Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Programa inclusivo da Unicap insere negros e indígenas na universidade no Recife

por Aurilene Candida em 18/09/19 130 visualizações

Ingressar em uma universidade é o desejo da grande maioria de jovens e adolescentes, seja qual for a classe social ou raça. Todos entendem que o principal caminho para se adquirir mais conhecimento e iniciar uma carreira profissional de sucesso é por meio dos estudos.

Com o intuito de incentivar a igualdade no ambiente acadêmico, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com o apoio  do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), lançou o Programa Bolsas de inclusão, onde foram disponibilizadas 200 bolsas, distribuídas em 28 cursos para alunos negros e indígenas. O processo seletivo ocorreu unicamente por meio da nota do Enem. Os contemplados através do programa participaram de uma aula inaugural no dia 5 de setembro.

unicap
Ezequiel Luiz, 20 anos e Odara Hana, 18 anos, estudantes que ingressaram na Unicap através do Programa Bolsas de Inclusão (Foto: Aurilene Candida)

A iniciativa da UNICAP está mudando a vida de negros e indígenas que têm dificuldades  financeiras para ingressar em uma universidade, deste modo, fortalecendo a igualdade social em uma sociedade em que ainda existe a desigualdade.

A demanda pela busca das bolsas surpreendeu a instituição. A quantidade de jovens que foram em busca de oportunidades chegou a mais de 800 - a estimativa era de 300 pessoas.  Desde então, a universidade colocou todas as bolsas oferecidas à disposição, fortalecendo o conceito de que a educação é um direito para todos, independentemente de raça ou classe social.

 “As aulas foram imediatamente iniciadas. Ocorreu a aula inaugural, que chamamos de 'aulão de boas-vindas', para coroar todo esse processo. Nós entendemos que os novatos queriam celebrar essa conquista. Ficamos impressionados como os jovens da periferia do Recife realmente têm um sonho, que é fazer um curso universitário, e eles compreenderam que a Unicap seria esse lugar”, disse o padre Clóvis Cabral, educador social da universidade.

unicap
Padre Clóvis Cabral, educador social da Universidade Católica de Pernambuco (Foto: Aurilene Candida)

O que parecia um sonho distante e difícil se tornou realidade para diversos jovens e adolescentes que sempre tiveram o olhar voltado para a universidade e o Ensino Superior, enxergando como um caminho para adquirir mais conhecimento e conquistar um futuro melhor, tanto para si mesmo quanto para a sociedade no geral.

O estudante Ezequias Luiz, de 20 anos, que ingressou por meio do Programa Bolsas de Inclusão, relata que sentiu um pouco de receio, pois tinha uma visão não muito positiva na questão de relacionamento dentro da instituição. “Quando cheguei aqui, vi um cenário diferente do que esperava, já fiz amizade com bastante gente. Hoje tenho meu grupo de amigos com quem me identifico e me sinto muito bem acolhido pela universidade.” 

Estudantes são inspiração para outros jovens que lidam com as mesmas dificuldade de ingressar em uma faculdade, e que de alguma forma vem perdendo a esperança por viver em uma sociedade onde a educação de qualidade não chega a todos. Em meio a esse momento de dificuldades, a Unicap continua acreditando e construindo a esperança, transformando as palavras em gestos e atitudes para de uma certa forma ajudar essa população que tem menos oportunidades.

“Espero conseguir concluir a graduação, chegar onde eu quero e inspirar outras pessoas que sonham, pois sempre sonhei em estudar na Unicap e hoje estou aqui", diz a aluna Odara Hana, de 18 anos. "Sou a prova viva de que sonhos realmente podem se tornar realidade, não só pra mim, como também para outros jovens”, completa.

Correspondentes Quero: Conteúdo independente, feito por estudantes, sobre universidades do Brasil - Revista Quero

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54