logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Quer fazer um MBA? Saiba como se preparar

por Caroline Sassatelli em 21/08/19

Realizar um MBA (Master in Business Administration ou algo como "Mestre em Administração de Negócios") é uma ótima oportunidade para quem busca construir uma carreira corporativa e alcançar um cargo de gestão ou liderança.

tablet escrito MBA
Veja algumas dicas e se prepare para o MBA

Para fazer parte desses programas, é necessário ter uma boa preparação. Isso porque, tanto os cursos no Brasil, quanto em universidades no exterior, costumam, além de analisar o currículo, fazer entrevistas com os candidatos. Essa é a oportunidade perfeita para mostrar todas as aptidões para o mercado de negócios e o interesse em construir uma carreira consolidada nessa área

Leia também:
Por que fazer um MBA?
O que você precisa saber antes de começar um MBA

O CEO do The MBA Tour, Peter von Loesecke, escreveu um artigo falando sobre as perguntas mais comuns em entrevistas para programas de MBA em universidades no exterior. Mas essas mesmas dicas também podem ser aplicadas na preparação para esses cursos em faculdades brasileiras. 

Por que fazer um MBA?

No Brasil, o MBA é categorizado como uma pós-graduação lato sensu - mesma categoria da especialização. Porém, existem diferenças no perfil do estudante de cada um desses cursos.

A especialização é voltada para quem tem vontade de complementar seu conhecimento em áreas específicas. Já o MBA é mais indicado para profissionais que procuram por um cargo de gestão ou executivo na empresa que trabalham ou querem iniciar seu próprio negócio.

Antes de dar início ao curso, é importante articular de forma clara quais são os benefícios que um MBA poderia trazer à sua vida. Para isso, pesquise sobre o programa, a faculdade e como eles podem apoiar suas metas e objetivos profissionais e pessoais. Um boa dica é conversar também com os ex-alunos para se ter uma noção exata do que esperar. 

Quais são os seus diferenciais?

De acordo com Peter von Loesecke, é importante ter em mente quais são os seus diferenciais em relação aos outros candidatos. "Isso é importante para que a universidade consiga ver o que você tem de diferente para agregar à turma, como você pode contribuir com o crescimento de seus colegas, seu nível de empregabilidade e sua performance acadêmica", ele cita. 

Faça uma análise sobre a sua carreira e quais foram seus pontos altos até agora, como você resolveu problemas, contornou desafios e aprimorou sua experiência. É importante dizer que os programas de MBA exigem um conhecimento prévio sobre a área estudada e, por isso, geralmente são frequentados por quem já está no mercado de trabalho há algum tempo. 

No que se refere ao seu currículo, quando mencioná-lo em uma entrevista para o MBA é importante ir além das coisas práticas e operacionais realizadas e demonstrar o que você aprendeu no processo, experiências que modificaram sua forma de enxergar o mundo e como você cresceu ao longo de sua carreira. Foque nos aprendizados que seu trabalho e experiência (inclusive os erros) trouxeram.

É comum também que os recrutadores perguntem quais são os seus hobbies. Apesar de parecer algo muito pessoal e que não interferiria em seu desempenho no MBA, é importante saber que o que você faz com seu tempo livre. Isso demonstra a extensão de sua curiosidade intelectual, embora as universidades não estejam atrás de hobbies específicos.

Leia também:
Como um MBA pode alavancar a sua carreira?
Teste: devo fazer uma especialização ou um MBA?

Quais são seus planos futuros?

É bastante comum que, durante uma entrevista para programas de MBA, os recrutadores se interessem em saber a respeito dos objetivos profissionais do candidato. Por isso, se você tiver um plano de carreira bem projetado e pesquisado, é possível demonstrar clareza de objetivos e transmitir seriedade – mesmo que eles venham a se transformar ao longo do tempo.

Ainda, segundo von Loesecke, também é essencial ter em mente qual a importância para a sua carreira de um certificado de MBA. "É importante demonstrar como a graduação entra em seu plano de carreira e apresentar um planejamento claro do futuro para o qual o diploma seria essencial", explica o especialista. 

Quer começar o seu MBA?

Se você já tem experiência no mercado corporativo e deseja alavancar sua carreiracrescer em sua empresa ou, até mesmo, conseguir uma nova oportunidade em outro local, está na hora de começar o seu MBA. E para isso, nada melhor do que fazer um curso de qualidade com bolsas de estudo que cabem no bolso.

A Quero Educação é uma ótima alternativa para isso! O site conta com milhares de opções de MBA e também de outras modalidades de pós-graduação. Chegou a hora de colocar os estudos em dia e dar aquele upgrade na carreira!

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54