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Profissões

Quais habilidades um profissional precisa desenvolver para seguir carreira em Marketing Digital

por Resultados Digitais em 19/12/16 790 visualizações

A carreira de Marketing Digital está em constante ascensão no Brasil e no mundo. Nos últimos anos, as oportunidades de trabalho na área não pararam de surgir. Tanto que você chegou até este texto interessado no assunto, não é mesmo? Neste post, você terá a oportunidade de conhecer e saber um pouco mais sobre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.

Na Resultados Digitais, empresa especialista no assunto, por exemplo, o crescimento foi de 36 profissionais em 2013 para 376 em novembro de 2016. Claro que nem todos aqui trabalham diretamente com Marketing Digital (ainda que todos passem por um treinamento para entender como a metodologia funciona), mas a maioria sim, e só por aí já é possível perceber como essa ascensão está em evidência.

Entre os benefícios de seguir na carreira de Marketing Digital está o de constante aprendizado. É um mercado muito dinâmico que exige atenção, proatividade e disponibilidade.

Portanto, se você é do tipo curioso, que está sempre pesquisando sobre novidades e buscando novos conhecimentos, talvez essa seja realmente uma ótima área para atuação.

Neste post, vamos falar sobre as principais habilidades que um profissional de Marketing Digital deve possuir para ingressar no mercado e manter-se ativo. Confira e descubra se você se encaixa no perfil ideal! Caso você ainda não tenha muito conhecimento do seu perfil, a Revista Quero disponibiliza um teste vocacional grátis para te ajudar a descobrir as profissões mais compatíveis com suas inteligências.

1. Curiosidade

A curiosidade é uma das características principais do profissional que trabalha com Marketing Digital. Sem ela, é impossível acompanhar a rápida evolução do setor, o dinamismo, as mudanças que ocorrem sem avisos prévios — e são muitas, acredite!

Para se dar bem na área, você precisa gostar de assuntos que a envolvem, acompanhar as atualizações, testar ferramentas, enfim, ser engajado e disponível para aceitar as mudanças.

Não há zona de conforto ou estabilidade. Por exemplo: você acaba de aprender a usar uma ferramenta de Marketing Digital e, de repente, recebe um aviso de que ela foi atualizada e possui agora novos recursos. Sim, isso acontece com frequência.

Quem é apaixonado por esse tipo de trabalho pode até sentir um pouco de frustração com a notícia, mas logo começa a procurar as novidades, entender os novos recursos e testá-los — até que uma nova mudança aconteça.

É normal. A área está sempre evoluindo para atender às necessidades e expectativas do público, e você também deve ser assim. Acostume-se com o dinamismo e a novidade diária. Esteja sempre aberto às mudanças e novos aprendizados.

2. Comunicação

Para atuar com Marketing Digital, é fundamental saber se comunicar bem. Por isso, ainda que não haja obrigatoriedade de diploma para atuar na área, os cursos de comunicação ajudarão bastante o profissional a desenvolver essa prática. As graduações mais comuns são jornalismo, relações públicas, publicidade, marketing, comunicação social ou áreas de cursos correlacionados.

Mas não se engane. Somente uma graduação não vai garantir que você tenha sucesso no desenvolvimento de sua carreira. É preciso estar em constante atualização e em desenvolvimento dessas habilidades que estamos citando neste post.

O conhecimento teórico, a boa escrita, as noções de design e HTML e o relacionamento com públicos são essenciais também para o trabalho de comunicação online.

Sim, você utilizará os mesmos aprendizados que os profissionais de comunicação que trabalham offline utilizam. A diferença é que você traduzirá essa comunicação para um ambiente mais dinâmico e mutável, para canais diversificados, com linguagens, regras e recomendações próprias.

Além disso, você precisa gostar de lidar com o público, comunicar-se de fato. Não significa que você terá de fazer isso de maneira oral ou pessoalmente. Aliás, o Marketing Digital possibilita trabalhar com a comunicação escrita e a distância, utilizando recursos tecnológicos, sem problemas.

Mas, em todos esses casos, você precisa gostar de se comunicar, colocar-se no lugar do público-alvo e pensar como ele. Só assim será possível criar campanhas e ações que vão, de fato, atingi-lo.

3. Data-Driven

Goste de números! Não, não erramos! Para trabalhar com Marketing Digital você precisa gostar de números e ter noção de cálculos de porcentagem, análise de dados, criação de gráficos, interpretação de dados, raciocínio lógico e muito mais.

No Marketing Digital, tudo é mensurável. E essa mensuração deve ser analisada periodicamente para promover a melhoria constante do trabalho. Os números indicam se você está no caminho certo ou não e apontam a direção mais adequada a seguir.

Nesse momento, sua experiência em outras áreas pode contribuir muito para a realização de um trabalho completo. Se você não possui experiência, não se preocupe! Um curso de Marketing Digital na área pode ajudar você a obter os conhecimentos necessários para realização do trabalho.

4. Agilidade

Ao trabalhar com Marketing Digital, o perfeccionismo deve ficar guardado na gaveta. O dinamismo da área não permite que se perca muito tempo aperfeiçoando os trabalhos.

Isso significa que os trabalhos da área são mal feitos? Não! Significa que os profissionais precisam desenvolver a capacidade de pensar e agir rápido. Caso contrário, as oportunidades passam e você, ao contrário do concorrente, fica para trás.

Por isso, fique atento às tendências, assuntos atuais e esteja aberto às ideias que podem ajudar a transformar um momento em grande oportunidade.

5. Gosto pelo digital

Gosta da internet? É ligado em atualizações da área e está sempre conectado? Então você já possui uma boa parte das qualificações necessárias para ingressar nessa área.

Não estamos falando apenas de gostar das redes sociais, mas de fazer pesquisas no Google, baixar aplicativos, testar ferramentas, ser um dos primeiros a experimentar novos recursos ou uma rede social que acabaram de lançar etc.

Tudo que envolve o digital deve despertar sua atenção e curiosidade. Se não for assim, não vale a pena ingressar na área — porque ela exige sua atenção para cada uma das novidades lançadas, até mesmo para que você possa identificar se seus clientes se encaixam às novas propostas.

Por isso, seguir personalidades da área, canais de informação sobre Marketing Digital, CEOs das principais redes, participar de grupos de profissionais e trocar ideias com colegas são algumas das recomendações para quem deseja se dar bem nesse setor.

Várias empresas oferecem cursos e certificados para que você se atualize e demonstre ao mercado que está preparado. Na Resultados Digitais, por exemplo, eles vários cursos e certificações na Escola RD, que ajudam a complementar seu currículo e validar seus conhecimentos.

Conclusão

As cinco habilidades que colocamos acima descrevem você? Você deseja se tornar um profissional da área de Marketing Digital? Então, fique feliz! Há cada vez mais empresas interessadas em profissionais com o seu perfil, inclusive na RD!

Se você tem interesse em trabalhar na Resultados Digitais, saiba que eles estão contratando. Confira aqui as vagas disponíveis e boa sorte!

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