logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

Ensino Básico

Qual é a melhor escola? Saiba fazer a escolha certa!

por Yuri Marques em 29/07/22

Qual a melhor escola?

Escolher a melhor escola para matricular o seu filho é uma tarefa que precisa de cuidado, paciência e atenção. Muito mais do que se preocupar com o valor da mensalidade, os pais devem optar por uma instituição de ensino que valorize o desenvolvimento dos alunos em aspectos sociais, intelectuais, cognitivos e culturais. 

Veja também:
+ Encontre bolsas de estudos de até 80%

É importante, ainda, observar a estrutura oferecida aos estudantes, as propostas pedagógicas e a qualificação dos professores. Durante a visita à escola, os responsáveis precisam avaliar os espaços físicos, as áreas de lazer, os refeitórios e os banheiros. 

Vale a pena perguntar se os colégios possuem parquinhos para as crianças menores, quadras, bibliotecas e laboratórios. Além disso, os pais devem verificar se a unidade conta com nutricionistas, psicólogos, pedagogos, auxiliares e outros profissionais capazes de contribuir para a formação integral das crianças. 

Outro ponto essencial é conhecer as metodologias de ensino do colégio, que podem variar entre abordagens mais tradicionais, construtivistas ou métodos com incentivo à autonomia.

O que levar em conta na hora de escolher uma escola?

 Em linhas gerais, uma escola de qualidade deve oferecer recursos para o aluno aprender e se preparar para os diferentes desafios da vida. Para isso, é importante que a criança conte com um ambiente acolhedor, limpo, confortável, inovador e que favoreça a socialização. 

No dia a dia de ensino, as escolas devem estimular a curiosidade, o interesse e o protagonismo dos alunos. Portanto, é fundamental que os materiais didáticos sejam atuais e que a escola esteja sempre investindo em tecnologias para aprimorar as aulas. 

Busque recomendações e avaliações sobre a escola

Sabemos que a família tem papel essencial no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Sendo assim, os pais devem optar por escolas que valorizem a transparência e o diálogo com os responsáveis, a fim de firmar parcerias duradouras entre as partes.

Para evitar frustrações e fazer uma escolha consciente, os responsáveis também podem ouvir a opinião de outros pais sobre as escolas. Vale a pena buscar referências, indicações ou ouvir a opinião de funcionários da instituição. 

Leia também:
Como ajudar meu filho na tarefa de matemática?

Outra dica é consultar nas redes sociais da escola os comentários de alunos, ex-alunos e dos pais. Além dos canais oficiais, busque também avaliações em sites especializados na área da educação, como é o caso do Melhor Escola. No portal, é possível pesquisar bolsas de estudo e ainda ver a opinião de outros responsáveis sobre diversas instituições. 

Uma conversa com os vizinhos do colégio também pode ajudar na hora de conhecer os aspectos positivos e negativos do local. É uma forma também de avaliar se a escola realiza atividades voltadas para a comunidade onde ela está inserida. 

10 dicas para escolher uma escola de qualidade

Abaixo, listamos 10 recomendações essenciais para os pais levarem em conta na hora de matricular os filhos em uma instituição pública ou privada.

1- Visite pessoalmente as escolas antes de tomar uma decisão.

2- Converse com diretores e coordenadores para conhecer as propostas de cada escola.

3- Observe a limpeza da escola e a manutenção dos espaços. 

4- Converse com outros pais e veja a opinião deles sobre a escola.

5- Pesquise sobre as metodologias de ensino da escola e os projetos oferecidos ao longo do ano para os alunos. 

6- Conheça os critérios de avaliação da escola.

7- Avalie a localização e a segurança da escola.

8- Conheça as atividades extracurriculares oferecidas pela escola, como aulas de esporte, reforço escolar ou idiomas. 

9- Busque informações sobre o índice de aprovação dos alunos em provas de vestibular ou outros exames educacionais.

10- Verifique com a escola o número de alunos por turma.

Sobre o autor
author
Yuri Marques

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54