Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Por que você ainda não está fazendo pós-graduação?

por Caroline Sassatelli em 02/12/19

Fazer uma pós-graduação pode ser muito interessante para quem deseja expandir os seus conhecimentos sobre determinado assunto ou, então, aprender sobre novas matérias. Porém, algumas pessoas deixam de estudar por encontrarem empecilhos pelo caminho.


Pensando nisso, a Revista Quero preparou uma pequena lista com alguns prováveis motivos que estão o impedindo de começar sua pós-graduação. Mas atenção para o spoiler: é possível encontrar soluções para todos eles! Veja só:

"Não vejo motivos para fazer uma pós-graduação"

Ter uma pós-graduação trará não apenas mais conhecimentos ao profissional, mas também um destaque especial ao seu currículo. Isso é muito importante, pois os recrutadores estão sempre em busca de pessoas que tenham uma maior qualificação para preencherem as vagas disponíveis. 

Além disso, com mais conhecimento, é possível concorrer a cargos mais altos hierarquicamente e com uma maior remuneração. Isso sem falar no networking envolvido em uma pós-graduação. Ou seja, além de aprender mais, expandir a carreira e e ganhar destaque no mercado, o profissional também faz contatos com outras pessoas que tenham muita afinidade com os seus interesses.

Leia também:
10 motivos para começar já sua pós-graduação
7 motivos para fazer uma pós-graduação mesmo estando desempregado

"Uma pós-graduação é muito cara"

Um curso de pós-graduação, seja uma especialização, um MBA, um mestrado ou um doutorado podem ter preços muito altos - o que acaba fazendo com que o interessado postergue o início de suas aulas. Mas não pense que não existe solução nesse caso.

É possível encontrar uma grande variedade de bolsas de estudo para diversos tipos de pós-graduações. O aluno pode tentar conseguir uma diretamente com a instituição que está ofertando as aulas ou procurar um lugar que ofereça esse serviço com maior praticidade e comodidade. 

Sabe onde? No site do Quero Bolsa, por exemplo! 

A plataforma digital oferece vagas para cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado em diferentes Instituições de Ensino Superior, tanto na modalidade presencial, quanto a distância. Os descontos nas mensalidades, com o Quero Bolsa, podem chegar a até 75% - o que diminui bastante o preço do curso. Assim fica mais fácil estudar, não é mesmo?

"Eu não tenho tempo para estudar"

Falta de tempo, definitivamente, não é mais uma desculpa para quem quer começar a estudar. Isso porque existem diversas opções de cursos de pós-graduação que são oferecidos não apenas na modalidade presencial, mas também a distância. 

Dessa forma, o estudante consegue organizar melhor a sua rotina de estudos e os horários que realizará as atividades do curso. Além disso, ele pode acessar o conteúdo das matérias por meio da plataforma online de onde estiver - seja de casa ou de onde se sentir mais confortável.

Algumas instituições, inclusive, não exigem que o aluno compareça a um polo nem mesmo para realizar provas ou apresentar trabalhos. Essa é o chamado campus 100% virtual. 

"Não sei qual pós-graduação escolher"

É normal estar em dúvida sobre qual pós-graduação começar a fazer. Para você ter uma ideia, existem dois tipos principais de pós: as classificadas como lato sensu e as chamadas stricto sensu. 

Os tipos mais comuns de lato sensu são as especializações e o MBA. A primeira é voltada para quem deseja aprofundar seu conhecimento em determinado assunto, principalmente algo que já tenha sito visto anteriormente durante a graduação. O MBA, por sua vez, é mais indicado para a pessoa que deseja desenvolver conhecimentos sobre gestão e funções corporativas. É um curso mais voltado para a área de negócios. 

Os cursos stricto sensu, por sua vez, são divididos entre mestrado e doutorado. Ambos são mais direcionados para quem deseja seguir pela área acadêmica, se dedicando à pesquisa científica. 

Leia também:
Teste: qual o tipo certo de pós-graduação para você?
Como uma pós-graduação pode ajudar no seu currículo?

"A instituição é reconhecida pelo MEC?"

Ministério da Educação (MEC) determina que os cursos presenciais lato sensu (como especializações e MBA - Master Business Administration) devam ser oferecidos por instituições de ensino superior (IES) que tenham credenciamento específico para oferecer aulas nesse nível. Para casos a distância, a faculdade ou universidade deve ter autorização para ministrar aulas EaD.

 Já as pós-graduações stricto sensu (Mestrado e Doutorado),  segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também precisam, em qualquer modalidade, respeitar as regras de credenciamento definidas pelo MEC.

Além disso, fique atendo à regularidades do curso no Cadastro Nacional de Cursos de Pós-Graduação, na aba referente às especializações no Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC).

"Não sei como é a rotina de uma pós-graduação"

A rotina de um curso de pós-graduação pode variar muito de uma instituição para outra. Por isso, antes de realizar a sua matrícula, faça uma boa pesquisa sobre como são oferecidas as matérias, se é necessário se deslocar até a unidade da instituição, qual a frequências das aulas e das avaliações e quais serão as matérias ofertadas. 

"Não confio na qualidade do ensino"

Antes de decidir qual pós-graduação fazer, se você ainda não tem certeza sobre a credibilidade do curso ou da instituição, tente pesquisar bastante qual é a opinião dos outros alunos.

Além disso, procure também saber o que os veículos especializados em educação estão falando sobre a pós que você está de olho. Dessa forma, é mais fácil chegar à conclusão se o curso vale a pena ou não. 

Leia também:
Vale a pena fazer um MBA online?
9 ferramentas indispensáveis para quem faz pós-graduação

Comece a fazer sua pós-graduação

Você já sabe todos os (ótimos) motivos para começar a sua pós-graduação, então, chega de desculpas e bora garantir o seu crescimento profissional? O site Quero Bolsa possui milhares de opções de bolsas de estudo de até 75% para quem quer dar aquele upgrade na carreira e garantir sua pós-graduação. Não deixe essa oportunidade passar!

Encontrar bolsas de pós-graduação


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54