazer, como resolver algum problema e agir corretamente em qualquer tipo de situação.
Outro fator que me chamou atenção nesse curso foi a sua diversidade de áreas de atuação. Como profissional, desejo promover o amplo relacionamento entre as pessoas e os grupos sociais, a fim de contribuir com o Estado para manter a ordem e, também, coordenar os interesses individuais e coletivos.
Como escolhi o UniCEUB
O Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) possui muito destaque no Distrito Federal (DF), pois é uma instituição com bastante reconhecimento no mercado de trabalho e no meio acadêmico. A instituição tem um foco no ensino de excelência e acompanha as evoluções das áreas tecnológicas e pedagógicas.
Fiz diversas pesquisas e visitas às Instituições de Ensino Superior (IES) do DF. Analisei aspectos como: infraestrutura, corpo docente, notas e avaliações institucionais, localidade, reconhecimento, avaliações de alunos e recomendações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Depois de avaliar tudo isso, não tive dúvidas em relação ao UniCEUB! Tenho certeza de que estou no caminho certo e me sinto muito feliz com essa escolha!
A recomendação que eu deixo
Depois de passar por todas essas experiências e precisar escolher algumas vezes um rumo para minha vida, percebi algumas coisas que podem ajudar quem ainda não conseguiu tomar uma decisão. São elas:
- Busque se conhecer cada vez mais! Autoconhecimento ajuda a gente em todos os sentidos;
- Às vezes, a vida não te dá um direcionamento 100% correto. Você pode até se angustiar e sofrer com algumas indecisões, mas você só precisa ter cabeça para lidar com tudo isso e seguir em frente em busca de novos caminhos;
- Siga o seu coração e tome suas próprias decisões;
- Tenha sempre coragem e humildade para aprender com os erros, as incertezas, as dúvidas, e os anseios, pois você não está sozinho nessa caminhada;
-
Seja perseverante! A vontade de desistir pode aparecer em muitos momentos, mas é importante persistir.