Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Projeto Migrar: Alunos da USP Ribeirão Preto atuam na comunidade para promover educação e saúde

por Marina Borges em 16/09/19 370 visualizações

O Projeto Migrar nasceu em 2015 com a iniciativa dos alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP. Visando a aproximação do aprendizado adquirido no curso de graduação com a comunidade, principalmente àquela carente de recursos e de informação, o projeto tem o objetivo de disseminar informações sobre saúde e práticas que melhorem a qualidade de vida da população.

O nome “Migrar” leva ao pé da letra a dinâmica envolvida, ou seja, os alunos literalmente migram-se durante 15 dias para a cidade onde serão realizadas as atividades. A atuação estende-se aos farmacêuticos e agentes de saúde, orientando-os sobre os problemas encontrados, além de auxiliá-los a identificar os já existentes.

Veja em quais cidades ficam os 8 campi da USP e saiba mais sobre eles

As equipes interdisciplinar e multiprofissional formadas por estudantes de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Educação Física, bem como docentes das respectivas Unidades destes cursos, realizam orientação de maneira próxima e humanizada, dentro do escopo de suas práticas profissionais.

Segundo Laís Navarro, aluna de Ciências Farmacêuticas da USP e ex-diretora do Projeto, “independente de qual profissional da área da saúde está atuando, é preciso ter empenho e integrar todos os profissionais em prol de um único objetivo comum: o paciente”, pontua.

usp ribeirão preto
Equipe do Projeto Migrar (Foto: Reprodução/Projeto Migrar)

A equipe do Migrar é composta, em média, por 35 alunos, sendo que a maioria cursa Farmácia, e é renovada todos os anos, rotacionando os participantes. "Acreditamos na importância dos alunos de terem contato com a comunidade, ainda enquanto universitários, de modo que possam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades interpessoais como comunicação, empatia, responsabilidade, organização e trabalho em equipe”, explica a ex-diretora.

Em cada expedição, durante 15 dias, a equipe multiprofissional desenvolve atividades específicas, campanhas e práticas que melhorem a qualidade de vida da população atendida, sempre com a presença de professores responsáveis acompanhando os estudantes.

usp ribeirão preto
(Foto: Reprodução/Projeto Migrar)

Além de ser multiprofissional e conter interunidades, o Projeto Migrar possui uma responsabilidade social. Com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP e parceria de três unidades de ensino da universidade (envolvendo quatro cursos de graduação), Secretária de Saúde das cidades visitadas e de outros participantes, quatro expedições já foram realizadas com sucesso.

“O paciente precisa ser visto na sua totalidade, sendo assim, ao longo desses anos, notamos a necessidade de proporcionar para a população o exercício da multidisciplinaridade abrindo espaço para participação de estudantes dos cursos da área da saúde”, aponta Laís.

A aluna ainda salienta o papel da universidade, centrado em três pilares: ensino, pesquisa e extensão, e relata que, com o Projeto Migrar, o aluno consegue unir ensino com extensão, “promovendo a tão almejada integração entre o que aprendemos e o que queremos aplicar na prática”.

Leia também:
+ USP oferece minicurso sobre igualdade de gênero para alunos da instituição
+ Estudantes da USP Bauru realizam tratamentos de fonoterapia com pacientes

Conheça os pilares do Projeto:

Visitas de Campo: A equipe atende cerca de 90 famílias que são previamente selecionadas pela Secretaria de Saúde do município envolvido e que possuem a saúde debilitada e fazem uso crônico de medicamentos. Cada família é visitada pelo menos três vezes, proporcionando um atendimento individual e especializado. Durante as visitas, os estudantes orientam sobre uso correto de medicamentos, hábitos de alimentação e cuidados, para que seja possível melhorar a qualidade de vida, o bem estar e o quadro de saúde.

Laboratório de Análises Clínicas: Membros da equipe, previamente capacitados, realizam exames de análises clínicas em um laboratório ambulante que é levado até o município. Os exames oferecidos às famílias selecionadas são Parasitológico, Uroanálise e Hemograma completo, tendo como objetivo proporcionar um atendimento mais completo, além de informações importantes sobre o paciente de forma rápida e precisa.

Campanhas: Atividades abertas ao público para conscientização de doenças, importância de atividade física na promoção da saúde, uso correto de medicamentos, alimentação equilibrada e questões sociais que permeiam o dia a dia da população.

  • Doenças Crônicas: voltada à orientação do público adulto sobre prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis (Hipertensão, Diabetes e Dislipidemias).

  • De Jovem pra Jovem: voltada aos jovens e aborda temas como: oportunidade de ingresso na Universidade, cursos profissionalizantes, sexo seguro, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), gravidez na adolescência, drogas lícitas e ilícitas, cidadania, respeito, igualdade de gênero, etc.

  • Da Natureza ao Corpo: Abordam-se temas como alimentação saudável, formas diferentes de preparar alimentos e conscientização na separação e no reaproveitamento de lixos. Além disso, atividades esportivas são realizadas como forma de integração entre adolescentes e adultos e, principalmente, para ressaltar a importância das atividades físicas na promoção da saúde física e mental.

Cinema: sessões de cinema com filmes atuais que trazem lazer e informação.

Festival de Encerramento: Festa com teor cultural e artístico, com apresentações musicais e danças envolvendo membros da equipe e da população, bem como encerramento das atividades do Projeto.

usp ribeirão preto
Atendimento realizado pelo Projeto Migrar (Foto: Reprodução/Projeto Migrar)

Laís conta que participar do Projeto Migrar permitiu praticar o cuidado farmacêutico ainda enquanto estudante universitária. “Desenvolvi mais o lado humano da profissão e a escuta ativa para atuação como profissional da saúde por meio de uma relação 'população x farmacêutico' eficiente, íntegra, ética e empática. Além disso, pude ver a importância da aproximação entre universidade e comunidade, a fim de retribuir para a população a qualidade de ensino que obtive dentro de uma instituição pública de ponta, como a USP”.

Em virtude da formação e competência proporcionada pela Universidade de São Paulo, o Projeto Migrar contempla e preconiza o bem-estar do paciente, o uso correto e racional de medicamentos, o incentivo à adesão do tratamento e a práticas de saúde que melhorem a qualidade de vida, como atividades físicas e educação alimentar.

Correspondentes Quero: Conteúdo independente, feito por estudantes, sobre universidades do Brasil - Revista Quero

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54