Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

Quando começar uma pós-graduação?

por Caroline Sassatelli em 12/04/19 260 visualizações

Você terminou sua faculdade, pegou o seu diploma e agora surge aquela dúvida: qual o próximo passo? Será que já está na hora de fazer uma pós-graduação? Ou é melhor esperar mais um pouco? O que fazer?


Bem, querido leitor, a resposta para suas dúvida é: depende. Antes de entrar de cabeça em uma especialização é importante analisar alguns detalhes sobre o momento que você está, sua vontade de aprender, de evoluir na carreira e de se dedicar a um novo curso. E tudo isso independe de uma fórmula mágica que diga “comece agora” ou “espere mais um pouco”.

Leia também:
Quer mudar de carreira? Faça uma pós-graduação
5 curiosidades sobre pós-graduação

De acordo com Marshal Raffa, especialista em gestão de carreiras e diretor executivo da consultoria Thomas Case & Associados, a pós-graduação tem que ser vista, acima de tudo, como um complemento dos estudos e das atividades do profissional. “Fazer uma pós apenas para agregar valor a um currículo é um grande equívoco porque o isso traz uma perda de conhecimento e, inclusive, do seu tempo.”

Segundo Raffa, a hora certa de se fazer uma pós-graduação é aquela em que se percebe que haverá realmente uma união daquilo que se está aprendendo com a prática do dia a dia. Esse último quesito pode ser analisado, inclusive, para ajudar a escolher qual pós-graduação fazer.

“O que mais importa, independentemente do que está no currículo, é o conhecimento que o profissional ganhou com o curso que fez e também como ele consegue aplicar aquele aprendizado na sua carreira”, explica o entrevistado. Para ele, é essencial que se analise qual é o capital intelectual que será adquirido com aquela pós-graduação. “Esse capital representa todas as informações absorvidas e o que se ganha com elas.”

Ou seja, antes de começar uma pós-graduação analise como incluirá aquele aprendizado em sua trajetória profissional. Olhe não apenas para o hoje, mas para todas as possibilidades que podem surgir em sua carreira e o caminho que você gostaria de traçar em sua área. Quando você chegar a uma resposta é sinal que está preparado para fazer uma especialização, independentemente de ter se formado agora ou há alguns anos. 

Será que é tarde?


Muitas pessoas acabam desistindo de fazer uma pós-graduação por vários motivos. Pela correria do dia a dia, por não ver necessidade, por já ter estabilidade no trabalho, pela falta de dinheiro ou mesmo por pura preguiça de estudar novamente. A verdade é que, mesmo depois de muito tempo, nunca é tarde para se fazer uma especialização.

“O problema é que muitas pessoas não se preocupam com a carreira quando já estão empregadas. Mas essa é uma ótima oportunidade para que se consiga analisar seus objetivos futuros, nosso momento e nosso desenvolvimento”, afirma Raffa.

Outra questão levantada pelo especialista é que a pós-graduação não pode ser encarada apenas como algo que capaz de trazer certo valor ao currículo. "Hoje é muito comum se ter uma especialização, então, não perca seu tempo achando que vai conseguir uma vaga apenas por ter uma pós", afirma o especialista. Para ele, é muito mais importante enxergar objetivos e estudar seus planos profissionais. Isso independe de idade ou de tempo sem estudar, afinal, nunca é tarde para dar aquela levantada na carreira. 

Quer fazer uma pós-graduação?

Se você pensa que ter uma especialização é algo muito difícil, é melhor tirar essa ideia da cabeça. Hoje é possível encontrar milhares de bolsas de estudo para pós-graduação, inclusive no site do Quero Bolsa, uma plataforma que oferece até 75% de desconto em mensalidades dos cursos em faculdade conceituadas. Chegou a hora de dar aquele upgrade na vida profissional, hein!

Leia também:
Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha?
Qual a diferença entre uma pós-graduação presencial, semipresencial e EaD
Site oferece mais de 110 mil bolsas de estudo para pós-graduação

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54