Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

PUC-Campinas lança podcast que reúne professores, especialistas e alunos da universidade

por Marina Borges em 02/03/20

Os podcasts estão cada vez mais em alta, seja para fins noticiosos, educativos, de entretenimento ou debate. Apesar dessa popularidade, você sabe do que se trata ou já ouviu algum episódio?

O gênero consiste em um conteúdo em áudio que pode tratar de variados temas, como política, educação, saúde, economia, esporte, filmes e tecnologia. O podcast é confundido com uma programação de rádio, porém corresponde a um gênero criado na internet há 15 anos. O que o difere de programas radiofônicos é a possibilidade de ouvir sob demanda. Onde quiser, quando quiser e sobre o que quiser. 

Em seu início, o podcast era associado ao público que se interessava por tecnologia, devido às temáticas e pela dificuldade de consumo. Atualmente, o gênero tem conquistados muitos adeptos e plataformas que facilitam esse consumo, como é o caso do Spotify.

O Podcast entra nas universidades

Com o crescimento e a praticidade do gênero, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) está lançando seu próprio podcast, chamado “Olhar Contemporâneo”. Nele, professores, especialistas, pesquisadores e alunos falarão sobre assuntos diversos, com temáticas relevantes, atuais e de interesse da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. 

O objetivo é abordar essas questões apresentando visões diversificadas, informações atualizadas e abordagens singulares.

PUC-Campinas lança podcast coronavírus - Revista Quero
O primeiro episódio do podcast já está disponível (Foto: Reprodução/PUC-Campinas)

As gravações do podcast serão feitas no estúdio do Laboratório de Imagem e Som (LabIS) da PUC-Campinas e conduzidas por jornalistas do Departamento de Comunicação (DCom) da universidade. 

Inicialmente, serão disponibilizados áudios quinzenalmente por meio do portal da PUC-Campinas ou das plataformas Spotify e SoundCloud.

Veja também:
+ Confira como efetuar a matrícula na PUC-Campinas
+ Guia da Faculdade: PUC-Campinas recebe nota máxima em 4 cursos

Coronavírus é tema do episódio de estreia

O primeiro episódio do podcast “Olhar Contemporâneo” teve como tema o Covid-19, o novo coronavírus. A doença surgida na China, especificamente na cidade de Wuhan, tornou-se uma preocupação mundial.

(Foto: Reprodução/PUC-Campinas)
PUC-Campinas lança podcast coronavírus - Revista Quero
Em sua estreia, o podcast aborda o novo vírus que infectou milhares de pessoas

No programa de estreia, três professores participaram da conversa abordando distintos pontos de vista do caso. 

A professora de Relações Internacionais Kelly Ferreira, que viveu na cidade de Wuhan, falou sobre como são os costumes, as características, as relações sociais e as políticas locais.

O imunologista Thiago Miranda, da Faculdade de Ciências Biológicas, abordou as características do vírus, formas de transmissão, letalidade, prevenção e tratamento.

Para completar o grupo de especialistas, o professor Paulo Oliveira, economista do Observatório PUC-Campinas, fez uma análise dos impactos que a doença pode provocar na economia chinesa, mundial, no Brasil e na região de Campinas.

Leia mais:
+ Coronavírus no Brasil: é preciso se preocupar com as aulas da faculdade?
+ Entenda o que é o coronavírus e como o tema é cobrado em vestibulares

Conhecimento compartilhado

Apesar de o sucesso dos podcasts, o gênero ainda não está tão inserido nas universidades. Pensando nisso, a PUC-Campinas trouxe essa iniciativa e está compartilhando conhecimento de uma maneira plural e didática.

PUC-Campinas lança Podcast coronavírus - Revista Quero
O gênero surgiu há 15 anos na internet e se encontra em alta nos dias de hoje (Foto: Reprodução)

A professora Kelly, que participou do primeiro episódio, revela que não era tão fã de podcast, mas viu que para a universidade funciona muito bem. “É uma forma muito mais fácil de fazer uma divulgação científica. Ou seja, você trata de uma forma mais leve um assunto que já foi passado por uma curadoria de professores e especialistas sobre determinados temas e, assim, informa não só os alunos, mas a sociedade em geral de uma maneira muito mais adequada”, explica.

A iniciativa é muito válida e funcionou muito bem na PUCC – que tem uma pluralidade vasta de áreas de atuação e de docentes. Dessa forma, é possível combinar todas as especialidades para debater diversos assuntos.

“No caso do coronavírus, por exemplo, as pessoas só lembram dos profissionais da saúde, a diferença do podcast da PUC foi a combinação de três profissionais diferentes: um médico para falar da questão do vírus, um economista para falar sobre o impacto e um profissional de Relações Internacionais para falar sobre o hábito da cidade, sobre como as relações da China com outros países estão sendo afetadas e sobre a cultura local”, salienta Kelly Ferreira.

Ademais, o podcast trazido pela PUC-Campinas permite que a comunidade receba informações concisas e verídicas a respeito de diversas questões. Dessa forma, reduz-se o pânico, os estereótipos e as fake news.

A professora de Relações Internacionais ainda destaca que o podcast contou com debate e não ficou cansativo. “É muito legal a iniciativa pois são poucas universidades que estão versando a ter esse contato além dos muros da universidade, e a PUC está tentando fazer isso. Adorei a ideia de estender nosso conhecimento para além do ambiente universitário”, finaliza.

Extensão em podcast

A PUC-Campinas abriu inscrições para o seu primeiro curso de extensão em “Podcast: produção e distribuição”, que pretende analisar as novas formas de produção, gravação e edição de podcast. 

Em 2019, esse formato teve o seu consumo aumentado em quase 70% e não parece dar sinais de desaceleração, já que muitas empresas estão investindo na produção deste tipo de conteúdo.

Segundo o professor Fernando Moura, responsável pelo Curso de Extensão que será ministrado no Laboratório de Imagem e Som  (LabIS) da entidade, o objetivo é “brindar os profissionais da área de comunicação e negócios, os graduandos em comunicação social e os interessados nas novas formas de produção e distribuição de áudio ligados, de alguma forma, a plataformas de streaming e a ferramentas básicas de como produzir e distribuir um podcast.”

Entre os objetivos, a ideia é que “os estudantes possam entender como os podcasts podem ser distribuídos nas plataformas de veiculação de conteúdos por streaming de áudio e encontrar as narrativas necessárias para a criação desses conteúdos, além de definir quais são as tecnologias adequadas para a sua produção”, explica Moura.

Para obter mais informações e realizar a inscrição, acesse o site.

Veja ainda: 7 podcasts para estudar para o Enem e vestibulares

Serviço

  • Vagas: mínimo de 15 e Máximo de 30
  • Período de inscrição: 06/02/2020 até 03/03/2020
  • Período do curso: 07/03/2020 até 28/03/2020
  • Horário: aos sábados, das 8h50 às 12h25.
  • Carga Horária: 20 horas
  • Local de Realização: campus I da PUC-Campinas

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54