Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Qual é a diferença entre Fies e Quero Bolsa?

por Isabela Giordan em 06/02/20

Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado em 2019, cerca de 826 mil estudantes matriculados em universidades e faculdades privadas brasileiras utilizavam do programa de financiamento do governo para pagar os custos das mensalidades.

Assim como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma opção para aqueles que não possuem o dinheiro necessário para arcar com os pagamentos durante o curso.

Apesar de ser uma ótima opção para aqueles em que essa é a única oportunidade de realizar uma graduação, o financiamento pode ser uma grande dor de cabeça após a formatura. Por isso, é necessário analisar os benefícios e malefícios desse programa, assim como encontrar outras opções. Veja quais são as diferenças entre o Fies e o Quero Bolsa:

diferença fies e quero bolsa

O que é o Fies?

Desenvolvido em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC), o Fies é um programa do governo federal que oferece o financiamento das mensalidades durante o curso de graduação, mas que deverá ser pago logo após ao fim dos estudos. 

Após a sua reformulação em 2017, o Fies é oferecido em três diferentes categorias: 

  • Modalidade 1: poderão participar dessa modalidade alunos com renda per capita familiar de até três salários mínimos. Além disso, nessa faixa não será cobrado taxa de juros.
  •  Modalidade 2: poderão participar alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos e que estudem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nessa, a taxa de juros vai variar de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento.
  •  Modalidade 3: essa modalidade é voltada para alunos que tenham renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. A taxa de juros pode variar acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento.

A modalidade 1 corresponde ao Fies, já as modalidades 2 e 3 levam o nome de Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), em que o financiador não é o governo.

Veja também: MEC divulga mudanças no Fies e P-Fies 
                        Fies ainda vale a pena?

Quem pode concorrer ao Fies?

De acordo com o edital mais recente, podem concorrer às vagas do Fies aqueles que:

  • Participaram do Enem, a partir de 2010 e tenha obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota da redação superior a 0 (zero)*.
  • Possuam renda familiar mensal bruta per capita de:

- Até três salários mínimos, na modalidade de financiamento do Fies;

- Até cinco salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-Fies.

Como fazer a inscrição no Fies?

Veja o passo a passo da inscrição no Fies:

  • Acesse a platafor online do Fies: http://fiesselecao.mec.gov.br
  • Faça o seu login no cadastro único do governo, o Gov.Br. Após isso você será reencaminhado para o sistema de seleção do Fies;
Clique aqui e veja como fazer seu cadastro no Gov.Br
  • Informe o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e informar os dados solicitados;
  • Ao finalizar a pesquisa, o candidato terá como resultado as possibilidades de curso, turno, instituição de ensino e local de oferta e, ao selecionar um deles, escolherá sua primeira opção e constituirá o grupo de preferência de subárea de conhecimento, [...] no qual constará(ão) o(s) curso(s) pretendido(s) para inscrição;
  • Após escolher a sua primeira opção do grupo de preferência, o candidato ainda poderá indicar em ordem de prioridade até três opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino dentre as opções disponíveis;

Lembrando que, durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de grupo de preferência, bem como efetuar o seu cancelamento.

O que é o Quero Bolsa?

Com bolsas de estudo de até 75%, o Quero Bolsa é um site, pertecente à iniciativa privada, em que estudantes podem garantir desconto nas mensalidades em mais de 1.300 faculdades em todo o Brasil.

Diferentemente do Fies, que oferece opções de financiamento apenas para cursos de graduação, ainda é possível garantir bolsas de estudo para cursos de pós-graduação, técnicos, livres, idiomas e no Ensino Básico. Segundo o site, mais de 650 mil alunos já ingressaram no Ensino Superior utilizando o desconto do Quero Bolsa nas mensalidades. 

Qual é a principal diferença entre Quero Bolsa e Fies?

Segundo Lucas Gomes, co-fundador do Quero Bolsa, a principal vantagem é o fato de que o aluno pagar uma mensalidade menor do que a usada como referência para os contratos do Fies. 

"As instituições de ensino costumam cobrar o preço integral da mensalidade quando o aluno tem contrato de financiamento. Na prática, isso significa que o preço cheio tem o mesmo efeito do juros, ou seja, o aluno que financia paga mais caro do que o estudante que paga suas mensalidades ao longo do curso", explica. 

Além disso, Lucas também aponta que qualquer bolsa de estudo maior de 20% já significa ganho real para o estudantes, além da vantagem de não ter que pagar uma enorme dívida após a formatura. 

Como conseguir uma bolsa de estudo no Quero Bolsa?

Para garantir uma bolsa de estudo no Quero Bolsa, veja o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do Quero Bolsa: https://querobolsa.com.br
  2. Escolha o curso, faculdade e o quanto você pode pagar na mensalidade da faculdade;
  3. Selecione a bolsa de estudo ou vaga que tem mais a ver com você;
  4. Faça o seu cadastro no site e realize o pagamento da taxa de pré-matrícula;
  5. Pronto! Com o seu pagamento aprovado, a bolsa de estudo é sua até o fim do curso. Agora, o próximo passo é fazer a sua matrícula e começar os estudos.

Quais faculdades oferecem bolsa no Quero Bolsa?

No total, mais de 1.300 instituições de ensino oferecem vagas com desconto no Quero Bolsa. Veja quais são algumas das faculdades com bolsas de estudo de até 75%:

Encontre a sua bolsa de estudo

*A partir do segundo semestre de 2020, será obrigatório que o candidato tenha obtido, no mínimo, 450 pontos da redação do Enem.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54