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Universidades

PUC-Campinas: confira como efetuar a matrícula na universidade

por Marina Borges em 03/12/19

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) é uma instituição de ensino superior privada, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 1941, com sede em Campinas (SP).

A faculdade oferece cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e aperfeiçoamento profissional, nas modalidades presencial e a distância, nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.


Com mais de 70 anos de atuação, a PUC-Campinas investe em infraestrutura e projetos de ensino, pesquisa e extensão que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos seus alunos.

A instituição também incentiva a participação em atividades culturais e artísticas. Pelo Centro de Cultura e Arte da universidade, alunos, funcionários e comunidade têm a oportunidade de se expressar em grupos de coral, teatro, dança e música.

Se você já prestou o vestibular da Universidade e se deu bem, confira o passo a passo que preparamos para que sua matrícula seja efetivada na PUC-Campinas!

Atenção! É preciso cumprir  os prazos estabelecidos, com a realização dos procedimentos abaixo descritos, cujo processo envolve etapas online e presenciais.

Matrícula online

Consiste em: confirmação dos dados cadastrais, emissão do boleto, anexação dos documentos do candidato e do responsável financeiro informações para matrícula.

Para realizar o procedimento online o candidato deverá acessar o Resultado Individual, mediante número de inscrição e senha (esses dados estarão disponíveis na correspondência eletrônica enviada ao e-mail do candidato). Na página do Resultado Individual, clique em iniciar os Procedimentos de Matrícula para acessar a área do candidato convocado, em seguida: 

- CONFIRME os dados cadastrais informados à Universidade no ato da inscrição no Processo Seletivo - Vestibular 2o semestre de 2019; 

- INFORME os dados cadastrais do Responsável Financeiro; 

- ANEXE no Sistema os seguintes documentos:

Candidato:

Contratante:


Observações:

• O candidato que já tenha concluído curso superior poderá apresentar o diploma devidamente registrado em substituição ao certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio. 

• Não será aceito, em hipótese alguma, declaração ou atestado de eliminação de matérias referentes ao EJA – Educação de Jovens e Adultos – e Curso Supletivo, ou outro documento que declare conclusão parcial de qualquer nível de Ensino Médio. 

• O candidato que concluiu o Ensino Médio no exterior deve, obrigatoriamente, apresentar documento que ateste a equivalência dos estudos realizados expedido pela Diretoria de Ensino de sua região vinculada à Secretaria de Educação do Estado, sob pena de nulidade da matrícula. 

Pagamento do boleto da primeira parcela de anuidade: 

- RECOLHER à universidade o valor da primeira parcela de anuidade correspondente à matrícula inicial. O Boleto para pagamento deve ser pago na rede bancária ANTES DO ATO DA MATRÍCULA. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar o boleto JÁ QUITADO, uma vez que no local não terá nenhuma opção de atendimento bancário (agência, caixa eletrônico, etc.). 

ATENÇÃO: 

1. Verifique os horários de encerramento da matrícula, lembrando que o boleto deve ser quitado antes de seu comparecimento para realização da matrícula, uma vez que no local não terá nenhuma opção de atendimento bancário.

2. Não será aceito comprovante de agendamento de pagamento. 

3. No caso de qualquer irregularidade no pagamento, a matrícula será considerada não efetivada.

Matrícula presencial: 

O que é a etapa: apresentação dos documentos pessoais e escolares e do comprovante de pagamento da primeira parcela de anuidade.

- APRESENTE, em via original, os documentos anexados no procedimento on-line e o comprovante de pagamento do boleto da 1a parcela de anuidade correspondente à matrícula inicial. 

- ASSINE, no ato da matrícula, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, não sendo permitida a retirada desse documento para assinatura posterior. 

O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais deverá ser assinado: 

- Pela pessoa que figurará como responsável pelo pagamento das mensalidades, denominado contratante (pai, mãe, ou o próprio candidato - se maior de 18 anos ou emancipado - ou o responsável legal do candidato); a presença do contratante é obrigatória, devendo apresentar na ocasião os documentos relacionados anteriormente. 

- Pelo próprio candidato convocado, cujo comparecimento na matrícula é obrigatório em todos os casos, sendo maior ou menor de idade, uma vez que também deve assinar o contrato na condição de aluno, independentemente da assinatura do contratante indicado no item acima. 

*Sendo o candidato menor de 18 anos, o contrato somente poderá ser firmado, na condição de contratante, por seu responsável legal e financeiro, no caso pai, mãe ou por quem detenha guarda, tutela ou curatela judicial do candidato. 

*Se maior de 18 anos ou emancipado, o candidato poderá firmar o contrato, caso seja ele próprio o responsável pelo pagamento das mensalidades. Nessa circunstância, o candidato integrará o contrato como contratante e como aluno, assinando em ambos os campos. 

Observações: 

Em caso de Impossibilidade de Comparecimento do Contratante ou do Candidato, ou de ambos, deverá ser apresentada Procuração em via original e com firma reconhecida, atendendo às seguintes observações: 

- O procurador deverá apresentar o original do documento de identidade e CPF para sua identificação e cópia desses documentos para arquivo. - No caso de Procuração para assinatura do contrato na condição de aluno, utilizar Modelo de Procuração “A”. 

- No caso de Procuração para assinatura do contrato na condição de contratante, utilizar Modelo de Procuração “B”.

- No caso de Procuração para assinatura do contrato na condição de aluno e contratante, utilizar Modelos de Procuração “A” e “B”. 

*Os Modelos de Procuração “A” e “B” estão disponibilizados no Portal da Universidade. Em caso de guarda, tutela ou curatela judicial, deverá ser apresentado documento comprobatório em via original e cópia desse documento para arquivo. 

ATENÇÃO: 

A Universidade poderá cancelar a matrícula do aluno e todos os atos acadêmicos dela decorrentes caso seja constatada alguma irregularidade nos documentos apresentados, em especial no Histórico Escolar e no Certificado de Conclusão do Ensino Médio, a qualquer momento após a matrícula, inclusive após a conclusão do curso. Nessa situação, não serão emitidos documentos oficiais que tratem da situação acadêmica do aluno, inclusive diplomas e certificados.

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