logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?

por Mathias Sallit em 11/03/19 78 mil visualizações

Atualizado em: 22/03/2022

Existem diferentes tipos de pós-graduações para quem, depois da faculdade, ainda não deu por finalizada a vida acadêmica e quer seguir com os estudos. Ter um diploma de graduação pode ser apenas um dos passos para uma carreira de sucesso. Por isso, depois de formados, muitos estudantes procuram cursos para se aprofundarem em setores da profissão escolhida.

Para isso, buscam especializações, mestrados, MBA ou doutorados. As opções são tantas que podem causar dúvidas na hora da decisão de fazer uma pós-graduação.

Qual é a diferença entre pós-graduação e MBA? - REVISTA QUERO

Elas são divididas em duas modalidades: lato sensu, onde se enquadram os cursos de especialização na área de atuação profissional e MBA; e stricto sensu, que engloba os mestrados e doutorados, ligados ao universo acadêmico. A Revista Quero publicou um artigo completo esclarecendo qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu.

Depois de conhecer os tipos de pós-graduação, o estudante precisa saber qual se encaixa melhor com os objetivos da carreira. Se prefere se direcionar ao mercado de trabalho ou ao mundo acadêmico. Se optar pelo lato sensu, é necessário entender qual a diferença entre uma pós-graduação de especialização e um MBA.

Os cursos diferem em diversos quesitos, desde o foco profissional, até as competências desenvolvidas e tempo de duração.

"O MBA é uma pós-graduação lato sensu, porém tem foco em gestão, negócios e empresa", explica Alciney Lourenço Cautela Junior, coordenador de pós-graduação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). "[O MBA] é procurado por quem quer se preparar para ser líder ou gestor. São opções que dão uma visão geral de disciplinas de gestão. Já a especialização é um aprofundamento em uma área específica", completa.

Entenda:  O que é um MBA?

O perfil do estudante também interfere na melhor opção para seguir. Ambos cursos são para quem busca aprimoramento para o futuro, mas Alciney aponta algumas diferenças.

"Os estudantes de pós [especialização] são alunos mais técnicos, que buscam complementar o conhecimento em áreas específicas. Os estudante de MBA são profissionais que almejam um cargo de gestão na empresa que trabalham, querem iniciar seu próprio negócio ou procuram cargos executivos", diz o coordenador.

O que considerar na hora de escolher entre uma especialização ou um MBA?

Segundo Alciney, alguns pontos são essenciais na hora de tomar essa decisão e escolher o custo mais adequado:

  • O momento na carreira: é técnico? É gestor? É acadêmico?
  • O objetivo para a carreira: ingressar no mercado de trabalho? Ser promovido na empresa? Almejar um cargo de gestão? Mudar de área de atuação?
  • Disciplinas do curso: elas são do interesse do estudante?
  • Credibilidade da universidade: o curso realmente trará a qualificação esperada?

É importante lembrar que os cursos de especialização são mais voltados a quem pretende seguir na área de atuação e busca ascender na profissão. O MBA atrai quem deseja cargos de gestão na empresa.

Consigo uma bolsa de estudo para fazer algum tipo de pós-graduação?

No Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo para começar uma especialização ou um MBA com descontos na mensalidade. São milhares de opções em instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil com mensalidades que cabem no bolso!

Bolsas de estudo para pós-graduação

Veja também: Site oferece mais de 110 mil bolsas de estudo para pós-graduação

Veja onde encontrar as principais bolsas para MBA e pós-graduação

Para dar sequência à vida acadêmica, é importante escolher instituições que possuem um reconhecimento e oferecem cursos que preparam os profissionais ao mercado de trabalho.

A lista abaixo apresenta algumas dessas universidades, que contam com pós-graduações e MBA:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54