Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Idiomas

Qual é a melhor idade para aprender inglês?

por Natália Plascak Jorge em 19/03/19 18 mil visualizações


A verdade, de acordo com alguns especialistas, é que cada fase da vida possui suas vantagens e desvantagens em todo processo de aprendizagem quando o assunto é saber qual é a melhor idade para aprender inglês.

Segundo Marjorie Robles, gerente de Produtos da Wizard by Pearson, a aprendizagem de uma língua estrangeira ocorre de forma diferente para crianças, adolescentes e adultos. “Podemos concluir que crianças têm a facilidade da aprendizagem a seu favor, porém é importante ressaltar que todos possuem a capacidade de aprendizado, desde que estejam realmente motivados a aprender”, destaca.

Crianças, de fato, aprendem mais facilmente por ainda estarem desenvolvendo suas habilidades cognitivas na língua materna. O segundo idioma embarca nesse processo de aprendizagem de forma bastante instintiva resultando na sua aquisição espontânea, possibilitando inclusive uma maior naturalidade fonética (sotaque) devido à expansão natural da matriz fonológica da criança.

Já os adolescentes e adultos, apesar de já terem sua matriz fonológica sedimentada, têm a vantagem de compreender conceitos abstratos, como as estruturas gramaticais da língua estrangeira e, dessa forma, conseguem fazer comparações com sua língua materna para acelerar o processo de aprendizagem. Eles só não estão tão abertos a cometer erros como as crianças.

Mitos sobre a aprendizagem do inglês e a questão de idade

É um mito pensar que é impossível aprender inglês na fase adulta, ou que se leva muito tempo para aprender outro idioma.

"A motivação e dedicação dos adultos têm o poder de superar essas barreiras, e o resultado final é quase sempre tão bom quanto o de uma criança, com exceção do sotaque", lembra Marjorie.

Para potencializar tudo isso, é importante escolher um curso que leve em consideração uma metodologia que garanta a imersão no idioma e desafios linguísticos adequados ao nível de conhecimento de cada aluno.

“O sucesso na aprendizagem pode ser conquistado por meio da realização de atividades que simulam situações reais de comunicação, pois definir o progresso é fundamental para manter a motivação até atingir a fluência no idioma”, ressalta a especialista.

Estímulos que podem ajudar as crianças na aprendizagem do inglês

Para que as crianças possam se apropriar do idioma de maneira eficaz, é necessário oferecer estímulos autênticos e naturais de uso da língua.

        Veja também
        Inglês para crianças

O bom desenvolvimento da habilidade linguística acontece com uma vivência de experiências concretas e significativas no idioma, por isso atividades interessantes nessa fase englobam:

  • músicas
  • vídeos
  • jogos
  • projetos
  • interpretação
  • competição
Ou seja, atividades que permitam a prática espontânea do idioma.

"O professor exerce um papel fundamental na aprendizagem das crianças, pois a autoconfiança e o reforço positivo durante essa etapa beneficiam o aluno na conquista de autonomia", completa Marjorie.

Para potencializar o aprendizado do idioma

Como a forma de aprender pode ser diferente de aluno para aluno, é importante também diversificar os estímulos nesse processo de aprendizagem.  

Além das atividades dinâmicas e variadas, é preciso que elas sejam relevantes à realidade e ao interesse de quem está aprendendo inglês.

O que a gente pode concluir sobre qual é a melhor idade para aprender inglês

A verdade é que a melhor idade para aprender inglês e qualquer outro idioma é aquela em que existe vontade e dedicação para isso. É fundamental entender que o aprendizado e o progresso no conhecimento dessa língua estão diretamente relacionados ao esforço e ao comprometimento com esse objetivo.

Lembre-se: o cérebro humano está em constante evolução.

Sim, existem também pesquisas que apontam a melhor idade para aprender gramática, como o estudo feito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) no ano passado que identificou a infância como o período de maior fixação de conceitos gramaticais. Mas, é preciso entender que a aprendizagem de um novo idioma vai além da gramática e  envolve questões de motivação.

Com isso, a gente pode concluir que cada fase da vida traz algum benefício para a aprendizagem do inglês e que depende muito da gente alcançar o sucesso nessas tentativas de aprender esse idioma que é falado praticamente no mundo inteiro.

E aí? Pronto para começar agora um curso de inglês? Você pode fazer isso com a ajuda do Quero Bolsa Idiomas, sabia?

Bolsa de estudo para cursos de Inglês

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54