Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Psicologia na Unip: como foi meu terceiro semestre

por Sarah Carvalho em 21/11/18 220 visualizações

No início do curso de Psicologia na Unip, eu sempre ouvia alguns professores comentaram que o terceiro e quarto semestres eram os piores. A orientação era de que continuássemos firmes, que o resto seria levado tranquilamente. Confesso que estou me apegando à essa fala e acreditando fielmente que esse desafio será superado já que estou justamente no quarto semestre.

Hoje, olhando para trás, vejo que o primeiro ano foi algo mais tranquilo, mais receptivo, um período de boas-vindas da universidade. E não tiro a razão da instituição. Imagine como o número de desistências seria maior se o nível de dificuldade fosse tão elevado logo de cara? Agradeço a Unip por me conquistar de primeira, ganhar minha confiança e depois mostrar a realidade do curso e de uma formação superior de qualidade.

Como eu avalio o curso de Psicologia até o terceiro semestre

No primeiro ano, tive menos aulas e cada dia era uma disciplina diferente. Já no segundo ano, comecei a ter mais aulas, inclusive a quantidade das aulas onlines aumentaram. Foi aí que comecei a ter um pouco mais de dificuldade.

Para quem estava acostumado a ter uma disciplina no dia, o aumento assustou. Sabe aquela história de que o novo sempre assusta? Acho que foi esse o caso.

Tive aulas de Técnicas de Entrevista e Observação e Psicometria, duas disciplinas muito importantes mas que apresentam muitos detalhes.  As aulas de Psicometria, por exemplo, envolviam até mesmo alguns cálculos, e isso não é algo que povo que gosta da parte de Humanas consegue fazer com muita facilidade. Era muito conteúdo e muita informação.

O semestre também contou com alguns imprevistos que me atrapalharam um pouco como o fato de eu ficar sem o meu bilhete de ônibus. Por estar desempregada, não tive condições de pagar pelas passagens todos os dias e faltei bastante.  

Senti o peso dessas faltas quando fui fazer as provas. As notas não foram boas, e peguei duas DPs. Isso me abalou muito.

Vale a pena continuar?

Não quero assustar ninguém que pensa em iniciar um curso, muito menos desanimar quem já iniciou. A intenção de contar a minha história com as dificuldade enfrentadas é para mostrar que somos seres humanos e não é fácil todo tempo.

Digo isso porque, no começo, eu me cobrava muito e até chorava por não ser tão inteligente como minhas amigas, de não ter a mesma facilidade na compreensão dos textos, de sempre precisar ler mil vezes para conseguir entender algo.

Por conta disso, pensei muitas vezes em desistir do meu sonho e porque eu achava que não iria conseguir, que não era boa o suficiente e que não seria capaz.

E após alguns tombos, alguns choques de realidade eu percebi que fui muito abençoada e privilegiada por ter conseguido uma bolsa tão boa e na universidade de que eu sempre gostei.

Qual é a mensagem que eu quero deixar

Lembre-se sempre do que te fez chegar aonde você chegou, do que te fez escolher esse curso para seguir uma determinada profissão e como você conquistou esse espaço. Valorize as suas conquistas. Cada pessoa floresce no seu tempo, respeite o seu.

Não importa se você não é tão bom quanto o outro, o que importa é que você busque mudanças e crescimento, não só como estudante, mas como profissional, como ser humano.

Quero te encorajar a permanecer e a não desistir. E você que ainda não começou mas planeja, vai firme, sem medo! Foca no seu sonho, na sua beca e no seu canudo, que o resto é detalhe.



banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54