Se você chegou até aqui, uma coisa é fato: independente da sua área de estudo ou trabalho, você sabe que estudar inglês pode dar aquela turbinada na sua vida acadêmica ou profissional.
Antes de mais nada, é bom lembrar que por mais que diariamente encontremos por aí métodos infalíveis de como aprender inglês rápido, na verdade, nenhum método é tão assertivo quanto a dedicação.
Agora, se você não tiver um bom plano de estudo e não conquistar bons resultados, a dedicação pode se transformar em desânimo.
Por isso, para evitar a fadiga obstáculos no seu caminho rumo ao inglês fluente, vamos falar sobre os erros que estudantes cometem e que você deve evitar na hora de aprender o idioma.
Erro ao estudar inglês #1: Medo de falar
Sabe aquele ditado que diz que “a prática leva à perfeição”? Então, na hora de estudar inglês, isso é uma grande verdade.
Portanto, pratique sempre que puder. Se você tiver a oportunidade de conversar com nativos, faça sem medo. Eles não vão julgar o seu sotaque, sua pronúncia ou a forma como você constrói suas frases.
E, mais do que isso: se você não praticar, vai ficar com aquela impressão de que seu inglês não evolui como você gostaria.
Erro #2: Vocabulário
Infelizmente, não adianta você aprender centenas de palavras em inglês se elas não forem úteis no seu dia a dia.
Portanto, na hora de focar em palavras específicas para aprender, escolha aquelas relacionadas a assuntos que você já tem familiaridade: coisas das quais você gosta, situações de família, trabalho, etc.
Assim, na próxima vez em que você se perguntar: “Como melhorar o meu vocabulário em inglês?”, lembre-se de focar em palavras que você pode usar com frequência.
Erro #3: Acreditar que só se aprende inglês morando fora
É fato que pessoas que fazem intercâmbio para estudar inglês aprendem o idioma com maior rapidez. Agora, acreditar que essa é a única forma de aprender inglês consistentemente não é uma verdade.
Comece por coisas simples e que passam despercebidas na sua rotina, como mudar o idioma dos seus eletrônicos para o inglês.
Por mais que pareça pouco, saiba que essa é uma forma de imersão bastante efetiva e que irá acelerar o seu processo de aprendizado.
Bolsa de estudo para cursos de Inglês
Erro #4: Exagerar na carga de estudos
Forçar o aprendizado é um erro que normalmente cometemos na hora de estudar inglês.
Para fugir disso, estabeleça um método de aprendizado que se encaixe na sua rotina, e reserve um tempo para estudar diariamente, mesmo que sejam 15 ou 30 minutos.
Pode parecer pouco, mas outras atividades podem complementar seu conhecimento, como ouvir músicas em inglês ou assistir a seriados e filmes também em inglês.
Leia mais: 4 filmes e 1 seriado para melhorar seu inglês
Erro #5: Acreditar que você nunca vai aprender a pronúncia correta
Você já deve ter conhecido alguma pessoa que veio morar no Brasil e, após alguns anos, passou a falar um português totalmente fluente.
Portanto, aqui, a melhor dica passa longe de ser uma novidade: converse em inglês sempre que puder! E, claro, preste atenção na forma como um nativo pronuncia as palavras.
Veja também: Inglês Fluente: Como perder o medo de falar inglês?
Erro #6: Ser um maníaco da gramática
Tudo bem, nós sabemos que todas as línguas têm suas próprias regras gramaticais. Mas, será que você precisa ter o domínio de cada mínimo detalhe a partir do momento em que decide estudar inglês?
Em vez de partir logo para a parte difícil, que tal dominar o básico da língua inicialmente? Uma vez que você passa a entender as construções de frases em inglês, você vai ver que tudo parece funcionar com mais naturalidade.
Erro #7: Se frustrar ao ouvir nativos
Em vez de se frustrar com a perfeição da fala de um nativo, tente usar isso como uma forma de acelerar seu aprendizado.
Que tal treinar os seus ouvidos para entenderem as palavras pronunciadas da mesma forma que você entende as escritas?
Quer uma dica? Assista a um filme com áudio e legenda em inglês, por exemplo.
E agora?
Agora, é hora de botar as mãos na massa. Foque nos seus estudos, mas lembre de respeitar sua linha de aprendizado. ;)
Bolsa de estudo para cursos de Inglês