Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Por que é importante fazer estágio durante a faculdade?

por Diego Vinicius em 20/04/17 2,3 mil visualizações

Hoje decidi escrever sobre um assunto que é muito recorrente no meio acadêmico e que acaba gerando certa preocupação nos estudantes: a prática.

Além de ser uma experiência mais profunda acerca do conhecimento que estamos adquirindo, seja na faculdade, universidade, curso técnico ou escola de Ensino Médio, a prática nos faz vivenciar, descobrir o real valor e sentimento que possuímos a respeito do caminho que estamos trilhando.

Acredito que a experiência prática é um exame crucial no crescimento e desenvolvimento de um aluno, seja qual for a sua área de estudo. No meu caso, por exemplo, tenho a oportunidade de trabalhar em meu futuro campo de atuação, o Direito. Comecei o estágio em um escritório de advocacia quando estava no 2º período do curso e que é de extrema importância para o meu aprendizado e crescimento na área. Todos os dias eu aprendo coisas que ultrapassam a sala de aula e percebi que algumas vezes não é possível aplicar totalmente a teoria durante a prática. São oportunidades como essas que mostram a extrema importância da vivência na área pretendida.

Existe oportunidade no mercado de trabalho?

Apesar da necessidade da prática, não são todos que conseguem um estágio de forma simples, mesmo que voluntário. Devido à crise econômica dos últimos anos, empresas das mais variadas atuações estão passando por uma grande redução de funcionários e estagiários.

Entretanto, existem algumas alternativas para quem procura a primeira experiência no mercado de trabalho. Além de sites pagos, como o da Catho, algumas universidades oferecem programas de inserção dos alunos no mercado de trabalho gratuitamente. No caso da Estácio, por exemplo, existe o programa Estácio Carreiras.

Estácio Carreiras

A instituição Estácio criou um programa de estágio, no qual o interessado se cadastra, informa sua área de interesse e quando surgir uma vaga com o seu perfil, o programa te convida para participar. A Estácio entende a importância da experiência prática no processo de formação do conhecimento e profissional do aluno, buscando da melhor maneira possível auxiliar o aluno na difícil procura por oportunidades profissionais.