Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

Pós-graduação em Rock aborda história, teoria e prática do gênero

por Mathias Sallit em 24/01/19 400 visualizações

Bandas como The Beatles, The Rolling Stones, Pink Floyd, Queen, Led Zeppelin, Elvis Presley, Os Mutantes e outros grandes nomes do Rock'n'Roll do Brasil e do mundo. Se isso fosse um cartaz de um festival de Música, seria o concerto mais espetacular da história. Mas, na verdade, isso se trata de parte do conteúdo de um curso de pós-graduação.

Seria esse o sonho de estudos de todo o roqueiro? A Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, está com matrículas abertas para o curso "Rock - Teoria, História e Prática".

Imagina ouvir os acordes dos irmãos Young, do AC/DC, em uma aula?

Os apaixonados por Rock'n'Roll terão as aulas ministradas no campi de Perdizes, na Zona Oeste da capital paulista. Pioneiro neste tipo de graduação no país, o curso possui bolsas de estudo no Quero Bolsa.

"Existem diversos cursos livres espalhados pelo Brasil. O Rock é um gênero que sempre atraiu estudantes e por isso existem muitas especializações que suprem essa demanda. Mas em um nível acadêmico de pós-graduação, esse da Faculdade Santa Marcelina será o primeiro", afirma o professor Ciro Visconti, coordenador do curso.

Música e Vestibular: uma playlist com 16 canções importantes para a sua prova

Com duração de três semestres, as aulas terão início no dia 12 de março de 2019 e seguem até 28 de agosto de 2020.

A prática musical no curso

Como é possível identificar pelo nome do curso, além dos maiores nomes da História do Rock, as disciplinas vão abordar a teoria e a prática do gênero. "No conteúdo, existem diversas disciplinas que são focadas na prática de grupo, em que formaremos bandas com os alunos e desenvolveremos repertório", explica Ciro.

Mas calma! Não é preciso tocar instrumento algum ou saber cantar para fazer a pós-graduação. As áreas de atuação nesse mercado são variadas e serão abordadas no curso. "Iremos determinar para os alunos que não são músicos a função de produtores executivos destas bandas", afirma o professor.


Ele ainda afirma que o curso tem atraído o interesse de profissionais de outras áreas além da Música, como historiadores, jornalistas e sociólogos. Estes alunos ficarão responsáveis pela produção de eventos (como shows e audições), pela divulgação em redes sociais e outras funções além do palco.

A parte teórica estará presente em diversas disciplinas. Nelas, serão abordadas as formas musicais, a harmonia e ritmo, análises de álbuns clássicos e progressões que constroem as músicas no Rock. 

Ciro ressalta que "apesar destas disciplinas terem características teóricas, todos esses conceitos serão demonstrados no repertório consagrado do gênero e são essenciais para fundamentar as disciplinas, tanto de composição, como as de performance".

Mercado de trabalho

Você acha mesmo que o Rock morreu? Então pode começar a mudar de ideia! Existem diversas áreas de atuação no mercado musical. O profissional não precisa estar no vocal, na guitarra, no baixo ou na bateria para fazer parte da "cena" roqueira. Muita gente trabalha por trás do som.

Os campos são muitos: composição, arranjo, produção artística em shows, produção executiva, produção em estúdio, educação musical, pesquisa acadêmica, entre outros.

"Por causa dessa grande abrangência é fundamental que o profissional tenha especializações bem variadas. É dessa forma que o curso irá ajudar os alunos, na inserção no mercado de trabalho", diz Ciro. "Um dos objetivos do curso é fazer com que o aluno vivencie o mercado profissional por diversos pontos de vistas, tanto na prática, como na teoria", completa.

Por que estudar Rock?

Para quem não vive sem o bom e velho Rock'n'Roll nos ouvidos, esse curso é uma oportunidade única para entrar mais a fundo desse meio. "Um curso inédito no Brasil. Disciplinas inovadoras e ministradas por grandes profissionais em uma instituição de ensino que possui uma infraestrutura impecável", comenta Ciro.

Estrutura para os cursos de Música da Santa Marcelina (Divulgação/Santa Marcelina)

Para o coordenador do curso, toda a estrutura oferecida é um sonho para qualquer músico ou produtor. "São salas de aulas altamente equipadas, estúdios de ensaios, salas de estudo, um estúdio de gravação, salas amplas, os melhores equipamentos e técnicos profissionais".

E tem mais! O Quero Bolsa te ajuda a fazer esse curso com uma bolsa de estudo até o final das aulas. Ou seja, até você ser um pós-graduado em Rock!

Quero estudar Rock!

Entre na área de pós-graduação do site da Faculdade e agende uma conversa com o professor Ciro Visconti. Mas não esqueça de garantir a sua bolsa de estudo antes de realizar a sua matrícula no curso. Só assim você assegura o desconto de 20% na mensalidade.

O Ozzy já sabe, liga no 0800 123 2222!

Graduações para quem gosta de música

Mas quem pode fazer uma pós graduação? Para realizar esse tipo de curso, é preciso já ter concluído uma faculdade, que é primeira fase do Ensino Superior.

Ainda não fez uma faculdade e é tão apaixonado por música que deseja seguir uma carreira nessa área? Saiba que não é necessário ser músico para conseguir uma oportunidade. Por que não gerenciar bandas, trabalhar com produção cultural, análise musical, cobertura de shows, entre outros?

A Revista QB fez uma lista com cinco cursos para quem gosta de música e quer seguir carreira nesse mundo.

A lista é especial para quem gosta de música desde bem pequeno!

Outros cursos de Música na Santa Marcelina disponíveis no Quero Bolsa

Música (Graduação)

Música - Regência (Graduação)

Canção Popular - Criação, Produção Musical e Performance (Pós-graduação)

Música Contemporânea - Escrita, Tecnologia e Criação (Pós-graduação)

Musicoterapia Aplicada - do Desenvolvimento ao Envelhecimento (Pós-graduação)

Música e Imagem (Pós-graduação)

Violão - Pedagogia e Performance (Pós-graduação)

Ficou interessado? Liga para o Quero Bolsa no 0800 123 2222 que os Guias do Aluno vão te ajudar!

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54