Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
50f2be0b574ab7141b942d7428bec6e72f5729be 99c41ad96fb916433ed11d4552cbe80203e64efa
Dicas e Curiosidades

Quais são as diferenças entre cursos EaD e presenciais?

por Redação Revista QB em 09/09/19

O contínuo avanço do uso das novas tecnologias na educação tem transformado a forma como o processo de ensino-aprendizagem acontece. Uma dessas mudanças é a possibilidade de estudar sem frequentar a faculdade diariamente, porém, mesmo assim, muitas pessoas ainda se perguntam se aderir à modalidade de Educação a Distância (EaD) vale a pena.

Essa dúvida é natural, uma vez que o ensino presencial já está consolidado há bastante tempo e a educação a distância ainda é relativamente nova, o que pode causar certo estranhamento. No entanto, ambas as modalidades são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e aceitas pelo mercado de trabalho.

Diante disso, preparamos este post para ajudar você a entender quais são as diferenças entre esses dois modelos e o que é preciso considerar para escolher entre eles. Confira!


Formato das aulas

Essa é a diferença mais evidente entre as modalidades de ensino. Na presencial, as aulas acontecem na faculdade, em salas de aula ou laboratórios, sempre com a presença do professor. No EaD, por outro lado, elas ocorrem por meio de vídeos que são disponibilizados em uma plataforma digital de ensino, mais conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Enquanto aulas presenciais frequentemente incluem atividades como apresentações de trabalho e debates, o AVA também costuma incluir conteúdos em formatos que não se limitam ao vídeo, como infográficos e podcasts. Além disso, existe um fórum de discussão no qual os professores e alunos podem falar sobre os temas que são estudados e compartilhar técnicas de estudos, entre outros assuntos.

Outra diferença é que a frequência nas aulas — requisito essencial para aprovação em qualquer instituição de ensino superior — é feita de maneira distinta em cada modalidade. No ensino presencial, é preciso estar em sala nos horários determinados e atingir pelo menos 75% de assiduidade. Já o EaD contabiliza a frequência conforme o estudante assiste aos vídeos e realiza as atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem.

As provas, por sua vez, são um ponto em que as duas modalidades se assemelham. Isso ocorre porque, embora permita que os cursos sejam ministrados no formato EAD, o MEC determina que as avaliações sejam realizadas em um polo de apoio presencial. A mesma determinação vale para as aulas práticas. Logo, é preciso se deslocar até um campus da própria instituição ou outro local credenciado periodicamente.


Horários

Como mencionamos, a faculdade presencial exige que o aluno esteja na instituição em horários preestabelecidos para assistir às aulas e realizar outras atividades, o que não acontece na educação a distância. Por isso, esse é mais um ponto que deve ser considerado na hora de escolher entre essas modalidades de ensino.

O formato a distância proporciona uma maior flexibilidade de horários que é muito interessante para quem tem uma rotina corrida ou que muda constantemente. É possível estudar em qualquer horário, de acordo com a disponibilidade do aluno. Outra vantagem é que, já que os conteúdos ficam disponíveis em tempo integral, também há a possibilidade de repetir as aulas quantas vezes quiser a fim de revisar a matéria.

Entretanto, essa flexibilidade tem outra consequência que não deve ser esquecida. Para quem não é muito proativo, a liberdade de montar a própria rotina de estudos pode levar a uma procrastinação que vai resultar em conteúdo acumulado e correria às vésperas das provas. Então, é bom ter uma dose de autoconhecimento para perceber se o EaD vale a pena para alguém com a sua personalidade.

Por outro lado, esse formato pode ser uma boa oportunidade para exercitar a sua capacidade de organização e desenvolver a proatividade, que é uma das habilidades profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho. Ainda assim, se você não se sentir confortável com o modelo, os horários mais rígidos do ensino presencial certamente atenderão melhor às suas necessidades.

Rotina acadêmica

Além das diferenças nos formatos das aulas e nos horários, a rotina acadêmica de quem opta por cada uma dessas modalidades de ensino apresenta outras características específicas. Uma delas é que, no ensino presencial, a rotina acadêmica permite um convívio consideravelmente mais próximo com professores e colegas.

Uma das vantagens disso é a possibilidade de tirar dúvidas na hora, durante as aulas, enquanto que os alunos da faculdade a distância precisam entrar em contato com os professores por meio da plataforma digital para fazer eventuais questionamentos. Outro benefício é a chance conhecer muitas pessoas com os mesmos interesses e fazer networking já durante a graduação.

Para quem faz questão de ter contato diário com os colegas, a modalidade presencial também é mais adequada. Todavia, isso não é o que vai determinar se o EaD vale a pena ou não. A decisão depende de vários fatores e, para muitas pessoas, esse está muito longe de ser o mais importante deles.


Acesso à educação de qualidade

Apesar de haver um grande número de instituições de ensino superior por todo o país, há quem precise se deslocar para outras cidades a fim de ter acesso a uma boa faculdade. Com a faculdade a distância, alunos de todos os lugares podem estudar em casa, indo ao polo de apoio presencial mais próximo apenas para fazer as provas e aulas práticas.

Isso também permite que o estudante escolha a graduação com a qual ele mais se identifica, até se for para ter uma das profissões do futuro, mesmo que não esteja disponível nas faculdades mais próximas. Os diplomas de ambas as modalidades têm o mesmo reconhecimento, de modo que o mais importante é fazer o curso que você realmente quer, seja presencialmente, seja a distância.


Uso de novas tecnologias

Embora as novas tecnologias sejam utilizadas em todos os níveis e modalidades da educação, elas têm uma presença muito mais forte no EaD. Vale a pena ressaltar que é preciso ter acesso a pelo menos um computador com internet para acessar o ambiente virtual de aprendizagem, sendo que aparelhos como smartphones e tablets também podem ser utilizados.

Em vista disso, a educação a distância exige que o aluno tenha habilidade para lidar com essas tecnologias. Do contrário, acompanhar os conteúdos se torna muito difícil e pode ser melhor optar pelo ensino presencial. Por esse motivo, esse fator é mais um a ser levado em conta na hora da decisão.

Depois de considerar todos esses aspectos, fica evidente que, de modo geral, o EaD vale a pena tanto quanto o ensino presencial. Portanto, o que deve pesar na sua escolha é o quanto cada uma delas combina com o seu perfil e atende às suas expectativas e necessidades.

50f2be0b574ab7141b942d7428bec6e72f5729be 99c41ad96fb916433ed11d4552cbe80203e64efa

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54