Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Portal do Aluno FMU: Entenda como o portal ajuda os alunos

por Natália Garcês em 22/02/18 2,2 mil visualizações

Em decorrência dos dias cada vez mais corridos, a maioria das pessoas tendo que conciliar faculdade, trabalho, família, entre outras coisas, o tempo fica cada vez mais escasso e nesse momento tudo o que facilita a vida é bem-vindo e faz toda a diferença.

Assim que efetivamos a matrícula na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) já recebemos o número do Registro do Aluno (RA) e a orientação de realizar, pelo site, o primeiro acesso e solicitação da senha do Portal do Aluno.

No final do 2° semestre, a FMU iniciou a atualização do sistema do portal e o que mudou foi apenas a cara mesmo, basicamente ele permanece com as mesmas facilidades e atributos.

O portal do aluno vem pra otimizar a resolução de pequenos e médios problemas, solicitações, acompanhamentos e pagamentos, dando ao aluno autonomia e facilidade no dia a dia, já que ir até a faculdade e enfrentar filas gigantescas para resolver pequenos problemas não seria tranquilo pra ninguém, principalmente pra quem tem uma vida mais agitada.

O que podemos encontrar no Portal do Aluno?

Neste novo modelo, o Portal do Aluno traz uma página inicial com os dados pessoais do aluno e notícias sobre o mundo acadêmico e a faculdade, um quadro de avisos, calendário acadêmico e tópicos para que o aluno escolha e tenha um acesso amplo sobre cada assunto. Ainda na tela inicial, no canto direito, temos o acesso rápido que facilita o acesso aos links mais utilizados ou mais úteis para o aluno:

BLACKBOARD:  Acesso às disciplinas a distância.

PAGAMENTO ONLINE: Acesso aos boletos de pagamento das mensalidades ou rematrículas.

CONSULTA DP/ADAP: Acesso às dependências e adaptações de matérias.

OPORTUNIDADES: Acesso a empregos e estágios disponíveis no portal Global Vagas para alunos da FMU em empresas parceiras.

FINANCEIRO: Neste tópico teremos acesso a todo o histórico financeiro (pagamento das mensalidades) do aluno e também possibilita que o aluno solicite declarações financeiras pelo portal, todas as declarações são pagas.

ACADÊMICO: No tópico ficam todas as informações acadêmicas do aluno, lá temos acesso à grade de horários do curso, notas, faltas, calendário de provas, professores do curso, estágios (que em alguns cursos é obrigatório), histórico escolar, documentos pendentes e atividades complementares. É aqui que acompanhamos as notas das provas no final do semestre (esta deve ser a página mais atualizada nos finais de todos os semestres, rs).

FINANCIAMENTO: Esta página é utilizada para alunos que possuem financiamento estudantil, como o Pravaler e o Fies.

BENEFÍCIOS E SERVIÇOS: Aqui temos o link da biblioteca online, oportunidades de emprego e estágios nas empresas parceiras da FMU, Solicitação de primeira e segunda vias da carteirinha de acesso e solicitação de passe escolar.

SOLICITAÇÕES: Aqui são feitas todas as solicitações do aluno. É possível solicitar declarações de estágios e protocolo de entrega de termo de compromisso de estágio, relatório de estágio e termo aditivo, declarações financeiras, além de estar alocadas no financeiro, também estão relacionadas aqui solicitações das DP's e solicitações acadêmicas como: alterações de dados cadastrais, revisão de prova, segunda chamada (quando o aluno não pode comparecer no dia da prova, é cobrado R$ 35,00 para realizar a segunda chamada), licença-maternidade, mudança de campus, de curso, de turno, registro de atividades complementares, declarações acadêmicas como de matrícula e de reconhecimento do curso. O histórico escolar também está aqui.


O Portal do Aluno é bem completo e também permite que o aluno entre com contato com a ouvidoria da faculdade, abra de reclamações e sugestões e realize alteração de dados cadastrais. Também traz informações rápidas e bem objetivas de dúvidas básicas como: cálculo da média final, trancamento de matrícula, faltas, entre outros.

O portal é completo e facilita muito a vida dos alunos, apesar de existirem algumas instabilidades e demora na inserção de informações, ele é muito útil e dá conta do recado de modo geral.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54