A PUC-Campinas está oferecendo cursos de idiomas para o público interno e externo nos dois campi da instituição. Contando com professores de alta qualificação, as aulas são divididas por módulos de 32 horas em 20 níveis diferentes. Os horários dos cursos abrangem três períodos durante a semana e também as manhãs de sábado.
Com inscrição aberta a todos, incluindo aqueles que não são alunos da universidade, a única restrição é que as aulas são destinadas ao público adulto: somente serão aceitas matrículas de pessoas acima de 18 anos, com exceção aos menores de idade regularmente matriculados na PUCC.
“Realizamos cursos de idiomas há muitos anos, em especial inglês e espanhol, porém focados na comunidade interna (alunos, professores e funcionários). Durante esses anos, percebemos grande demanda de pessoas externas à Universidade, também interessadas nestes cursos", diz a professora Marina Piason Oliveira, coordenadora dos Cursos de Extensão.
"Assim, buscamos atender essa demanda com o oferecimento de aulas de idiomas abertas à toda a comunidade, que agora tem a oportunidade de aprender outras línguas com a chancela da PUC-Campinas”, conta Marina.
Os primeiros cursos oferecidos são os de inglês nos níveis básico e elementar, que estão com inscrições abertas pela internet. O custo por módulo é de R$ 450, podendo ser dividido em três vezes no boleto ou em seis vezes no cartão de crédito. São duas aulas de duas horas cada em dois dias da semana ou quatro horas de aulas nas manhãs de sábado.
Além dos horários variados, a divisão por módulos, com cerca de dois meses de duração, também deve facilitar o acesso aos interessados. “Ajuda não somente os que trabalham, mas também os estudantes que podem concentrar o período do curso nos meses em que têm menos provas e atividades acadêmicas”, disse Marina.
Leia também:
+ PUC-Campinas cria grupo que incentiva cooperação e solidariedade entre alunos
+ Alunos da PUC-Campinas produzem material de limpeza que evita intoxicações
Trilha de aprendizagem
A aprendizagem de um novo idioma é oferecida como curso de extensão, com a chancela da PUC-Campinas. Dessa forma, os alunos aprendem novas línguas praticando quatro habilidades: audição; leitura; fala e escrita, com diversos níveis de conhecimento.
“As aulas são comunicativas, interativas e presenciais, com utilização de textos e recursos audiovisuais, havendo também a utilização de aplicativos de smartphone, quando possível, como recurso extra. Os alunos não são obrigados a adquirir material didático, mas indicamos o material adotado pela PUC caso seja de interesse”, destaca a coordenadora.
O contato inicial do aluno com cada idioma acontece no nível Elementar. Para qualquer um dos outros níveis, é possível realizar teste de nivelamento para verificar qual o grau correspondente. O aluno que já realizou cursos na PUC-Campinas está dispensado do teste, sendo necessária apenas a apresentação do certificado do nível anterior.
A trilha de aprendizagem é constituída pelos estágios: Elementar (1 a 4); Básico (1 a 4); Pré-intermediário (1 a 4); Intermediário (1 a 4) e Avançado (1 a 4).
Também serão ofertados cursos voltados a outras necessidades, como conversação e preparatório para TOEFL – Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira.
Descontos
Alunos, ex-alunos e funcionários ou associados das empresas conveniadas com a PUC-Campinas possuem 15% de desconto em todos os Cursos de Extensão oferecidos.
Caso você possua convênio com a instituição, para ter direito às vantagens, basta clicar no nome da sua empresa/associação durante o processo de inscrição e apresentar o comprovante no início das aulas. O desconto será automático.
Se sua empresa ainda não é conveniada, fale com o responsável pela área de convênios para sugerir este benefício.
Serviço
As turmas terão o mínimo de 15 e o máximo de 30 alunos e serão formadas por pessoas acima de 18 anos, com exceção de estudantes menores de idade matriculados em cursos da PUC-Campinas. Os interessados passarão por uma entrevista de avaliação para saber qual é o nível adequado de aprendizado em que deverão se matricular.
“Para os cursos de idiomas, contamos com o suporte pedagógico de uma professora mestre com larga experiência no ensino de outras línguas”, pontua Marina.
Ainda, neste ano, serão abertas turmas de francês. A partir de 2020 começarão turmas de espanhol e italiano, além de outras línguas que serão oferecidas de acordo com a demanda.
Para obter mais informações e realizar a inscrição, acesse o portal do curso de idiomas da PUC-Campinas.

