Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Projeto voluntário da Unicap promove atividades para crianças e adolescentes em três estados

por Aurilene Candida em 18/03/20

Com o objetivo de oferecer para os universitários uma experiência humanitária que vai além dos conhecimentos teóricos dos laboratórios e salas de aula, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) conta com o Programa Voluntariado Universitário: Vou de Férias.

Foto: Divulgação/Unicap
Unicap projeto voluntário
Ação voluntária é realizada em quatro estados no Nordeste

A ação é realizada nos meses de janeiro e junho, que são os períodos de férias dos estudantes, tanto para quem faz parte da ação, quanto para o seu público. Vale ressaltar que o tempo em que os alunos se dedicam a viver experiências voluntárias varia entre uma a quatro semanas, sendo aplicada de acordo com a disponibilidade do integrante. 

Além do estado de Pernambuco, a ação é realizada em outros três estados do Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Os voluntários atendem crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade, com o intuito de proporcionar diversão e compartilhar conhecimentos acadêmicos no período das férias.

“O projeto voluntário contribui com a evolução humana dos universitários e a possibilidade de aplicar os conhecimentos que tinham antes mesmo de iniciar o curso, de uma forma prática e social. No voluntariado diversas competências e habilidades podem ser desenvolvidas, porque o aluno planeja, aplica e avalia as atividades que podem ser exercidas”, comenta o coordenador do projeto Vou de Férias, João Elton.

A ação social é uma iniciativa da Unicap por meio do Instituto Humanitas em parceria com o Programa Mag+s Brasil. O objetivo é fazer com que os alunos possam colocar em prática boa parte do conhecimento que se é adquirido em sala de aula, além de ser uma ponte entre o mundo universitário e a sociedade, deste modo, aplicando conhecimentos acadêmicos na vida das pessoas, principalmente aquelas marginalizadas e em situação de vulnerabilidade.

Leia também:
Sistemas para Internet: novo curso da Unicap foca na empregabilidade do aluno
Unicap lança campanha de café solidário para beneficiar estudantes

A Unicap sempre busca projetos em que os futuros profissionais tenham contato com a sociedade, pois é uma maneira em que eles poderão compartilhar o que se foi adquirido no ambiente acadêmico e praticar o que se sabe. Além de aprender uns com os outros, é necessário o contato com a comunidade em geral, pois é dessa forma que futuramente irão trabalhar.

Experiências dos voluntários

Roberta Marinho, estudante de Enfermagem da Unicap, que participou da ação de janeiro nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, comenta que as atividades são bem criativas e práticas. “Passei um período de quatro semanas prestando serviços voluntários e posso dizer que o contato com as crianças e adolescentes é o máximo. Promovemos atividades como gincanas, futebol, pintura, teatro, desenho e entre outros. Os participantes podem escolher de acordo com sua preferência.”

A voluntária ainda afirma que, antes das atividades começarem, todos os integrantes do projeto se reúnam com as crianças e adolescentes para uma conversa descontraída, para que se sintam mais à vontade.

“Sempre tive o prazer de ajudar pessoas, principalmente quando envolve crianças e adolescentes. Com o Vou de Férias pude suprir todas as minhas expectativas como voluntária, passei pela experiência de sair da minha realidade para viver e conviver com pessoas que têm uma realidade totalmente diferente da minha. Sinto que as crianças e adolescentes necessitam de atenção, com isso pude despertar meu senso crítico e colocar em questão muitas coisas que antes tratava como prioridade. Atualmente percebo a importância de uma abraço, atenção, um olhar e um aperto de mão”, acrescenta a futura enfermeira.

Como participar do programa Vou de Férias?

Interessados em se voluntariar podem se inscrever pelo site do projeto, assim que as inscrições forem abertas. O programa conta com poucas vagas, por isso é realizado um processo seletivo com os candidatos que se inscreverem para as experiências.

A seleção é feita em três etapas, iniciando com uma carta de intenção, em seguida, dinâmicas e atividades em grupo e, por fim, entrevistas individuais. Os participantes receberão um certificado com horas complementares de participação do Vou de Férias.

A ação contribui com o coleguismo entre os integrantes, pois é o momento em que terão que trabalhar em equipe, além de viver uma experiência de comunidade, fazendo refeições juntos, colaborando em grupo com a limpeza e conservação do espaço de hospedagem e na ajuda da preparação das refeições. 

O Programa Vou de Férias vai muito além de ensinamento acadêmico e profissional: envolve empatia, solidariedade e humanidade como um todo. É o momento em que estudantes estão ali por um único propósito: fazer o bem sem olhar a quem e que por muitas vezes acabam aprendendo e desenvolvendo um conhecimento social e se interessando por questões humanitárias, algo positivo para qualquer curso em formação.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54