Você já deve estar cansado de ouvir as diversas vantagens de fazer uma pós-graduação, certo? A pós-graduação é vista quase que exclusivamente como uma forma de melhorar a sua carreira. Mas hoje vamos tratar desse tema com um approach diferente que pode te interessar, principalmente se você está desanimado com a sua carreira atual.
A Pós-graduação como opção para quem quer mudar de carreira
E aí, te interessa?
Segundo uma pesquisa recente da Isma Brasil (International Stress Management Association) 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho atual. Além da insatisfação com o trabalho, existe um enorme número de estudantes que, ao se formarem, acabam percebendo que escolheram o curso errado.

Não é porque você fez uma escolha de graduação com 17 ou 18 anos que você precisa carregar isso com você pro resto da vida!
A maioria dos estudantes saem do ensino médio sem ter ideia do que querem fazer da vida (Inclusive fizemos um post sobre isso aqui). Com a pressão de conseguir um emprego logo e se tornar independente, muitas pessoas acabam escolhendo uma graduação sem muita reflexão e planejamento.
Encontrando a carreira dos sonhos
Também existem casos nos quais o estudante escolhe um curso, mas descobre outra área e se apaixona por ela. É o caso da Querobolsista Jucielma Souza, que está prestes a concluir sua licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Alagoas e já vai emendar uma Pós-graduação em Gestão Financeira e Controladoria na Estácio . No caso da Jucielma a decisão de mudar o foco da carreira veio quando, ao começar a estudar para concursos, ela conheceu a área financeira e acabou ficando encantada.
“Nesse momento, ainda estava na metade da graduação, mas comecei a perceber essa minha curiosidade e a me programar para buscar algo na área financeira ao fim da graduação. Terminada a graduação, fui procurar um curso superior em gestão financeira e acabei encontrando essa pós, o que me deixou muito (muito mesmo) contente! É o que quero! É a área que gosto, que me encanta!”
A crise da meia-idade
Um terceiro grupo de pessoas que buscam a pós como forma de mudar de carreira é composto por profissionais - principalmente baby boomers e geração X - que ouviram a vida toda que o importante é ter um emprego bom, seja qual for. Muitos desses profissionais chegam na meia idade e decidem que vão finalmente seguir o sonho profissional que sempre tiveram.
Dicas para quem quer mudar de carreira
Para essas pessoas, que buscam a pós querendo mudar de carreira, normalmente o tempo é um fator importante. Isso porque quatro ou cinco anos para concluir uma segunda graduação é um tempo que muitos não dispõem. Então, uma segunda chance na carreira não é algo que possa ser desperdiçado, pois para a grande maioria a terceira chance pode não aparecer. Para ajudar com essa situação nossa querida Mafê - psicóloga especializada em RH - deu algumas dicas simples, mas importantes, sobre fatores para levar em consideração antes de tomar a decisão de mudar de carreira:
- Estudar a situação atual do mercado de trabalho para a área almejada.
- Buscar algum tipo de experiência profissional na área para ter certeza de que aquela área realmente é a certa pra você.
- Considerar o custo necessário para essa transição. Incluindo os gastos com a pós, períodos de inatividade e diferença no salário.

Agora que você sabe tudo que tinha que saber sobre o tema, está na hora daquele merchan descarado:
Dá uma olhada no Quero Bolsa e procura uma pós!
Sem compromisso algum, só pra você ter uma noção das suas opções e ter um gostinho de como seria ir atrás da carreira dos sonhos. Te garanto que você vai se surpreender com o preço. É um investimento muito baixo se for considerar a diferença que pode fazer na sua vida.