Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Projeto Meninas SuperCientistas da Unicamp incentiva a presença feminina na área da ciência

por Marina Borges em 11/02/20

O projeto Meninas SuperCientistas foi criado por pesquisadoras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para incentivar meninas a seguirem carreira na área da ciência. Após fazer sucesso em sua primeira edição, o programa volta a abrir vagas no primeiro semestre de 2020.

Unicamp: projeto Meninas Supercientistas incentiva a presença feminina na área da ciência - REVISTA QUERO
(Divulgação/Meninas Supercientistas/Unicamp)

Alunas do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) de escolas particulares e públicas podem se candidatar para as 65 vagas do projeto, 15 a mais do que em 2019, até o dia 12 de fevereiro. A inscrição pode ser realizada pelo site.

Durante cinco sábados, de 7 de março a 4 de abril, das 9h às 17h, as meninas selecionadas terão a oportunidade de participar de palestras, oficinas e minicursos sobre robótica, tecnologia, engenharia química, física, astronomia, entre outros temas.

Além disso, também estão programadas visitas ao Museu Aberto de Astronomia (MAAs) e ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde as participantes conhecerão o Sirius maior acelerador de partículas do país.

De inspiração para ação

Unicamp: projeto Meninas Supercientistas incentiva a presença feminina na área da ciência - REVISTA QUERO
Projeto Meninas Supercientistas contará com 65 participantes em 2020 (Foto: Juliana Furtado Silva)

O evento foi inspirado no projeto Meninas com Ciência, realizado por mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que teve início em 2016 e realizará sua 5ª edição em 2020. Foram realizadas também duas edições do “Meninas com Ciência-SP”, em 2017 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba (Pequenas Cientistas), e em 2018 na Universidade de São Paulo (USP), campus São Paulo.

A aluna de Matemática da Unicamp e idealizadora do projeto, Marcela Medicina, conta como o Meninas SuperCientistas tomou forma:

“No começo de 2019, eu estava procrastinando no feed de notícias do Facebook e vi a chamada de um evento na USP Butantã chamado “Meninas com Ciência”, que atualmente se chama Mergulho na Ciência. Esse projeto era voltado para meninas do ensino fundamental II e tinha diversas atividades de física, astronomia, oceanografia e várias outras coisas interessantes. Imediatamente desejei que houvesse algum projeto assim na minha universidade, então enviei uma mensagem para a página do Meninas com Ciência perguntando como eu poderia trazê-lo para a Unicamp. Quem me respondeu foi a organizadora do, agora, Pequenas Cientistas, que me disse que a ideia era justamente essa: que o projeto se espalhasse por outras universidades e atingisse o maior número de meninas possível. A partir daí, ela me deu diversas informações e dicas de como realizar a nossa edição aqui na Unicamp”, relata a estudante.

Unicamp: projeto Meninas Supercientistas incentiva a presença feminina na área da ciência - REVISTA QUERO
Equipe de 2019 do projeto (Foto: Divulgação/Meninas Supercientistas)

Assim, o projeto que saiu do papel em 2019 segue com seu objetivo: incentivar as garotas desde cedo a serem cientistas, especialmente nas áreas em que as mulheres são minoria (Exatas e Engenharias). Para isso, pesquisadoras mostram o que fazem nas carreiras profissionais e demonstram atividades práticas em oficinas.

Leia mais:
Elas na Engenharia: iniciativa da USP São Carlos incentiva presença de mulheres na exatas
+ Mulheres na Ciência em universidades paulistas celebram aumento da presença feminina na área

“O projeto é muito importante para mostrar para as alunas que ser cientista é um sonho palpável, assim como estar em uma universidade”, afirmou Marcela Medicina em entrevista à Revista Galileu.

Segundo a estudante, as garotas que já participaram do Meninas SuperCientistas acreditam que o projeto fez uma grande diferença em suas formações e que as inspiraram a seguir carreiras científicas no futuro.

“As meninas são parte da transformação também. Elas têm motivado outras garotas ao falarem sobre o projeto em suas escolas, ao contarem as histórias das cientistas que conheceram e ao repassarem o que aprenderam”, explica Marcela.

Nesta edição, as organizadoras adicionaram ao calendário um dia de atividades que envolverão os pais das alunas também, por reconhecerem a importância deles na formação das meninas e para que continuem sendo seus incentivadores nessas áreas.

Serviço

O projeto é gratuito e oferece almoço e lanches nos cinco dias de evento, além do transporte que levará as garotas às visitas técnicas que fazem parte do cronograma.

Para participar, basta estar regularmente matriculada no ensino fundamental II, ter disponibilidade de participar dos cinco dias de evento (que ocorre aos sábados, das 9h às 17h) e ter a autorização de um responsável. 

O projeto divulga as informações para as interessadas nas páginas do Facebook e do Instagram. Para saber mais sobre o Meninas SuperCientistas, acesse o site.

Veja também:
+ Sustentabilidade: Unicamp terá linha circular interna com ônibus elétrico

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54