Quem já passou por um processo de seleção visando uma vaga de emprego sabe o quanto esse processo pode trazer ansiedade e frustração, principalmente se a resposta final não for a desejada, não é mesmo?
A consultoria de Recursos Humanos Robert Ralf divulgou em seu último Guia Salarial situações que mais geram o sentimento de decepção em candidatos durante o processo seletivo.
Veja quais são as maiores frustrações dos candidatos em processos seletivos:
Demora para obter um retorno sobre o andamento do processo seletivo;
Ficar "no escuro" durante o processo seletivo pode gerar muita ansiedade no candidato, pois ele espera saber se foi aprovado ou não em uma etapa e quando será a próxima fase, para que possa se preparar com antecedência visando um bom desempenho.
Ser submetido a várias entrevistas com o mesmo empregador;
É muito cansativo para o candidato ter que repetir o mesmo discurso para diferentes pessoas da empresa, dá uma sensação de que o processo é circular e não há evolução, ainda mais se o processo for composto por diversas fases.
Falta de comunicação sobre as etapas da seleção;
É importante para o candidato receber informações sobre o número de etapas e a duração média do processo até a contratação mas, infelizmente, quando um processo seletivo é iniciado, muitas empresas não têm o cuidado de explicar como este se dará.
Falta de transparência sobre benefícios e recompensas;
Se um processo seletivo está em andamento e a empresa demora para revelar o salário e benefícios, pode ser muito frustrante para o candidato, visto que este pode estar investindo tempo e energia para conquistar uma vaga que talvez não tenha remuneração compatível com o almejado.
Demora na decisão.
Algumas empresas demoram muito para iniciar o processo de contratação ou dar o feedback negativo para candidatos que chegaram até a final, isso realmente pode ser muito complicado, visto que alguns candidatos podem estar participando de outros processos seletivos e se sentirem presos.
Ainda segundo a pesquisa da Robert Half, 65% dos candidatos entrevistados consideram que um processo seletivo ideal deve durar até duas semanas, e 84% dos profissionais brasileiros já aceitaram uma segunda oportunidade porque a empresa de sua preferência demorou muito para responder.
Você já passou por algumas situações citadas no texto? Conta pra gente nos comentários qual foi o seu sentimento.