Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Orientação Profissional: quero uma profissão que não use números

por Maria Fernanda Alves em 05/09/19 330 visualizações

Quem acompanha minhas publicações aqui na Revista Quero já sabe que começamos a aceitar perguntas sobre escolha profissional, cursos e carreiras. As perguntas serão respondidas por e-mail ou no formato de uma publicação como esta.

Para enviar sua pergunta basta acessar o formulário de Orientação Profissional e aguardar o nosso retorno. 

A Ana* de 26 anos foi uma das primeiras a enviar sua dúvida para o nosso apoio à escolha profissional e a questão que ela levanta sempre é abordada nos comentários dos posts aqui da revista.

Quero fazer algo [curso superior] que não tenha que mexer com números e que no futuro possa abrir um negócio particular usando os conhecimentos do curso que fiz.

profissão que não usa números

Olá, Ana!

Sempre estaremos cercados por números e lógica, independente da profissão, mas é claro que algumas profissões vão exigir um conhecimento mais aprofundado que outras. No curso de Psicologia, por exemplo, os alunos passam por algumas disciplinas importantíssimas que envolvem muitos cálculos e estatística, mas não podemos comparar à carga de disciplinas de exatas de um curso de Engenharia.  

Como o seu objetivo profissional é ter o próprio negócio, com certeza precisará ter boas noções de matemática, principalmente financeira.

Independente de ter uma escola de idiomas ou um escritório de contabilidade, você precisará ter conhecimento matemático, a diferença é que na escola de idiomas a matemática seria voltada para o gerenciamento e operação e no escritório de contabilidade seria voltada para o gerenciamento, operação e para o serviço prestado.

Por que você foge da matemática?

É muito importante entender o porquê de você querer fugir da matemática e trabalhar essas questões. Já publicamos aqui na revista uma matéria que aborda a Ansiedade Matemática, recomendo a leitura e que pesquise mais sobre o assunto caso se identifique e, se necessário, busque ajuda de um psicólogo.

Você pode estar deixando de considerar oportunidades excelentes por conta desse "bloqueio" que pode ter sido ocasionado por professores sem didática, ausência de estímulos adequados ou falta de acompanhamento específico no seu período escolar, por exemplo.

Ah, é importante lembrar que é possível aprender a gostar de matemática mesmo depois de adulto, portanto não se feche para essa possibilidade, mas é claro que isso não é mandatório e você pode sim optar por carreiras que tenham uma cobrança de conhecimentos matemáticos menor.

Como encontrar cursos que usem pouca matemática?

Uma boa forma de conhecer a carga de exatas exigida em um curso é conversando com quem já está na faculdade, já que essas pessoas podem tirar suas dúvidas sobre o conhecimento prévio em matemática exigido dos alunos, como são as aulas/exercícios e as avaliações.

Mas, caso não tenha pessoas próximas a você que possam compartilhar essas informações, envie sua dúvida na sessão de Perguntas e Respostas do Quero Bolsa que alunos de diversas instituições poderão te ajudar. 

Também é interessante consultar a grade curricular dos cursos direto nas universidades de seu interesse, já que elas podem variar de acordo com a instituição. No site do Quero Bolsa é possível encontrar de forma organizada grades curriculares** de diversos cursos superiores para te dar um norte. Veja alguns exemplos:

Grade Curricular de Gestão Comercial
Grade Curricular de Direito
Grade Curricular Engenharia de Produção
Grade Curricular de Estética 

* o nome da estudante foi alterado pois a divulgação não foi autorizada.
** as grades curriculares bem como bibliografia e metodologia de aulas variam de acordo com as instituições, porém todas seguem um currículo básico comum determinado pelo Ministério da Educação (MEC).


Não posso fazer uma lista indicando cursos porque o processo de escolha profissional é muito profundo e demanda, dentre outras coisas, autoconhecimento, motivação e pesquisas do mercado de trabalho. Espero que eu tenha conseguido te ajudar, mesmo que minimamente, e que você encontre o seu caminho profissional de uma forma tranquila e satisfatória. 

Boa sorte!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54