Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Projeto de faculdade com escolas públicas do interior de SP vence prêmio de sustentabilidade apoiado pela ONU

por Mathias Sallit em 08/07/20

O Centro Universitário Facens, de Sorocaba, no interior de São Paulo, venceu o "International Green Gown Awards", prêmio apoiado pelo setor de Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece projetos de sustentabilidade de universidades ao redor do mundo que cumpram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O anúncio aconteceu virtualmente nesta quarta-feira (08) e contou com a participação universidades de todo o mundo em três categorias. A Facens foi a instituição vencedora na categoria "Engajamento Estudantil" para universidades de menor porte, com o projeto Ecoginc, uma gincana ecológica desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Social (LIS) da faculdade.

Foto: Divulgação/Facens
Facens Ecoginc ONU green gown awards
Colaboradores da Facens interagem com estudantes de escola pública no Ecoginc, projeto reconhecido pelo prêmio nesta quarta-feira (08)

Com o lema "Empoderando para Mudar o Jogo", a Ecoginc é uma gincana que leva atividades para escolas públicas de Ensino Médio da região de Sorocaba que apresentam situação de vulnerabilidade social.

Durante três dias, alunos da escola e da Facens formam grupos que competem entre si cumprindo tarefas que desenvolvem a consciência socioambiental nos participantes. O Ecoginc é realizado desde 2017.

"A cada ano, vemos que as atividades ficam mais robustas e portanto geram uma conexão maior entre nossos alunos da Facens e a escola que nos recebe", conta a coordenadora do LIS da Facens, Raquel Barbosa Rogoschewski.

No segundo ano de projeto, em 2018, o Ecoginc começou a contar com a parceria entre o LIS e o Centro de Empreendedorismo (FACE) da instituição. O trabalho em conjunto possibilitou que as atividades não ficassem restritas aos alunos.

Enquanto o grupo do LIS lidera a gincana com os jovens, os voluntários da FACE realizam oficinas com os professores da escola para abordar ferramentas e exercícios que possam ser aplicadas no dia a dia das aulas. "Isso deu uma nova força a esse trabalho e aumentou em muito o legado que deixamos na escola após os 3 dias de atividade", afirma Raquel.

Mesmo com tudo organizado para a edição de 2020, devido à pandemia do coronavírus ainda não há definição de datas para que a Ecoginc aconteça, a depender da possibilidade de volta às aulas presenciais e de encontro entre os alunos.

Leia também:
Estudantes de universidades desenvolvem jogo educativo sobre a pandemia do coronavírus

LIS usa filosofia africana para engajar alunos

“Eu sou porque nós somos”. Isso é o que prega a filosofia de origem africana Ubuntu, que orienta as atividades realizadas no Laboratório de Inovação Social (LIS) da Facens. São três principais programas trabalhados no LIS, que buscam cada um desenvolver junto aos alunos os seguintes pilares: consciência, compaixão e engajamento.

"Acreditamos muito no trabalho que desenvolvemos dentro do nosso laboratório, pois entendemos que ali é um espaço para pessoas se conectarem, se desenvolverem e despertarem para uma vida mais consciente, com um olhar que contempla não apenas a si mas aos indivíduos ao seu redor e a sociedade de modo geral", conta Raquel.

Foto: Divulgação/Facens
ecoginc facens green gown awards
Ecoginc acontece desde 2017 em escolas públicas da região

De acordo com ela, professores e estudantes dos 18 cursos de graduação da Facens participam dos projetos, além dos estudantes de pós-graduação da instituição. Um dos objetivos do LIS é trabalhar os pilares citados nos alunos, tanto na vida pessoal como na formação profissional ao longo das graduações.

 "Queremos sempre oferecer ferramentas, conteúdo e perspectivas que agreguem muito mais valor à formação dos alunos, para que eles terminem o curso não apenas com o diploma na mão, mas bons profissionais. Para que sejam bons profissionais, eles precisam primeiro se desenvolver como pessoas, para que possam ser mais realizados, independente da área que escolherem seguir", completa a coordenadora do laboratório.

Com o alcance que o projeto teve dentro e fora da faculdade, o LIS engajou professores e colaboradores a entenderem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a desenvolverem habilidades de liderança nos participantes.

"Após a crise [da pandemia], precisamos mais do que nunca de líderes colaborativos, conscientes e sustentáveis, preparados para enfrentar os desafios futuros", conta Raquel, que lembra do enfrentamento das crises já estabelecidas na sociedade, como a fome a desigualdade e a crise climática.

A premiação

O "International Green Gown Awards" é uma premiação que reconhece iniciativas e projetos de sustentabilidade elaboradas por universidades em todo o mundo. O prêmio busca colocar em debate no ambiente universitário atitudes tomadas que trabalhem em cima de algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

As três categorias do prêmio são "Beneficiando a Sociedade", "Instituição Sustentável do Ano" e "Engajamento Estudantil", que reconheceu a Ecoginc da Facens.

O prêmio de Instituição Sustentável de 2020 foi dado à Universidade San Ignácio de Loyola, no como instituição de grande porte, e para a a Universidade Islâmica Internacional da Malásia, como instituição de menor porte.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54