Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Profissões do futuro: como elas ficam com a pandemia?

por Natália Plascak Jorge em 17/04/20

Quem se interessa por profissões do futuro deve estar se perguntando se alguma mudança pode ter acontecido com elas com os efeitos gerados no mundo do trabalho com a pandemia.

O fato é que os especialistas nesses estudos de mercado fazem uma leitura bem interessante sobre esse cenário: houve uma aceleração de tendências e a confirmação de profissionais já citados em análises anteriores


Um relatório elaborado pela Profuturo, divisão responsável por investigar tendências no mundo das profissões, mostra alguns acertos dos pesquisadores, como por exemplo, a procura por bioinformationists (profissionais que trabalham com genética e vacinas), técnicos em telemedicina (aqueles que ajudam os médicos em consultas e atendimentos online) ou até mesmo por profissionais de marketing de e-commerce (que trabalham com estratégias de venda online).

O que dizem os especialistas em profissões do futuro

Para a professora Samantha Mazzero, pesquisadora da Profuturo, muitos dos cenários propostos nesses estudos sobre o futuro das profissões foram acelerados com a pandemia e a necessidade de quarentena. Segundo ela, o que essa crise fez foi aumentar intensamente o desenvolvimento de algumas frentes, especialmente em saúde e tecnologia. 

“Em saúde, é possível destacar as atividades médicas específicas a distância, com médicos de base atuando com orientações de um especialista e de aparelhos tecnológicos para efetuar intervenções. Na área de tecnologia, as atividades tiveram ainda mais aceleração. As ferramentas explodiram por conta da necessidade de se trabalhar e estudar online, por isso profissionais ligados à linguagem de programação, engenheiros de software e equipes de cybersecurity estão trabalhando como nunca e resolvendo problemas em tempo recorde”, explica Samantha. 

O que estamos avaliando agora é o quanto essa crise está fazendo tudo ser mais ágil ou tomar outro rumo mais específico.” Samantha Mazzero, pesquisadora da Profuturo.

A Educação também sofreu impactos bastante significativos. A quantidade de cursos online disponíveis para desenvolvimento de novas habilidades foi grande, assim como a necessidade de adaptação das instituições de ensino ao modelo de educação a distância. “Nunca a Educação teve que dialogar tanto com a tecnologia e de forma tão rápida. Mais do que nunca as ferramentas tecnológicas têm sido essenciais. Isso também fez com que o preparo do professor em ações que engajem os alunos tivesse que ser desenvolvido. Podemos até dizer que vimos o surgimento de um novo profissional, o cyberprofessor”, brinca a pesquisadora.

Outra questão que também voltou ao campo das discussões foi o aumento da imunização. “As vacinas têm uma priorização principalmente por questões de saúde, mas também para evitar problemas econômicos, para que não haja saturação do sistema de saúde nesses momentos”, lembra Samantha. 

A seguir, é possível conferir aqueles que foram confirmados no relatório do ano passado da Profuturo como os profissionais do futuro. É importante lembrar que as informações desses estudos são avaliadas de tempos em tempos, para verificar se as conclusões realmente se concretizaram como foram sugeridas. 

Carreiras do futuro

  1. Gerente de Eco-relações: profissional que irá se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos. 
  2. Chief Innovation Officer: interagirá com os funcionários em diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações. 
  3. Gerente de Marketing e-commerce: gerencia o desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços. 
  4. Conselheiros de Aposentadoria: profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria.
  5. Coordenador de Desenvolvimento da Força de Trabalho e Educação Continuada: coordenador responsável por gerenciar programas para ajudar funcionários qualificados a atingir níveis avançados em suas áreas de especialização.
  6. Bioinformationists: cientistas que trabalharão com informação genética, servindo como uma ponte para cientistas que trabalham com o desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas. 
  7. Técnico em Telemedicina: fará parte de uma equipe que oferecerá tratamento médico e diagnóstico para pessoas em áreas remotas.

Fonte: Webdelphi Carreiras do Futuro Relatório Final - FIA Profuturo

Áreas mais prováveis de se desenvolverem no futuro

Esse mesmo relatório trouxe também o estudo com as áreas mais prováveis de terem espaço crescente no mercado de trabalho. O resultado englobou cursos relacionados a preocupações com o Meio Ambiente, à globalização, qualidade de vida, virtualização e ao envelhecimento da população. 

Para refletir 

Em um dos artigos publicados pela Cognizant, referência em estudos sobre o futuro, discutindo os reflexos da covid-19, Prasad Satyavolu, Chief Digital Officer e Head Global de Inovação da empresa, levanta a pergunta: nós vamos aprender com esse temporário “novo normal” para criar um ainda melhor seguir em frente? 


O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54