Todo mundo que já pensou em fazer os cursos de Publicidade e Propaganda ou Marketing pode ter pesquisado um pouco para descobrir a diferença entre eles antes de prestar o vestibular, certo?
Como estudante do segundo semestre de Publicidade e Propaganda da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), já pude estudar algumas dessas diferenças. Por isso, achei que seria muito útil compartilhar com todos algumas características desses cursos na minha universidade, para ajudar na escolha profissional de quem ainda está em dúvida.
Apesar de semelhantes, vemos que Publicidade e Propaganda tem o foco em estudar todo o processo de divulgação e estratégias de campanha juntamente com aspectos de design gráfico. Por outro lado, o Marketing, além de analisar as estratégias de divulgação, acompanha os conceitos mais voltados para a área de Administração.
PP na Unimep
O curso de Publicidade e Propaganda na Unimep está estruturado com oito semestres (quatro anos) de duração e possui quatro estrelas considerando a avaliação do MEC.
O curso conta com 21% de professores doutores e 79% mestres. Na Unimep, o aluno terá aulas de: Criatividade em Propaganda, Comunicação Integrada em Marketing, Fotografia Publicitária, Direção de Criação, Fundamentos do Design Visual, Teoria da Comunicação, entre outras disciplinas.
Normalmente, você será avaliado por meio de provas (P1 e P2), mas isso não é o suficiente para ser aprovado e seguir para o próximo semestre. Seminários e outras apresentações são muito recorrentes no curso ao longo dos semestres.
Marketing na Unimep
Já o curso de Marketing na Unimep está estruturado em quatro semestres (dois anos) de duração e conta com quatro estrelas segundo a avaliação do MEC.
O curso possui 100% de professores mestres. Na Unimep, são oferecidas aulas de: Economia e Mercado, Marketing aplicado ao Varejo, Gestão Empreendedora, Matemática Financeira, Ética e Negócios, Técnica de Vendas e Atendimento, entre outras disciplinas.
Assim como Publicidade, o curso de Marketing apresenta as avaliações P1 e P2, e elas não bastarão para avaliar o estudante, por isso, seminários e apresentações também serão bem-vindos na composição da nota do aluno.
Áreas de atuação
O profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar em, agências de publicidade, comunicação e marketing, em departamentos de marketing, comunicação e vendas de empresas privadas.
Já o profissional de Marketing pode atuar em institutos de pesquisa, cargos de gerência e supervisão no varejo, órgãos públicos, agências de publicidade e administração de empresas.
E aí? Gostou de saber a diferença entre esses cursos na Unimep? Já conseguiu decidir qual deles é mais a sua cara? Compartilhe com a gente!