Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como a motivação pela busca do conhecimento me levou a escolher o curso de Psicologia da Unip

por Sandra Luzia Pessoa em 30/08/17 870 visualizações

A motivação sem conhecimento não nos leva a lugar algum. Muitas vezes nos sentimos motivados a fazer algo que entendemos ser importante ou agradável, mas nos falta o investimento no conhecimento, e, assim, em pouco tempo, a motivação se esvai dando lugar à já conhecida acomodação.

Há muito afirma-se que investir no conhecimento sempre foi a melhor opção para conseguirmos nos sentir realizados, úteis e produtivos.

Com isso, podemos perceber que a essência da vida é o sentimento de satisfação.

Logo, importa ressaltar, que esse sentimento não nos é apresentado voluntariamente. Nós o conquistamos através do conhecimento, e, com ele, nos vem a motivação para enfrentarmos novos desafios, seguidos pela necessidade de novos aprendizados e assim sucessivamente.

Esse é o ciclo do conhecimento. Não é uma ilusão e nem tão pouco impossível. Para tanto, basta termos foco, determinação, perseverança e disciplina. Também é preciso criarmos uma rotina para nos dedicarmos ao aprendizado pretendido conscientes de que, sem um mínimo de esforço, nada se conquista. Já por outro lado, a inércia humana gera um retrocesso e retroceder não tem mais espaço no dicionário da nossa existência.


É fundamental que a busca pelo conhecimento seja de forma equilibrada, que ressaltemos a importância do conhecimento empírico, científico, filosófico e teleológico, sem desmerecermos qualquer deles. É necessário que reconheçamos, de forma consciente e respeitosa, a importância de cada um, à sua medida, em um somatório, em prol da harmonia existencial.

E, quando menos se espera, já nos tornamos detentores de tal conhecimento, e, concomitantemente, habilitados a aproveitá-lo da melhor forma, compartilhando, replicando e multiplicando, de acordo com a nossa consciência.

É necessário que tenhamos em mente, que o uso de todo o conhecimento adquirido, volte-se para a evolução do ser humano, para o engrandecimento positivo da sociedade. Nada de egoísmo ou egocentrismos, o conhecimento que não é compartilhado ou dividido, é um conhecimento morto, infrutífero. Não há lógica alguma em deter o conhecimento para si. Qual seria a razão disso se estamos em um processo de evolução?

Então, o que estamos esperando para sermos parceiros de uma sociedade mais consciente?

Por que mudei de carreira?

Com base nesta indagação refleti, por muitos anos!

Inicialmente, me formei em Direito, advoguei, fiz concurso público e fui aprovada. Pronto! Encontrei a sonhada satisfação, certo?

Ledo engano!

Uma angústia me corroía o coração. Eu queria obter um conhecimento mais específico do ser humano. Queria poder ter habilidades para ajudar mais direta e psicologicamente as pessoas, sendo movida pelo espírito franciscano, que dizem que tenho.

Então, fiz um coaching, com um psicólogo, que muito me influenciou na escolha do curso. Pensei em fazer apenas uma pós-graduação em Psicanálise, mas fui orientada a me graduar em Psicologia, porque assim a base seria mais ampla, eu conheceria as diversas áreas de atuação da psicologia, e, assim, teria mais liberdade para definir a forma de compartilhar esse conhecimento. Assim fiz.

Busquei a faculdade, várias figuraram na lista, porém a Unip de Goiânia, por sua estrutura física, principalmente a segurança em seu estacionamento, a biblioteca, a estrutura das salas de aulas e o quadro de professores, me convenceu de que ali seria o lugar onde eu iria adquirir esse novo é esperado conhecimento.

E, de fato, tenho a certeza de que fiz a escolha certa. Logo no primeiro semestre, já me senti deslumbrada com as possibilidades de atuação do psicólogo.

Foi como se eu me virasse dentro da caverna e enxergasse a luz.

Imagino o que ainda está por vir! Ainda tenho muito a aprender e afirmo que hoje, com 49 anos, estou completamente aberta e motivada a adquirir esse conhecimento, que, com toda certeza, será compartilhado efetivando minha contribuição na evolução daqueles me rodeiam.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54