Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Quer o sucesso de uma marca? Chame um publicitário!

“Toc, toc, toc... Quem bate? É o frio! Não adianta bater, que eu não deixo você entrar...”

Impossível não se lembrar desse comercial, não é mesmo? Este jingle das lojas Pernambucanas foi criado em 1962, mas o sucesso foi tanto que em 2008 retornou com tudo! Só um publicitário para explicar tamanho sucesso. Aliás, é ele quem pensa em algo para viralizar. O que importa é ter aquela marca no topo da mente. Ou vai me dizer que ao invés de Miojo, você diz macarrão instantâneo; ou quando precisa de esponja de aço, não pede Bombril?


É comum a marca virar sinônimo do produto, e quando chega nesse nível, é o ápice do sucesso, e, pode acreditar, há publicitários por de trás de tudo isso.

A profissão tem várias vertentes, o objetivo é fazer a ponte entre o produto ou serviço e o seu público. Sabe aqueles anúncios que aparecem nas páginas quando acessa a internet, isso significa que você foi identificado como público ideal para aquele produto. É também trabalho do publicitário!

A criatividade é necessária na área, e a graduação em Publicidade e Propaganda oferece a teoria e a prática para que o aluno adquira habilidades no processo criativo. Mas se engana quem pensa que para ser publicitário é preciso dominar os softwares gráficos, como Illustrator, Photoshop, InDesign, entre outros. É que esse profissional pode seguir outros caminhos da profissão. Numa agência, por exemplo, são várias funções, e para cada uma delas exige um profissional com habilidades diferentes. Veja só:

  • Atendimento: faz a ponte entre a agência e o cliente;
  • Tráfego: responsável por distribuir as tarefas, organizando o fluxo de trabalho na agência.
  • Pesquisa: atua em conjunto com o planejamento e é o setor que coleta informações do consumidor e do mercado.
  • Planejamento: setor que organiza as informações que vieram do cliente, por meio do atendimento, e repassa para a criação. Também é responsável pelas verbas disponíveis para as campanhas.
  • Mídia: cuida de uma parte do orçamento do cliente e define os canais para divulgação de uma campanha, de acordo com todas as informações coletadas anteriormente.
  • Criação: aqui a ideia ganha forma! Esse profissional desenvolve anúncio gráfico, identidade da marca, spot de rádio, roteiro de TV, logotipo, embalagens de produto, entre outros. Aqui é preciso manusear os softwares gráficos.

  • Redação: publicitário também pode fazer escrever! Inclusive, é extremamente importante nessa área. Normalmente, o redator atua em conjunto com a criação para a produção de textos e revisão das peças publicitárias, anúncios e campanhas. 
  • Social mídia: é aquele que fica o dia todo no Facebook, Instagram, YouTube, entre outras. E se você pensa que é moleza, está muito enganado! Além de ser criativo para os posts, ele também tem que ser criativo para as respostas das inúmeras perguntas que surgem todo momento. Afinal, não dá para vacilar, já que nas mídias sociais estão todos de olho! O social mídia também é responsável pelos anúncios nas mídias sociais e no Google. Ele é o culpado por aquela propaganda de tênis que fica te perseguindo em todos os lugares da internet.

NOVOS RUMOS

A publicidade digital vem ganhando espaço na área. Para se ter ideia, esse segmento representa um terço do total investido em publicidade no país. Em 2017 cresceu 25,4%, saltando de R$ 11,8 bilhões para R$ 14,8 bilhões. Os dados são da edição Digital AdSpend 2018, realizada pelo Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil), entidade que congrega mais de 250 empresas, entre anunciantes, agências, veículos e empresas de tecnologia.

Dentro do segmento digital, a pesquisa revela que a categoria “Search, Classificados e Comparadores de Preço” permanece líder de investimentos, com faturamento de R$ 6,5 bilhões, o equivalente a 14% de crescimento em relação ao ano anterior. E a categoria “Display e Mídias Sociais” ficou na segunda posição, com R$ 5 bilhões de investimentos, mas com aumento de 32% em comparação a 2016. Os vídeos também aparecem com destaque para a expansão: aumento de 48%, ao todo foram R$ 3,2 bilhões investidos.

Os dados apresentados mostram uma tendência na Publicidade e Propaganda que só se expande. São muitas as possibilidades e oportunidades. Esse profissional pode trabalhar nos setores públicos ou privados, como em departamentos de comunicação e marketing em empresa, agências de publicidade, produtoras de TV, rádio, fotografia, institutos de pesquisa de mercado, empresas de mídias digitais, entre outros. Certo é: o mercado necessita de publicitários!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54