Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

O que um profissional de Educação Física pode fazer nas Olimpíadas além de ser treinador

por Adriana Nakamura em 17/08/16 990 visualizações

Por trás de um grande atleta, há sempre um grande treinador. As estrelas de bronze, prata e ouro do Brasil reluzem sob os holofotes. Mas neste post os destaques são os profissionais de Educação Física, que fazem o espetáculo das Olimpíadas acontecer do lado de fora das quadras para dentro - e como eles chegam lá. De acordo com Solange Guerra Bueno, profissional de Educação Física membro do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), existem muito mais áreas de atuação para os profissionais de Educação Física em um Olimpíada do que se pode imaginar. 

Além de treinadores dos atletas, há profissionais da área realizando avaliações físicas e atuando junto aos médicos em laboratórios de coleta e exames antidoping. Há ainda aqueles que participam da organização dos Jogos Olímpicos, e outros que, como Solange, atuam como voluntários em diversas áreas que não são necessariamente ligadas ao esporte. Na Rio 2016, Solange é voluntária do time de Operações de Imprensa. “O voluntariado dá oportunidades para que os profissionais de Educação Física conheçam e tenham experiência nas outras áreas de um megaevento esportivo complexo como este”, observa.  

Bacharelado ou Licenciatura?

Quem deseja entrar em um curso de graduação em Educação Física com o sonho de um dia fazer parte de grandes competições como as Olimpíadas, é importante já ter em mente o direcionamento da sua carreira. Os cursos de Licenciatura formam profissionais para atuar na área de Ensino. São eles que vão dar aulas de Educação Física nas escolas para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio. Já o Bacharelado oferece uma formação mais voltada ao mercado. 

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

 

De acordo com Solange Bueno, esta é a opção indicada para aqueles que desejam participar de grandes competições. Os bacharéis em Educação Física podem atuar na área de análise e fisiologia, como técnicos e treinadores ou na administração e na gestão e logística de eventos como os Jogos Olímpicos. “O bacharelado em Educação Física tem interface com as áreas Humanas, Exatas e Biológicas. O curso vai habilitá-lo para diversas oportunidades do mercado. Por isso, é muito importante pensar no direcionamento da carreira profissional em Educação Física antes de prestar o vestibular, para poder escolher entre a Licenciatura e o Bacharelado e não se frustrar depois”, destaca Solange.   

Paulo Russo e suas 7 olimpíadas

Um grande exemplo de que os profissionais formados em Educação Física têm um campo de atuação gigante à sua frente nos Jogos Olímpicos é o profissional de Educação Física, treinador, comentarista e colunista Paulo Russo. Paulistano, professor de Educação Física na FMU há 30 anos, Russo carregava um currículo olímpico invejável quando decidiu entrar na área acadêmica. Pela Seleção Brasileira de Vôlei, foi jogador nas Olimpíadas de Munique (Alemanha Ocidental, 1972), assistente técnico nas Olimpíadas de Montreal (Canadá, 1976) e treinador nas Olimpíadas de Moscou, (URSS, 1980). Depois, foi comentarista da TV Bandeirantes nas Olimpíadas de Seul (Coreia do Sul, 1988), Barcelona (Espanha, 1992) e Atlanta (EUA, 1996), e colunista do jornal Agora São Paulo nas Olimpíadas de Sydney (Austrália, 2000). Nesta entrevista exclusiva para a Revista Quero, Paulo Russo fala um pouco sobre sua experiência.   

Revista Quero: Participar das Olimpíadas era seu objetivo desde o início da sua carreira?

Paulo Russo: Sim. Meu objetivo sempre foi participar do maior evento esportivo mundial como jogador e também como treinador. Sempre estudei e analisei as melhores equipes do mundo para concretizar esse sonho. A recompensa foi conseguir nos classificar entre as cinco melhores equipes de vôlei do mundo na Olimpíada de Moscou, em 1980. Além de alcançar esse sonho, tive também o privilégio de vivenciar a conquista da medalha de ouro no vôlei masculino em Barcelona, em 1992, quando participei desse importante momento esportivo na mídia, como comentarista.   

Revista Quero: Qual foi a importância de ter cursado a graduação em Educação Física para conseguir participar dos Jogos Olímpicos? 

PR: Ser graduado em Educação Física e ter feito cursos de aperfeiçoamento profissional na área foi fundamental para fazer um trabalho de alto nível no voleibol brasileiro. Uma curiosidade é que um dos cursos complementares que mais me ajudaram durante a minha atuação foi o de Estatística, da Federação Internacional, realizado por meio de um sistema italiano chamado DataVolley. Após cada jogo, era fornecido à mídia o VIS (Volleyball Internacional System). Esse recurso permitia verificar as estatísticas de desempenho da Seleção Brasileira e dos nossos adversários.   

Revista Quero: O que você diria para quem está entrando agora em uma faculdade de Educação Física com o sonho de um dia ser treinador de um atleta olímpico? 

PR: Sempre sonhe grande, busque sempre o máximo de resultados. Mesmo que no início a meta não seja atingida, você terá a certeza de que você fez tudo o que era possível. Estude, pesquise, apaixone-se e ame profundamente a profissão.   


Encontrar bolsas de estudo


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54