Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Qual é o caminho para quem quer seguir carreira profissional?

por Patrícia Carvalho em 05/04/19 170 visualizações

A carreira profissional é voltada para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades para o mercado de trabalho em alguma área específica da profissão escolhida.

Para esta finalidade, existem as pós-graduações lato sensu como o MBA e especialização e o mestrado profissional, que é uma pós stricto sensu voltada para os aspectos práticos da profissão.

Veja também:
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

É necessário ter um diploma de graduação para cursar uma pós, que é oferecida em instituições públicas e privadas. Nas instituições públicas, é possível fazer o mestrado profissional gratuitamente. A especialização e o MBA, porém, são pagos nos dois tipos de instituição.

Ao contrário das pós-graduações stricto sensu, o mestrado profissional, MBA e especialização não se complementam. Portanto, não é necessário cursar as três opções de pós, até porque elas possuem enfoques diferentes. Veja a seguir como funciona cada uma delas:


Mestrado profissional


De acordo com o Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o mestrado profissional capacita os profissionais em diversas áreas do conhecimento por meio do estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam alguma demanda do mercado de trabalho.

Assim como no mestrado acadêmico, é necessário participar de um processo seletivo para ingressar no mestrado profissional. O processo pode incluir prova de conhecimentos específicos, avaliação do currículo e do projeto de pesquisa e entrevista.

O conteúdo programático do curso deve conter conceitos atualizados, metodologia e aplicação das teorias voltadas para o campo específico do pesquisador. Para isso, uma parte dos professores têm formação e atuação voltada para a área do curso.

O projeto de pesquisa é desenvolvido ao longo de dois anos e deve ser voltado para a resolução de um problema prático. No fim, a apresentação da pesquisa pode ser feita em vários formatos e sua aprovação garante ao pós-graduando o título de mestre.

MBA


A MBA significa Master in Business Administration e é voltado para aqueles que desejam adquirir conhecimentos na área administrativa e sobre o ambiente corporativo. Entretanto, também existe cursos de MBA nas áreas da saúde, informação, marketing e agronegócio.

O ingresso no curso dessa modalidade também pode ocorrer por meio de um processo seletivo, com análise do currículo, entrevista, redação e avaliação de proficiência em idioma estrangeiro. Também pode haver testes lógicos e matemáticos.

Veja também:
O que é um MBA?
Qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?

O MBA é indicado para aqueles que já possuem um tempo de mercado na área escolhida e, por isso, em algumas instituições é necessário comprovar experiência profissional durante o processo seletivo.

Com carga horária de 360 horas-aula, ao longo desse período os alunos debatem situações reais do mercado com o uso dos conceitos trabalhados nas aulas e com a mediação dos professores.

No fim, é necessário desenvolver uma monografia sobre um tema trabalhado ao longo do curso e que se relacione com o trabalho do aluno, sem a necessidade de apresentação. Se aprovado, o aluno recebe o título de especialista.

Especialização


A especialização existe para diversas áreas do conhecimento. O curso ensina habilidades técnicas e conhecimentos científicos voltados para a atuação profissional.

A forma de ingresso em um curso de especialização pode variar entre as instituições de ensino. Pode haver processos seletivos feitos por meio de avaliação do currículo, entrevista e provas.

A duração média é de dois anos e o conteúdo programático da especialização inclui aulas, seminários e até mesmo aulas práticas, dependendo da área do curso.

Assim como o MBA, no fim do curso de especialização o aluno deve desenvolver uma monografia, com o auxílio de um orientador. A apresentação também deve ser feita pelos alunos que cursaram a especialização a distância. A aprovação da monografia garante ao pós-graduando o título de especialista.

E aí? Tirou suas dúvidas? Conte para nós nos comentários ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54