Por conta da pandemia de Covid-19, o Encceja 2020 será realizado em 25 abril de 2021. Segundo edital divulgado pelo Inep, órgão responsável pelo Encceja, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 11 e 20 de janeiro de 2021.
Atualização: Inep divulga calendário e edital do Encceja 2020.
Entretanto, de acordo com Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), órgão do governo responsável pela prova, o Encceja está confirmado para este ano e está previsto para acontecer em dezembro de 2020.
"Como tem essa função focada para o certificado do aluno, a gente está trabalhando com previsão de dezembro, mas o edital ainda será divulgado", afirmou Alexandre Lopes durante coletiva de imprensa sobre o resultado da votação do Enem 2020.
Saiba mais:
Guia sobre o Encceja mostra tudo o que você precisa saber para a prova

Como se inscrever no Encceja?
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova desenvolvida pelo Inep que visa certificar jovens e adultos que não conseguiram o diploma do Ensino Básico na idade adequada.
Veja o passo a passo da inscrição do Encceja:
- Acesse a página de inscrição: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja
- Clique em "Fazer inscrição";
- Informe os dados requeridos;
- Selecione para qual tipo de certificado realizará a prova: Ensino Fundamental ou Ensino Médio;
- Escolha a secretaria de educação ou instituto federal de escolha que produzirá o Certificação de Conclusão ou a Declaração Parcial de Proficiência;
- Solicitar, se necessário, Atendimento Específico e/ou Especializado e Nome Social;
- Preencher o questionário socioeconômico.
Após finalizar a sua inscrição, é possível salvar ou imprimir o comprovante, que constará dados e o número de inscrição do participante.
Veja também: Saiba o que estudar para o Encceja
Passo a passo da redação do Encceja
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diferença entre Encceja Ensino Fundamental e Encceja Ensino Médio
Para facilitar a avaliação de cada nível de ensino, o Encceja é dividido em duas partes: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Veja qual é a diferença entre cada uma:
Encceja Ensino Fundamental: deverá realizar essa prova aquele que não concluiu o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental) na idade adequada e que tenha completado 15 anos até a data de aplicação da prova.
- Encceja Ensino Médio: deverá realizar realizar a prova aquele que não concluiu o Ensino Médio (1º ao 3º do Ensino Médio) na idade adequada e que tenha completado 18 anos até a data de aplicação da prova.
Como é a prova do Encceja?
O Encceja é formado quatro provas, sendo que cada uma possui 30 questões e uma redação. Veja quais são as provas disponíveis para cada nível de ensino:
Ensino Fundamental
Ciências Naturais;
Matemática;
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
História e Geografia.
Ensino Médio
Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Matemática e suas Tecnologias;
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Para auxiliar os estudantes, o Ministério da Educação (MEC) divulgou apostilas gratuitas que abordam os assuntos que poderão ser cobrados no exame: clique e tenha acesso ao material didático.
Já o resultado do Encceja é divulgado alguns meses após a aplicação da prova. Para ser aprovado, o candidato deverá tirar nota acima de 100 (cem) nas matérias selecionadas durante a inscrição e nota acima de 5 (cinco) para ser aprovado na redação. Segundo alguns levantamentos, é necessário acertar, no mínimo, ⅓ de cada prova para atingir a pontuação mínima para aprovação.
Guia do Encceja 2020
Para te ajudar a ficar por dentro de todas as informações sobre a prova, a Revista Quero produziu o Guia do Encceja! Totalmente gratuito, você tem tudo o que é preciso para ir bem no Encceja sem desembolsar um real. Ficou interessado? Só clicar no link abaixo:
Baixe o Guia Completo do Encceja
Ah, e quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o Encceja, Enem e outros vestibulares? Só acessar a Revista Quero.
Saiba mais: Como estudar para o Encceja?